Você já parou para pensar como é importante um monitoramento de carga em tempo real? O quanto isso ajudaria sua empresa a acelerar procedimentos e tomar decisões de forma ágil? A logística demanda um gerenciamento minucioso em todas as partes envolvidas, especialmente no monitoramento de cargas. Neste texto iremos analisar como esse processo acontece, quais são as partes mais importantes e que precisam de maior atenção para garantir que a carga seja entregue com sucesso ao destino.
O monitoramento preciso das cargas implica em vários fatores, como a satisfação dos clientes resultando no nível de serviço logístico, gerenciamento do custo logístico e também na gestão de entrega. Tudo está interligado e uma coisa afeta a outra, é por isso que o monitoramento de carga permite avaliar riscos e variantes que podem ser analisados antecipadamente.
Monitoramento de carga assertivo: você sabe o que é?
Monitorar cargas é o processo de acompanhamento de uma carga desde de seu embarque até seu destino final, ou seja, obter também uma previsibilidade do prazo que ela vai levar para chegar até o cliente.
Porém monitoramento de carga não é apenas acompanhar e sim estar preparado para todos os imprevistos que podem acontecer no decorrer do caminho, isso é monitoramento de carga assertivo, se antecipar possíveis falhas de roteiros, segurança, contratempos no percurso e vários outros fatores.
Imagine ter todas essas informações acessíveis e em tempo real, não só para a organização dentro no setor logístico mas também informações para repassar ao seu cliente, e é disso que falaremos a seguir.
Informações de acompanhamento ao seu cliente
Uma das principais vantagens do monitoramento de carga são as informações em tempo real, essas informações são extremamente importantes e têm influência no nível de serviço logístico criando um relacionamento com o cliente e estreitando a confiança no seu negócio.
Até em situações de possíveis atrasos ou ocorrências de transporte obter as informações no momento em que elas acontecem agiliza o seu processo de repasse dessas informações para seu cliente sobre o ocorrido e o que muitas vezes poderia gerar uma situação ruim ou tensa, acaba por construir uma relação de confiança e credibilidade na certeza de que o problema será solucionado com rapidez.