Notícias sobre logística

ANTT lança portal de dados abertos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou o Portal de Dados Abertos da ANTT este agosto de 2019.O portal vai liberar dados sobre cargas, ferrovias, fiscalização, ouvidoria, passageiros, rodovias e tecnologia da informação à população. A liberação de dados segue um cronograma, com previsão de liberação completa até abril de 2021. No momento, estão disponíveis os bancos de dados Controle de Penalidades Aplicadas e Projetos Autorizados entre 2014 e 2018. O Portal de Dados Abertos da ANTT é resultante da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal (Decreto n° 8.777) de 2016 que objetiva aumentar a transparência pública de entidades do Governo. Devido ao decreto, as entidades (como a ANTT) foram obrigadas a seguir regras para publicar deus dados de forma aberta à população.

Mas quais dados são liberados?

Embora a Política de Dados Abertos estabelece a publicação de dados de forma transparente, não são exigidos a publicação de todos os dados. Os dados que são publicados são conhecidos como "dados abertos" com as seguintes características:

  • Não são sigilosos
  • Primários, que significa que os dados são publicados em seu formato original, sem edições e com o máximo de detalhes possíveis
  • Atuais, o que significa que os dados são publicados em prazos definidos para que permaneçam relevantes
  • São processáveis por máquina (estruturado em planilha) para análise automática
  • Acesso não discriminatório, que significa que não há necessidade de se identificar para ver os dados (não precisa de login ou informar RG, CPF, etc)
  • Livre de licença: dados não estão sujeitos a direitos autorais ou a patentes. Entretanto, "restrições razoáveis" de privacidade podem ser permitidas
ESCRITO POR