notícias

"É uma cilada, Bino!": seriado Carga Pesada completa 40 anos

O seriado "Carga Pesada" estreou há 40 anos, no dia 22 de maio de 1979. A trama inicial foi protagonizada por Antônio Fagundes (Pedro) e Stênio Garcia (Bino), que viajavam pelo Brasil transportando cargas para pagar as prestações mensais do caminhão. Encontravam na jornada estradas de terra, enchentes, assaltos e outras encrencas.

O diretor do seriado, Daniel Filho, disse que o objetivo do "Carga Pesada" era ocupar a faixa das 22h da TV Globo, que antes só tinha séries estadunidenses. "Nós causamos um certo problema nas representantes americanas ao tirar do horário nobre da emissora que tinha a hegemonia no Brasil os produtos deles", aponta Filho.

É uma cilada Bino!

Carga pesada voltou ao ar em 2003 com mais cinco temporadas. Foi nesta segunda versão que surgiu a frase "É uma cilada, Bino?" que virou meme e até hoje é usada em redes sociais. A frase é dita por Pedro no episódio "Companheiros", na qual "bandidos" fingem um acidente na estrada como armadilha para pegar os caminhoneiros. Quando Pedro percebe o que está acontecendo ele fala "É uma cilada, Bino".

Confira no vídeo a cena:

Para essa segunda versão, a Globo tinha planejado inicialmente apenas 4 episódios, mas acabou prolongando a trama com mais 62 episódios até 2007. Segundo o diretor do seriado, a ideia da "ressurreição" foi dos atores Fagundes e Garcia, que adoravam os personagens e inclusive foram roteiristas de alguns episódios.

Carga Pesada abordava com humor problemas que os caminhoneiros enfrentam no Brasil, como a falta de infraestrutura nas estradas. No episódio "Estrada.com.br" do dia 28 de maio de 2004, os personagens bloqueiam uma rodovia para protestar por melhorias na pavimentação e segurança. Outros episódios abordaram a reforma agrária e o trabalho escravo no país.

Carga Pesada vai voltar?

Circulam boatos de que a Globo vai lançar uma nova temporada, semelhante a outras homenagens que faz como "A Escolinha do Professor Raimundo - Nova Geração". O projeto até foi supervisionado por Aguinaldo Silva, que pensava em adicionar um tom de terror e suspense à narrativa, como a série estadunidense "True Detective".

De qualquer forma, a Globo não confirmou sobre o novo programa.

Fontes: Folha de São Paulo, Memória Globo