Tecnologia em Logística

Como usar tecnologia para encontrar caminhoneiros autônomos na hora

Você deve escutar sempre a palavra “tecnologia”, mas o que ela significa para os seus negócios? Tudo! A tecnologia certa faz toda a diferença na hora de economizar e aumentar a produtividade.

Na hora de contratar um autônomo, a tecnologia compensa mais que a planilha e telefone. Saiba os motivos abaixo!

Contratar caminhoneiro dá trabalho, certo?

A logística talvez seja uma das áreas legislativas mais difíceis do Brasil. Você como transportador ou embarcador precisa respeitar todas as leis na hora de fechar negócio com motorista.

Na hora de contratar tem que conferir:

  • Recolhimento do INSS e SEST
  • Para fretes dentro de um mesmo município o ISS ou ISSQN
  • Analisar CNH, CRLV e comprovante de residência do motorista
  • Taxa de IRRF e emissão de nota fiscal
  • Seguro de vida

Fora isso, também tem que garantir:

  • Compatibilidade com a carga
  • Qualidade do veículo
  • Credibilidade do motorista

Muita coisa? O interessante é que a tecnologia pode tornar tudo isso mais fácil.

Tecnologia te economiza tempo e dinheiro

43% das transportadoras não usam software de logística e gerenciam sua frota e carga à moda antiga. Pense planilhas, telefonemas, e-mails e blocos de nota.

Isso tudo demora muito para ser operacionalizado. Primeiramente, você perde tempo repassando informações entre ponto A e B. Pense assim: se você conversar com o motorista pelo telefone, você precisa depois lembrar de anotar em uma planilha tudo que disse.

Outro caso: você recebe uma mensagem por SMS de uma ocorrência e precisa avisar o operador logístico por e-mail, pois o smartphone dele quebrou.

Já deu muito trabalho só de imaginar essas situações acima. Sabia que tudo pode ser mais fácil se usar a tecnologia a seu favor?

Conheça as plataformas de gestão logística 100% online, uma tecnologia que facilita sua carga chegar na hora certa

Pense só: um painel com todas as KPIs (Key Performance Indicators) que precisa e a situação de cada carga e veículo. Tudo isso em um site, que você abre na hora e descobre o que precisa.

Como está a carga do seu João? Basta clicar no perfil dele e você sabe imediatamente a localização. O processo é feito pelo GPS no celular do motorista.

A carga de soja precisa de caminhoneiro? Deixe a inteligência artificial encontrar um motorista com carroceria compatível para você em instantes.

Como faz para encontrar caminhoneiros autônomos em plataforma online?

Existem algumas opções na internet, como as listas de classificados ou grupos de redes sociais para encontrar motoristas autônomos. O problema dessas opções é a falta de credibilidade, pois não há uma averiguação de qualidade dos caminhoneiros e seus veículos.

Mas na plataforma online Fretefy você encontra parceiros bem-avaliados para cargas e ainda taxas exclusivas para pagamentos de caminhoneiros autônomos. Você encontra o motorista que precisa num custo menor e sem burocracia.

No Fretefy os caminhoneiros registrados já apresentaram seus documentos para que você não perca tempo verificando RG, CNH e afins.

Além disso, um bate-papo na plataforma facilita que envie e receba documentos necessários rapidamente.