Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

Carga Lotação ou Carga Fechada? Quais suas Vantagens?

Carga Lotação ou Carga Fechada? Quais suas Vantagens?

Entre os muitos fatores que a empresa de transporte e logística precisa entender para melhorar o funcionamento de sua operação está a carga de lotação. Conheça mais as características deste tipo de transporte e as suas principais vantagens.

O que é carga de lotação?

Também conhecida como carga fechada, esta modalidade de transporte consiste em transportar mercadorias de apenas um cliente a um ponto específico. Os itens transportados ocupam totalmente ou boa parte do espaço disponível no caminhão. Isso significa que o veículo não realiza outras entregas ao longo do caminho. Esta modalidade de transporte exige que a empresa tenha uma boa capacidade de atender diversos clientes ao mesmo tempo. É preciso ter uma frota ampla e diversificada com vários tipos de caminhões. A transportadora deve ter também um bom controle das mercadorias, trajetos realizados e entrega.

Em quais casos a carga lotação é indicada?

A carga lotação é melhor utilizada quando a mercadoria é bastante volumosa e vai acabar atingindo a capacidade do veículo. Para um e-commerce, por exemplo, que recebe muitos pedidos pequenos em vários endereços, esta não é a opção ideal. Por outro lado, uma fábrica que precisa enviar seus itens ao centro de distribuição pode ter um bom aproveitamento da carga lotação.

Vantagens da carga lotação

A carga lotação pode garantir alguns benefícios para as empresas de transporte de cargas, entre eles:

1. Redução dos custos operacionais

Como a carga lotação é um transporte feito com uma mercadoria e um destino, fica mais fácil para o gestor de frota organizar o que vai ser gasto durante o processo.

2. Redução no prazo de entrega

Em casos de carga lotação, o caminhão não precisa parar em diversos pontos ao longo do percurso. Além de diminuir os custos de frete, essa situação faz com que os prazos de entrega também sejam menores.

3. Mais segurança para a mercadoria

Com o número de movimentações e paradas reduzidos, os riscos da mercadoria sofrer alguma avaria, extravio ou troca de pedido na hora da entrega diminui drasticamente. Além de ser uma maneira de garantir maior segurança à carga, esta modalidade de transporte impede custos extras com trocas e devoluções.

4. Maior controle na operação

Como a carga lotação é utilizada por um único cliente, o controle da mercadoria é facilitado. O gestor consegue acompanhar o status do pedido, rastreio do veículo e entrega do produto. O monitoramento de carga oferece maior segurança aos itens transportados, permitindo que atitudes sejam tomadas com maior agilidade em casos de acidentes ou roubo. Também vale ressaltar o atendimento mais personalizado e transparente que a transportadora consegue oferecer aos seus clientes. Esta atitude aliada com as outras vantagens apresentadas são importantes para aumentar o índice de satisfação do consumidor. Conhecer as principais características e vantagens da carga lotação pode oferecer novas oportunidades de negócios à sua transportadora, otimizando o tempo e uso da frota, e aumentando a lucratividade. Sua transportadora trabalha com carga fracionada e carga de lotação? Com o Fretefy, você pode ter o melhor aproveitamento da frota e diminuir a ociosidade dos seus caminhões. A plataforma permite que você encontre cargas para os caminhões que estejam parados ou prestes a finalizar uma viagem. Desta forma, seus veículos próprios não rodam vazios.Para saber outras vantagens que o Fretefy trará à sua empresa de transportes, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita do sistema.

Última atualização:

19

de

May

de

2022

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post