Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

Aumente a agilidade do seu gestor operacional na transportadora

Aumente a agilidade do seu gestor operacional na transportadora

Agilidade é essencial para sua transportadora se manter competitiva. Afinal, o que importa é a velocidade da entrega. O problema é que às vezes o que falta para ser rápido é gestão.

Confira 3 dicas que todo gestor operacional deve seguir para agilizar uma transportadora!

#1 Deixar os KPIs visíveis para todos

Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores que avaliam a performance da sua transportadora sob uma série de quesitos. KPIs podem ser nível de serviço de entrega (tempo que demora para a carga ser entregue), índice de ocorrências (quantidade de imprevistos, como avarias) e percentual de cargas rastreáveis.

Se você quiser saber mais sobre KPIs, veja nosso artigo sobre táticas para um operador logístico!

Por que isso agiliza o gestor operacional?

Primeiro, pela prestação de contas. Se o gestor tiver que fornecer as KPIs para todos os funcionários toda semana, ele se força a criar um processo de monitoramento constante.

O ideal é ter um quadro negro num ambiente comum da empresa para que os dados sejam vistos por todos os funcionários. Assim, a eficiência deles melhora também pois fica óbvio o que está funcionando ou não na organização.

#2 Estabelecer um plano de comunicação com todos os departamentos

O gestor operacional deve implementar uma estratégia de comunicação para cada departamento da empresa. Todos devem ficar ciente dos planos para a organização, as metas e resultados de forma personalizada.

Pense por exemplo no caminhoneiro. Esse colaborador está o dia todo na estrada, na correria para entregar o frete no prazo. O ideal é fazer uma comunicação sucinta e direto ao ponto com ele - por que não por Whatsapp? Já para o CEO da empresa, vale a pena uma reunião em pessoa para discutirem com calma todos os detalhes.

Por que isso agiliza o gestor operacional?

Por que diminui os ruídos causados pela comunicação ineficiente. Gestores perdem muito tempo respondendo e-mails para dúvidas pequenas, que poderiam ser esclarecidas desde o início com uma estratégia de comunicação boa.

Além disso, não importa nada se o gestor se comunica igualmente com todos os departamentos. Cada um tem prioridades diferentes e vai prestar atenção no que o gestor fala de forma diferente. Por isso, comunique-se da forma que mais convém para cada tipo de colaborador.

#3 Criar um fluxograma atualizado

Um fluxograma ajuda todos entenderem exatamente o que acontece numa empresa. É a forma mais fácil de representar os processos até um frete ser entregue ao cliente.

Todo fluxograma tem um início e um fim. No meio, vai todas as etapas e decisões que sua transportadora toma até a entrega da carga. Existe uma ferramenta online gratuita para criar fluxogramas.

Por que isso agiliza o gestor operacional?

Um fluxograma ajuda a transportadora identificar gargalos ou entraves que estejam prejudicando a produtividade da transportadora. O gestor descobre exatamente o que acontece no dia a dia na empresa, como momentos de tomada de decisão (gargalos comuns).

Quando o passo a passo da transportadora fica representada de forma enxuta num papel, o que antes parecia caótico e difícil de entender, fica fácil.

Última atualização:

20

de

February

de

2024

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post