A logística Outbound é uma forma de gerenciar o transporte. Em inglês, a palavra “out” se refere ao que está do lado externo. Este é um conceito que busca melhorar os processos após a produção de um produto, ou seja, a coleta e a entrega até os centros de distribuições (CD) e clientes finais.

Conheça também a Logística Inbound

Ao contrário do método Outbound, a logística Inbound traz eficiência ao processo produtivo, buscando transportar as matérias-primas da melhor forma para que a fabricação ocorra sem problemas e garantindo a qualidade dos itens. Armazenagem, transporte entre fornecedor e indústria, e escolha da embalagem correta são algumas das ações que envolvem esta prática.

Quando a Logística Outband começa?

Quando a produção de um material se encerra, entra em ação a logística Outbound. Tudo o que envolve o transporte de um produto entre a fábrica, o centro de distribuição e o consumidor final é avaliado neste método.

Para a eficiência em todas as etapas, é necessário que os gestores saibam profundamente:
• Prazos de entrega
• Roteiros
• Custos envolvidos
• Se as cargas serão rastreadas
• Legislação que envolve o seu tipo de produto

Reunir estas informações permitirá entender exatamente em qual tipo de caminhão seus produtos precisam ser transportados, se mais modais serão necessários (navios, por exemplo), se é uma carga perigosa e que precisa atender a uma legislação específica, e quais as melhores rotas para que o material chegue com segurança.

Ter em mãos os dados acima também possibilita contratar uma transportadora com mais facilidade ou até mesmo caminhoneiros autônomos.

Benefícios da logística Outbound

Uma logística relacionada ao transporte de cargas feita de forma eficiente agrega diversos benefícios às indústrias. Confira os principais a seguir.

Melhora a satisfação do consumidor final

Mais do que somente planejar, colocar em prática esse planejamento é fundamental. Saber quando determinado produto estará disponível para ser transportado é importante. Permite buscar caminhões com antecedência e traçar o melhor trajeto antes mesmo do veículo sair da garagem. Como resultado, suas cargas chegam rapidamente ao destino final e o nível de satisfação dos clientes aumenta.

Redução de custos logísticos

A partir do roteiro planejado, é possível identificar quais trajetos possuem menos pedágios e menor incidência de assaltos. Isso diminui as chances de roubo de cargas e evitando prejuízos. Outras ações que envolvem o transporte de um produto, como a necessidade de um rastreador, ou a cotação com várias transportadoras para chegar ao melhor preço, também auxiliam na redução de custos.

Maior controle sobre o processo

Tanto a logística Inbound quanto a Outbound tem o mesmo objetivo: aumentar a produtividade e o lucro das empresas. No momento em que as etapas e responsabilidades ficam bem definidas e organizadas, torna-se mais fácil traçar as metas de toda a equipe.

Agende uma demonstração gratuita