Ao roteirizar a frota, as empresas de transporte de cargas conseguem obter vantagens como redução de custos logísticos, maior segurança no trajeto e otimização de processos. Para que a sua transportadora aproveite estes benefícios, listamos algumas dicas de como o roteirizador de frota pode contribuir com sua empresa.

O que é roteirizador de frota?

O roteirizador de frota é uma ferramenta tecnológica que serve para ajudar as transportadoras a planejar trajetos e na distribuição de mercadorias.

Entre as principais funções deste sistema, destacam-se:

  • Cálculo de quilometragem para entender os custos envolvidos no frete;
  • Definição de rotas inteligentes e econômicas;
  • Programação do caminhão de acordo com a mercadoria que deve ser transportada e o destino final.

Benefícios do roteirizador de frota

A roteirização dos trajetos oferece inúmeros benefícios às transportadoras, sendo os principais:

1. Aumento da produtividade

Com o planejamento de rotas, o gestor de frota tem toda a sequência de bairros, cidades e estados que os caminhões devem percorrer. Toda essa roteirização permite otimizar o processo de entrega das mercadorias, aumentando a produtividade do caminhoneiro e principalmente impactando positivamente na confiança dos clientes.

2. Maior segurança no trajeto

O Brasil sofre com dois grandes problemas nas estradas: má qualidade das vias e roubo de carga. Para ficar longe de riscos, a roteirização é uma boa solução. Ao planejar quais rotas seguir, o gestor consegue definir as estradas que sejam mais seguras.

Agende uma demonstração gratuita

3. Redução nos custos

A roteirização de frota faz com que as frotas de caminhões circulem em vias mais seguras e rápidas para as entregas. Isso permite uma economia com manutenção, combustíveis e pedágios.

Quando o caminhão percorre uma distância menor e anda em uma estrada de qualidade, os gastos com combustível, pneu, óleo, água, freios e outras peças são automaticamente menores, fazendo com que haja uma economia na manutenção. O planejamento prévio das rotas torna toda a operação mais segura, econômica e rentável.

4. Melhora na entrega

Com a otimização das entregas, a rota se torna mais estratégica e dinâmica, diminuindo os riscos de acidentes, erros e atrasos, o que garante uma melhora na entrega. E em um ambiente tão competitivo quanto o do transporte de entregas, este é um grande diferencial. Além disso, a melhora na entrega também estabiliza a relação com clientes, que conquistam uma experiência positiva.  

O roteirizador de frota é uma ferramenta essencial para transportadoras que atuam tanto com frota própria quanto com caminhoneiros autônomos. E para ter este recurso, as empresas podem contar com um sistema de gestão inteligente de cargas e frotas, como o Fretefy.

O Fretefy é uma plataforma 100% online que proporciona agilidade nas operações, oferta de cargas e acompanhamento da rota percorrida, desde o carregamento, o trajeto e a entrega ao destino final. Para saber como o sistema pode contribuir com o sucesso da sua transportadora, clique aqui, faça o cadastro e solicite uma demonstração.