Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou hoje (18 de julho) a nova tabela de frete por meio da resolução nº 5.849/2019.
O que mudou na tabela de frete?
A nova tabela segue uma nova metodologia de precificação criada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
A nova tabela de frete contém as seguintes alterações:
- 11 tipos de carga
- Consideração dos custos de transporte (depreciação do veículo, mão de obra, tributos e taxas)
- Cargas fracionadas, calculadas conforme a carga de maior valor a ser transportada
- Divisão na tabela em 2 perfis de carga: 1- carga lotação, 2- contratação apenas do veículo
- Multa no valor de R$ 4.975,00 para quem anunciar frete abaixo do piso
- Contratante de frete abaixo do piso paga multa no valor de duas vezes a diferença entre o valor pago e o piso devido, limitada ao mínimo de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais) e ao máximo de R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais).
- Os valores da tabela serão reajustados em até 30 dias quando o valor do diesel oscilar 10% (para mais ou para menos)
Quais são os 11 tipos de carga?
- Carga geral: a carga embarcada e transportada com acondicionamento, com marca de identificação e com contagem de unidades;
- Carga geral perigosa: carga geral que contenha produto classificado como perigoso para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente;
- Carga líquida a granel: a carga líquida embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades;
- Carga líquida perigosa a granel: a carga líquida a granel que seja classificada como perigosa para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente.
- Carga sólida a granel: a carga sólida embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades;
- Carga sólida perigosa a granel: a carga sólida a granel que seja classificada como perigosa para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente;
- Carga frigorificada: a carga que necessita ser refrigerada ou congelada para conservar as qualidades essenciais do produto transportado;
- Carga frigorificada perigosa: a carga frigorificada que seja classificada como perigosa para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente;
- Carga neogranel: a carga formada por conglomerados homogêneos de mercadorias, de carga geral, sem acondicionamento específico cujo volume ou quantidade possibilite o transporte em lotes, em um único embarque;
- Carga conteinerizada: a carga embarcada e transportada no interior de contêineres;
- Carga conteinerizada perigosa: a carga conteinerizada que seja classificada como perigosa para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente.
Como calcular os novos valores de frete?
Para calcular o frete, você precisa considerar:
-
- tipo de carga
- quilometragem da viagem
- custo de deslocamento (consultar a tabela)
- custo de carga e descarga (consultar a tabela)
A conta fica: (Distância em KM x Custo de deslocamento) + custo de carga e descarga.
No exemplo de uma carga frigorificada em carreta LS com trajeto de 500 quilômetros o valor do frete é:
(500 x 4,0339) + 356,74 = 2.373,69
Confira a tabela de frete nova abaixo!
Com a nova resolução foram criadas duas tabelas: 1 – Transporte Rodoviário de Carga Lotação, 2 – Contratação apenas do veículo automotor de cargas
Tabela 1 – Transporte Rodoviário de Carga Lotação
Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos da composição veicular |
||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
|||
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,7188 |
2,1436 |
2,6185 |
2,9912 |
3,4405 |
3,8479 |
4,3914 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
102,18 |
199,48 |
232,38 |
239,58 |
279,69 |
310,60 |
346,57 |
|
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,7598 |
2,1930 |
2,6643 |
3,0551 |
3,5406 |
3,9331 |
4,4617 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
105,81 |
208,02 |
234,19 |
246,83 |
297,81 |
324,24 |
355,74 |
|
Frigorificada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,0316 |
2,5038 |
3,0403 |
3,5999 |
4,0339 |
4,4901 |
5,1492 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
122,26 |
234,40 |
259,94 |
316,63 |
356,74 |
380,05 |
423,16 |
|
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,1334 |
2,6064 |
3,0033 |
3,4525 |
3,8237 |
4,3672 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
196,40 |
228,75 |
243,21 |
283,31 |
303,35 |
339,33 |
||
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,7157 |
2,1334 |
2,6064 |
3,0033 |
3,4525 |
3,8237 |
4,3672 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
101,63 |
196,40 |
228,75 |
243,21 |
283,31 |
303,35 |
339,33 |
|
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,7157 |
2,1334 |
2,6064 |
3,0033 |
3,4525 |
3,8237 |
4,3672 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
101,63 |
196,40 |
228,75 |
243,21 |
283,31 |
303,35 |
339,33 |
|
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,2309 |
2,6557 |
3,1514 |
3,5241 |
3,9734 |
4,3834 |
4,9269 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
165,26 |
304,61 |
340,59 |
347,80 |
387,90 |
419,59 |
455,57 |
|
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3021 |
2,7415 |
3,1961 |
3,6401 |
4,1400 |
4,5519 |
5,0968 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
178,08 |
330,33 |
353,99 |
382,57 |
437,90 |
470,14 |
506,54 |
|
Perigosa (carga frigorificada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,4251 |
2,8973 |
3,4426 |
4,0022 |
4,4362 |
4,8959 |
5,5549 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
166,99 |
308,96 |
338,49 |
395,19 |
435,30 |
459,62 |
502,73 |
|
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3684 |
2,8622 |
3,2591 |
3,7084 |
4,0822 |
4,6257 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
263,41 |
298,84 |
313,30 |
353,40 |
374,22 |
410,20 |
||
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,9508 |
2,3684 |
2,8622 |
3,2591 |
3,7084 |
4,0822 |
4,6257 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
141,84 |
263,41 |
298,84 |
313,30 |
353,40 |
374,22 |
410,20 |
Tabela 2 – Contratação apenas do veículo automotor de cargas
Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos da composição veicular |
||||
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
|||
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3162 |
2,6057 |
3,0549 |
3,3337 |
3,6783 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
197,75 |
201,33 |
241,44 |
255,11 |
274,13 |
|
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3162 |
2,6057 |
3,0549 |
3,3337 |
3,6783 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
197,75 |
201,33 |
241,44 |
255,11 |
274,13 |
|
Frigorificada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,7085 |
3,0198 |
3,4538 |
3,8094 |
4,2458 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
225,97 |
229,55 |
269,66 |
284,11 |
303,14 |
|
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3162 |
2,6057 |
3,0549 |
3,3337 |
3,6783 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
197,75 |
201,33 |
241,44 |
255,11 |
274,13 |
|
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3041 |
2,7446 |
3,1938 |
3,3095 |
3,6542 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
194,12 |
243,00 |
283,11 |
247,86 |
266,89 |
|
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3162 |
2,6057 |
3,0549 |
3,3337 |
3,6783 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
197,75 |
201,33 |
241,44 |
255,11 |
274,13 |
|
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6637 |
2,9532 |
3,4024 |
3,6838 |
4,0284 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
301,99 |
305,57 |
345,68 |
360,13 |
379,16 |
|
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6951 |
2,9845 |
3,4338 |
3,7152 |
4,0598 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
311,41 |
314,99 |
355,10 |
369,55 |
388,57 |
|
Perigosa (carga frigorificada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9571 |
3,2685 |
3,7025 |
4,0614 |
4,4978 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
300,55 |
304,14 |
344,25 |
359,71 |
378,74 |
|
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,5366 |
2,8261 |
3,2753 |
3,5567 |
3,9013 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
263,87 |
267,45 |
307,56 |
322,01 |
341,04 |
|
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,5366 |
2,8261 |
3,2753 |
3,5567 |
3,9013 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
263,87 |
267,45 |
307,56 |
322,01 |
341,04 |
Fontes: Blog do Caminhoneiro, Imprensa Nacional
Quer saber mais? Leia o artigo Entenda tudo sobre a Tabela de Frete da ANTT (atualizado julho 2019)