gestão de entregas

Frete retorno: saiba como essa prática pode aumentar seus lucros

O frete retorno é algo que pode aumentar o lucro das transportadoras e otimizar o uso da frota, evitando que os caminhões circulem vazios pelas estradas. Leia neste artigo quais vantagens ele pode trazer para sua empresa de transporte.

O que é o frete retorno?

O frete retorno é quando um caminhão que iria voltar para seu local de origem vazio consegue uma carga para este percurso específico e retorna carregado. Imagine a situação: seu caminhão transportou um determinado tipo de carga de Curitiba a São Paulo. Após fazer a entrega, ele consegue um novo frete, seja para o seu local de origem ou outra região de interesse. O cenário é o ideal, mas nem sempre ocorre. A maioria dos veículos retorna vazia, o que é conhecido no segmento pelo termo "batendo lata". Mas, com o auxílio de tecnologia, é possível obter cargas para este mesmo caminhão, resultando no chamado frete retorno, que monetiza o caminho de volta. A ANTT deixou claro que ao estabelecer as tabelas de preços mínimos de frete, nos casos em que não existir carga de retorno, o cálculo do custo do frete deverá ser incluído o custo da volta. Nesse caso, fica inviável para as transportadoras cobrarem o frete aos seus clientes, portanto, a necessidade de conseguir cargas para a volta dos caminhões é crucial!

Quais são as vantagens?

A operação de frete retorno pode ser um ótimo fator para o sucesso da sua transportadora. Com ele, você consegue ter o melhor aproveitamento das rotas que estão em circulação. Dentre as vantagens que o frete retorno traz, destacam-se:

Renda extra

Com o frete retorno, empresas de transporte e logística ampliam a renda mensal e geram economia, já que evitam que os caminhões circulem vazios.

Melhora a produtividade

Um caminhão vazio traz prejuízos diversos como gasto de combustível, desgaste do caminhão e inutilização da frota. Ao utilizar o frete retorno, você amplia os ganhos e sabe que vai ter o melhor aproveitamento dos caminhões, aumentando a produtividade.

Agilidade nas operações

A agilidade nas operações é um dos principais ganhos que o frete retorno traz. Você não precisa mais ficar com o caminhão parado esperando uma nova carga surgir ou voltar com ele vazio para a cidade de origem. Sua transportadora pode fechar previamente um frete retorno, garantindo agilidade e otimização da frota.

Desenvolvimento de novos clientes

Com o frete retorno é possível abrir portas para novos clientes, pois como os caminhões podem voltar carregados, a chance de outras empresas contratarem seus serviços é muito maior. Como conseguir frete de retorno para sua transportadora? O gestor de frota deve, primeiramente, realizar um bom planejamento dos veículos que estão em circulação. Uma maneira de fazer isso de modo seguro e eficaz é contar com um sistema de gestão de frotas que integra transportadoras e caminhoneiros. O Fretefy é uma plataforma inteligente que vai ajudar a aumentar os lucros da sua transportadora. Com ele, você encontra cargas disponíveis para os caminhões da frota e fecha entregas previamente, antes mesmo de finalizar a primeira remessa. A plataforma consegue analisar outras transportadoras que fazem entregas onde sua operação necessita de frete retorno, assim gera a maior probabilidade de seus caminhões voltarem carregados. O sistema é 100% online, seguro e permite que você continue conquistando mais negócios sem precisar investir em novos veículos. Para saber as demais vantagens que sua empresa pode ter, clique aqui e solicite uma demonstração da plataforma.