As filas de caminhões nas empresas são um desperdício para o transportador e para o cliente, pois, como sabemos, caminhão foi feito para rodar, e não para ficar parado. Agora, por que ela ocorre na maioria das empresas?
Existem várias causas que geram esse desperdício; entre elas podemos citar: capacidade de recebimento abaixo da demanda, demora na armazenagem de produtos, o que ocasiona ocupação de área na doca de recebimento, ausência de planejamento dos recebimentos, erros na emissão de nota fiscal pelo fornecedor, entre outros.
Um dos conceitos da logística lean é o fluxo contínuo, que significa deixar o trabalho fluir sem interrupções, ou seja, fazer um e mover um. No caso da logística de recebimento, esse conceito é muito importante para dar agilidade no recebimento.
Normalmente, quando as empresas recebem uma carga, elas seguem o processo tradicional de recebimento: primeiro, verifica-se o documento NF para liberar a descarga do caminhão.
Em seguida, o operador descarrega toda a carga para somente depois chamar o conferente e, então, solicitar para que o empilhaderista guarde o material (isso acaba gerando espera).
Para piorar, normalmente o empilhadeirista está ocupado bem na hora, o que gera mais espera ainda.
Como consequência, a ocupação da doca de recebimento impossibilita a descarga do próximo caminhão.