Pode ser que você esteja deixando de lado alguns custos de logística ocultos básicos, mas que ninguém considera, e que são fundamentais para que o seu orçamento melhore.
Você está dando o devido valor para as suas finanças?
Muitas vezes, a sua contabilidade está em dia, seu contador é de confiança, você trabalha dentro da lei e de forma correta e, ainda assim, não vê a cor do dinheiro no final do mês. Tanto esforço e pouco - ou nenhum - ganho. Sua conta não fecha. O trabalho só aumenta, mas o lucro não. Para onde está indo todo o seu dinheiro? Por que o cálculo não bate? E, ainda mais importante do que essas perguntas: você já pensou que ao não controlar totalmente seus custos logísticos você está em desvantagem em relação aos seus concorrentes?
A resposta pode estar no controle dos custos invisíveis
#1 O custo invisível do seus processos ultrapassados
A revolução 4.0 chegou para automatizar todos aqueles processos repetitivos, complicados, burocráticos e que envolvem muitos setores, como é o caso da logística de cargas. Se os seus processos operacionais, ou seja, a forma como você trabalha com seus fornecedores, parceiros e clientes, não acompanham as mudanças do mercado, com certeza isso aparece no seu faturamento. Sem eficiência, você atende menos pelo mesmo custo, o que na prática, torna seus gastos altos em relação aos seus ganhos.
#2 O custo ignorado do trabalho manual que softwares não fazem
Os softwares de logística que ontem eram o máximo em inovação, hoje estão velhos ou incompletos para atender a todas as demandas atuais que surgem a cada dia. Assim, além do alto gasto com essa tecnologia, ainda há o custo do trabalho manual para atender essas necessidades. Ainda, há quem nem ao menos use um sistema de gestão, o que prejudica ainda mais o balanço da empresa, já que a quantidade de funcionários geralmente é alta para vencer todo o trabalho, resultando em uma folha de pagamentos longa.
#3 O custo silencioso causado pela desorganização
Pilhas de papéis, notificações de multas, documentos soltos, comprovantes em algum canto, planilhas desatualizadas, informações duplicadas, ficheiros e mais ficheiros fora da ordem, telefone tocando, 52 mensagens não lidas nos 15 grupos do WhatsApp, seu superior cobrando e uma fila para carregar e descarregar lá fora. Caos. Prazos perdidos. Dinheiro desperdiçado.
O cliente pergunta onde está o pedido e você não está preparado para responder essa informação pois sua operação não é unificada.
A má gestão de informação é um dos custos ocultos mais altos e mais difíceis de perceber que uma empresa pode ter, pois quem trabalha no dia a dia nessas condições sofre, mas geralmente aceita que ali funciona assim e pronto.
Quem está acima avalia o funcionário por suas atividades que parecem estar sempre bagunçadas, julgando-o relaxado, improdutivo e, muitas vezes, incompetente.
#4 A gestão de tempo da sua equipe logística é ineficiente
Diretamente ligada à desorganização, a gestão de tempo é outro come-come de dinheiro bem importante e complicado de enxergar.
Entre os fatores que mais roubam tempo na logística, consideramos que o não cumprir a agenda é o pior deles. Os imprevistos diários que ocorrem na vida de um profissional de logística são motivos disso.
Por exemplo, a desorganização da carga/descarga nas docas atrapalha toda a equipe atrasando outras tarefas de rotina. Há empresas que contratam um analista de logística só para cuidar dessa tarefa.
O agendamento de carga e descarga nas docas não é garantia, mas organiza os carregamentos e descarregamento, evitando multas, filas, insatisfação de clientes, reclamações e atrasos. Se na teoria é lindo, na prática vemos que a coisa é bem diferente.