Toda transportadora precisa de gestão. Mas será que a sua está pisando na bola nesses 7 itens? Se sim, ferramentas ou software podem solucioná-los.

 

Confira abaixo os 7 sinais em que sua transportadora deve ficar de olho!

 

#1 Planilhas com erros frequentes

Você perde tempo correndo atrás de corrigir erros em planilhas, como dados que não batem ou estão em falta? O que fazer quando o número do motorista sumiu?!

Esses erros são falhas humanas. Isso significa que na hora de digitar a informação, alguém mandou mal. Dados inconsistentes fazem você perder tempo, e então você tem que correr atrás da informação e depois acertar na planilha.

Dados errados também levam a interpretações e medidas erradas. Imagine se alguém esqueceu de um zero no final do número. Agora um frete que valia 5 mil ficou só 500 reais – aposto que o motorista não vai gostar!

 

#2 Sumiço ou roubo de mercadorias

Já pensou: na hora de colocar no caminhão está faltando itens! Isso é um contratempo horrível e que pode ser solucionado com uma ferramenta ERP (Enterprise Resource Planning), que separa itens automaticamente para entrega.

Os motivos pela perda podem ser várias, desde falta de planejamento até falha humana na hora de estocar. Ambas podem ser resolvidas com ferramentas digitais que criam um índice de todos os itens em seus devidos locais de estoque.

Já roubos em estrada não são sua culpa, mas existe um software que pode prevenir que isso aconteça. Inteligência artificial consegue localizar as estradas em que ocorrem mais assaltos e assim indicar para seus motoristas rotas mais seguras.

 

#3 Atrasos na entrega

Você evita atrasar o frete com uma rota otimizada: estradas suaves, sem trânsito, buracos e com menos furtos. São as estradas que dão orgulho de dirigir!

Atrasos na estrada acontecem quando o trajeto não é o ideal. Quando tem muito caminhão, vai ter trânsito. Falta de infraestrutura? Acidentes podem acontecer!

Com um programa que inclui um roteirizador, o motorista sempre dirige pelo melhor caminho até o destino. A Inteligência Artifical pensa em todo o trajeto por você da forma mais segura e eficiente para evitar problemas.

 

#4 Pneus que não duram

Sabia que você pode aumentar em 25% a vida útil dos seus pneus? Ferramentas online permitem que você descubra quais pneus prestam e quais estão se desgastando rapidamente.

Você também descobre o momento certo para calibrar, fazer rodízio ou reformar pneus da sua frota, graças às métricas inteligentes.

 

#5 Está perdendo para os competidores

Com um programa de gestão você tem na ponta dos dedos informações para localizar falhas rapidamente. Basta olhar nos indicadores, ver o que está desandando e fazer os ajustes necessários!

Assim, você fica um passo à frente dos seus concorrentes – enquanto eles nem sabem do problema ou precisam investigar a fundo em cadernos, documentos e por telefonemas, você já está com todas as pistas no software!

Com dados de qualidade e sempre disponíveis, você fica mais estratégico. Sua empresa vai encontrar brechas rapidamente e ficar com um serviço otimizado.

 

#6 Você se estressa com notas fiscais

CT-e? NFS-e? MDF-e? Quando usar qual e como emitir? Um software acaba com seu estresse, pois indica a nota certa para cada tipo de serviço.

Além disso, o ERP faz armazenamento online de todas suas notas, evitando que as perca e entre em encrenca.

 

#7 Problemas com combustível

Tem dificuldade para saber exatamente quanto combustível o motorista usou? Isso prejudica sua empresa – vai que está gastando além do que precisa!

Com ferramentas de gestão você obtém métricas para saber exatamente quanto combustível usar por quilômetro. Assim, você enche o tanque na medida certa – sem desperdício para seu bolso e o meio ambiente.

Fora isso, você consegue prever se um caminhão vai ter problema lá na frente. Basta olhar para os gráficos – se o veículo está gastando muito combustível vale a pena conferir o motor!