A maioria dos gestores logísticos oferta cargas por meio da “tentativa e erro”.

Tentam ofertar a carga pelo Whatsapp – não deu? Vai para o Facebook – não deu? E ficam ofertando em locais diferentes até encontrar um caminhoneiro disponível.

Confira 5 métodos que são usados pelos gestores logísticos para encontrar cargas. Algumas são fáceis para seguir, mas difíceis para dar retorno. Outras são sofisticadas e usam software para ofertar a carga para o transportador ideal.

Descubra 5 métodos para ofertar cargas – do básico ao avançado – e ainda dicas para ter mais sucesso na busca de um transportador.

Antes de elencarmos os 5 métodos, vamos esclarecer algumas coisas sobre a oferta de cargas:

 

O que é uma oferta de carga?

 

A oferta de carga é como se fosse um anúncio. Você tem uma carga e deseja encontrar quem a entregue para seu cliente.

Nessa relação você é o embarcador. Quem entrega a carga é o transportador.

Resumindo, o objetivo da oferta de carga é encontrar um transportador para realizar a entrega. O problema é que isso é uma tarefa difícil e cada carga ou rota tem seus obstáculos diferentes.

 

 

Quem são os transportadores?

 

Transportadores são veículos que deslocam cargas de ponto A até B. No modal rodoviário temos os seguintes transportadores:

  • Caminhão
  • Veículo Utilitário
  • Carro
  • Motocicleta
  • Bicicleta
  • Bonde
  • Ônibus

 

Nesse artigo vamos focar no caminhão. Se quiser se informar sobre outros tipos de transporte leia estes artigos:

 

Caminhão: frota própria ou terceirizada?

 

Já que vamos focar em caminhões, há uma distinção crucial que afeta como é realizada a oferta de cargas.

Caso a indústria tenha uma frota própria, a carga é ofertada para motoristas da própria empresa. Assim, existe um controle maior do processo já que é realizado internamente.

Há, porém, mais custos (folha de pagamento, manutenção, etc)

A frota terceirizada é geralmente uma transportadora que a indústria contrata para o transporte de cargas. É estabelecido um contrato com regras para a oferta de cargas, como quantidade de cargas, janelas de coleta e preço por quilo.

Os custos são menores, mas a flexibilidade e controle também.

Saiba mais em Frota própria ou terceirizada: vantagens e desvantagens

 

Confira a seguir os 5 métodos para oferecimento de carga

 

#1 Acesse grupos de redes sociais

 

Na era digital que vivemos, esse provavelmente é um dos métodos mais fáceis para ofertar cargas. Uma busca rápida no Facebook por “fretes caminhão” revela vários grupos – alguns nacionais, outros estaduais.

Confira o grupo para fretes de caminhão oficial do Fretefy.

Nesses grupos você pode anunciar sua carga com uma foto ou mensagem de texto e aguardar o contato de um caminhoneiro. Os grupos de Whatsapp costumam ser mais ativos então vale a pena você entrar em um do seu estado para ofertar cargas.

Como encontrar grupos de Whatsapp? Comece perguntando nos grupos de facebook.

Vale lembrar que esses grupos são “caóticos” e ao mesmo tempo que há motoristas interessados em carga, você fica suscetível a conteúdos políticos, pornográficos ou memes que não interessam a sua operação.

 

#2 Contrate um agenciador de carga

 

O agenciador de cargas é um profissional/ empresa que faz a mediação entre embarcador e transportador.

Várias empresas não conhecem muitos caminhoneiros, então recorrem aos agenciadores para buscar um motorista. O principal problema desse método é a taxa que o agenciador cobra por essa “conexão”: pode chegar até 30% do valor do frete.

Isso significa que um frete de R$ 5 mil com uma taxa de 30% do agenciador ficaria R$ 3,5 mil.

Para o embarcador isso não faz tanta diferença, mas para o caminhoneiro pode significar a diferença entre um frete no lucro ou no prejuízo.

 

#3 Utilize um site para oferta de cargas a caminhoneiros autônomos

 

Existem diversos sites para oferta de cargas. Uma delas é o Fretebras, que funciona como um “classificados” de cargas na internet.

Cada site tem suas características diferentes, mas todas partem da mesma premissa: conectar caminhoneiros autônomos com ofertantes de carga.

Saiba mais em Comparativo: websites para encontrar motoristas terceiros

 

#4 Postos de combustível

 

Diversos caminhoneiros ficam em postos de combustível por dias após entregar uma carga. Isso é bem comum, pois há postos onde os operadores logísticos comparecem ou postam anúncios (cartazes) com cargas para caminhoneiros.

Embora esse tipo de negociação seja direto ao ponto, ela é rudimentar pois não há como verificar a credibilidade de nenhuma das partes.

O caminhoneiro não consegue saber a credibilidade do embarcador, assim como o embarcador não sabe a experiência do motorista ou o estado de conservação do veículo.

Descubra mais métodos em 6 formas de contratar caminhoneiros autônomos

 

#5 Oferta de cargas automática com plataforma de gestão logística

 

Sabia que existe uma plataforma que oferece automaticamente cargas para transportadores registrados?

Basta inserir os dados da sua carga e o sistema já oferta a carga para as suas transportadoras. Quando a carga for aceita, você é notificado e já pode colocá-la na estrada.

Confira a lista de soluções:

      • Oferta automática de cargas: registre suas cargas e o Fretefy faz o tendering por você para as transportadoras
      • KPIs Logísticos: saiba em detalhes como anda sua performance logística com indicadores de cada entrega
      • Painel de monitoramento em tempo real + Kanban: Localize suas cargas na hora e faça o acompanhamento por meio de cartões kanban virtuais
      • Busca de caminhoneiros terceiros: Encontre o caminhoneiro ideal para sua carga dentro da base do Fretefy
      • E mais!