A logística lean busca enxugar o processo logístico para reduzir custos, burocracia e agilizar o prazo de entrega dos produtos ao consumidor final. O conceito tem ganhado popularidade com o aumento do e-commerce no Brasil. Estima-se que no país existam mais de 600 mil lojas virtuais em funcionamento.

 

Pilares da logística lean

 

Três objetivos norteiam o trabalho da logística lean:

 

  • Existência de estoque mínimo
  • Entrega rápida e eficiência
  • Otimização dos fluxos de entregas

 

Mas, para que ela seja colocada em prática, é preciso envolver fornecedores e transportadoras, incentivar o trabalho em equipe e comunicação entre setores, padronizar o processo logístico e reduzir ao máximo o tempo gasto na realização de tarefas.

 

Plataforma de produtividade no transporte de cargas

 

A existência de um estoque mínimo, por exemplo, exige que o fabricante seja capaz de disponibilizar produtos rapidamente assim que a loja virtual efetuar uma venda. Ao mesmo tempo, a transportadora precisa ter caminhões suficiente para deslocar o produto até o Centro de Distribuição ou do Centro de Distribuição para a residência do comprador final.

 

Ao mesmo tempo, além da agilidade no transporte, é importante que todos os setores e etapas estejam integrados. Se um produto demorar para ser entregue pelo fabricante, o cronograma da transportadora é prejudicado e a competitividade da loja e até mesmo da marca fica em risco.

 

Quais os problemas que a logística lean busca consertar?

 

O Lean Institute Brasil cita diversas situações que prejudicam o processo logístico. Um deles é o transporte desnecessário em longas distâncias, oriundo da falta de planejamento de roteiros e que tem como consequência atraso nas entregas. O excesso de materiais estocados também é bastante criticado pela logística lean, afinal, é preciso investir na construção de um armazém ou na locação do ambiente.

 

Segundo o instituto, o estoque irregular e mal planejado é um problema a ser resolvido pela logística lean: “as mudanças repentinas de pedidos tanto em volume como mix, causam muitas vezes transtornos para todos os lados, gerando diversos tipos de desperdícios e aumento nos custos”.

 

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