No fim das contas é simples: erros custam dinheiro. A falta de atenção em algum ponto da sua operação pode ser catastrófica: redução de lucros, carga danificada ou pior – perda de clientes!

Como evitar esses erros? Um bom e velho checklist ajuda você a prevenir os mais comuns. O “ok” em cada item significa um transporte suave, rápido e garantido dos produtos.

Confira abaixo os itens para reduzir erros, além de um modelo de checklist no final do artigo!

 

#1 O estoque está em dia?

 

Este é um problema que pode acabar com seus negócios. Imagine que você transporte sapatos e de repente um anúncio do seu fornecedor é um arraso – a demanda triplica da noite para o dia!

Agora é a hora de enviar todos esses sapatos para os compradores. Opa, tem um problema… acabou o estoque.

Sem estoque, você vai ter que apressar os fornecedores, e seu cliente terá que avisar do atraso e lidar com muita encrenca.

 

A solução

Contrate um software para monitorar todo o seu estoque. Com um programa inteligente, você fica sabendo quando os produtos estão acabando e já faz um pedido para os fornecedores.

Além disso, você e seu cliente podem fazer deduções lógicas: Natal e Black Friday são datas em que as vendas online estouram – vale a pena ter estoque sobrando para não faltar.

 

Grade de agendamento

 

#2 Você está cuidando bem dos pacotes?

 

Ninguém curte receber um pacote amassado na porta de casa. Você pode impedir isso e deixar tanto o seu cliente (fornecedor) quanto quem recebe o pacote feliz!

Danos como amassados, rasgos, esfarelamento e até ruptura são chamadas de avarias. Existem diversas maneiras para impedir esse problema.

 

A solução

Primeiro, veja se esse é um problema seu ou do fornecedor. Pense: se o seu cliente te traz os pacotes com uma embalagem inadequada, não há o que fazer para impedir avarias. Nesse caso, entre em contato para receber os produtos em uma embalagem resistente.

Já no caso contrário, há muitas coisas que você pode fazer para garantir que a encomenda chega ao destino final sem defeitos. Veja algumas dicas:

  • Não deixe buracos entre as caixas – isso causa movimentação. Preencha as lacunas com sacolas plásticas cheias de ar
  • Sempre pergunte ao fabricante o limite de caixas empilhadas
  • Nunca jogue ou arraste as embalagens
  • Tenha cuidado com cordas e cintas na hora de carregar os pacotes
  • Evite rotas com buracos e falta de infraestrutura

 

#3 Vai dar tempo de entregar?

 

Qual o prazo de entrega? Garante que o frete chega no dia ao destino? A resposta tem que ser 100% SIM! Claro, incidentes acontecem, como acidentes na estrada ou até desastres naturais. Mas, via de regra seus pacotes deviam nunca atrasar.

Os atrasos são fatais para as empresas de e-commerce, que vendem produtos garantindo entregas expressas em datas garantidas. Atrasos frequentes tiram a confiança dos clientes e podem acabar com negócios.

 

A solução

Utilize um software que faça roteirização de frotas. Assim, você garante as melhores estradas para rodar e evita contratempos como buracos e engarrafamentos.

 

#4 Sua equipe está qualificada?

 

Transportar bens exige conhecimento – ainda mais no mundo de hoje, em que tecnologias novas surgem a todo momento e reinventam todo o fluxo de trabalho.

Pense na seguinte situação: você adquire um software que promete agilizar suas entregas. O problema é que você não treinou os motoristas para usar o programa. Acontece daí que ninguém usa o software e sua logística não fica otimizada.

 

A solução

Dedique tempo para treinar a sua equipe. Vale mais a pena gastar tempo e evitar problemas, do que perder tempo com crises depois.

Organize programas de treinamento com seus colaboradores, além de oferecer chances para seus profissionais se qualificarem: cursos de especialização e MBA aprimoram sua equipe e tornam sua empresa mais competitiva.

E toda grande mudança na sua logística exige um treinamento. Isso inclui novos softwares, equipamentos ou até departamentos de colaboradores repaginados. O ideal é que todos saibam o que está acontecendo para evitar desentendimentos custosos.

 

Modelo de checklist

Marque cada uma dessas caixinhas com um ✅ antes de transportar bens!

☐ A quantidade de estoque está correta?
☐ Os pacotes estão encaixando perfeitamente no caminhão (sem buracos)?
☐ O prazo de entrega é viável?
☐ A rota é segura e tem infraestrutura?
☐ Sua equipe está qualificada para realizar essa entrega?