Quem trabalha com a gestão de mercadorias, sabe o quão desafiador é cuidar da logística de entregas, especialmente conforme o volume de encomendas aumenta.
Nesse cenário, é fundamental prestar atenção nos mínimos detalhes, para evitar erros como o envio de produtos para o endereço errado, itens com o empacotamento inadequado e outros problemas. Portanto, é nesse contexto que surge o controle de entregas.
Esse documento já é parte indispensável na rotina empresarial, pois carrega informações valiosas sobre o registro de clientes, fornecedores, entregadores, status das encomendas e características dos produtos.
Contudo, o uso inadequado dessa ferramenta só trará prejuízos para seu empreendimento. Por isso, confira a seguir tudo sobre o assunto e aprenda a utilizá-lo com eficiência em seu negócio!
O que é controle de entregas?
De forma bem direta, o controle de entregas é um documento que visa facilitar a gestão de operações logísticas de uma empresa. É nele que constam as principais informações sobre cada entrega realizada, bem como a descrição dos produtos vendidos.
Esses dados também costumam incluir os contatos de cada cliente, a identificação dos entregadores e o andamento das encomendas. Por isso, é importante ter atenção e disciplina na hora de preencher o documento.
Software em logística é com a Fretefy, confira!
Como fazer um controle de entregas?
Mesmo que o processo de preencher o documento não seja complicado, imprevistos acontecem. Nesses casos, fica difícil acompanhar com exatidão o número de demandas do dia. Sendo assim, para evitar eventuais falhas, separamos algumas dicas para você:
- acompanhe as entregas em tempo real: controle a entrada e saída do estoque para evitar qualquer problema. Use rastreadores por GPS (tracking), por exemplo, para melhorar a gestão dos motoristas e entender eventuais imprevistos;
- use a tecnologia para controlar prazos: tire proveito de tecnologias, como softwares de gestão ou planilhas, para fazer um controle mais eficiente. Assim, evita-se os temidos atrasos, que mancham a reputação da empresa.
- realize o mapeamento de riscos: trabalhe com a prevenção de riscos em vez de resolver problemas. Faça um mapeamentos das possíveis imprevistos que podem acontecer nas entregas, como estradas interditadas ou probabilidade de acidentes;
- crie um roteiro eficiente: trace roteiros de entrega com antecedência. O nível de dificuldade da rota varia conforme a região do pedido. Planeje o roteiro a partir da entrega mais distante e finalizando com a mais próxima, por exemplo;
- aproveite indicadores de dados: utilize métricas para analisar os resultados do controle de entregas. o OTIF (On Time, In Full), por exemplo, indica se todos os pedidos foram entregues dentro do prazo correto.
Quais informações devem constar no controle de entrega?
Como você viu, fazer um controle de entregas de logística requer uma série de cuidados.
Além de prestar atenção aos detalhes, também é importante saber exatamente o que preencher no documento, de acordo com seu tipo de negócio.
Por isso, caso você esteja no ramo varejista, crie uma planilha com as seguintes informações:
- Código do pedido;
- Data de compra;
- Nome do Produto;
- Nome do cliente;
- Contato do cliente;
- Endereço de entrega
- Transportadora;
- Código de rastreio;
- Data prevista de entrega;
- Data de entrega;
- Nota fiscal;
- Status do pedido.
Caso a sua empresa trabalhe com o envio de outros documentos, com cartórios e outras atividades burocráticas, inclua os seguintes dados: