No mundo dinâmico da logística, a eficiência é uma grande aliada para o sucesso. Dessa forma, o roteirizador de carga surge como uma importante solução capaz de otimizar o transporte de mercadorias, tornando-o mais ágil.
Um estudo feito pela empresa americana Voxware mostra que 69% dos consumidores são menos propensos a fazer uma nova compra com uma empresa que atrasou a entrega de um item.
Em poucas palavras, o roteirizador de carga é o processo de traçar rotas mais inteligentes e eficientes para frotas, levando em consideração vários fatores como distância, trânsito, horários de entrega, entre outros.
Ele possui uma economia significativa, tanto de tempo como de recursos. Isso possui um efeito dominó que resulta em entregas mais rápidas, clientes mais satisfeitos, aumento da taxa de retenção e de receita. Assim, isso resulta em uma cadeia de suprimentos mais ágil, responsiva e econômica, capaz de se adaptar rapidamente às demandas do mercado.
Veja agora o que é um roteirizador de carga, como funciona, seus benefícios e como implementá-lo na sua empresa.
O que é e como funciona um roteirizador de carga?
Em poucas palavras, um roteirizador de carga é uma ferramenta tecnológica projetada para calcular e planejar as rotas mais eficientes para veículos de transporte. Ele é essencial para empresas que usam veículos para mais de uma parada, selecionando a sequência ideal de destinos para agilizar entregas.
Esse processo pode ser feito de forma manual ou automatizada, por algoritmos avançados. Em ambos os casos, é preciso levar em consideração diversos fatores:
- Distância;
- Tempo de viagem;
- Capacidade dos veículos;
- Volume de carga;
- Restrições de entrega nos pontos de destino;
- Restrições de tráfego;
- Condições das vias.
Ao cruzar todas essas informações, é possível ter uma distribuição mais inteligente de cargas, redução de custos e uma melhora na eficiência operacional. Contudo, vale o alerta: quando a roteirização é feita de forma manual, além de demorar algumas horas, ela está mais sujeita a erros humanos e desatualização.
O roteirizador de carga automatizado oferece dados atualizados, oferecendo rotas inteligentes em poucos minutos, sendo assim uma vantagem competitiva para as empresas. Soluções mais robustas e modernas, como o roteirizador da Pathfind, também são alimentadas por algoritmos de machine learning e possuem mais de 7 milhões de pontos geocodificados, o que significa na prática mapas mais atualizados que os gratuitos disponíveis online.

Diferenças entre Roteador de Carga Logístico e Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS)
Apesar de ambas as soluções serem essenciais para uma boa gestão da cadeia de suprimentos e para melhorar a eficiência de operações logísticas, essas ferramentas são bem diferentes entre si.
O roteirizador de carga possui como principal função traçar rotas de transporte, considerando os trajetos mais eficientes para os veículos de carga. Já o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) é um software desenvolvido para acompanhar todas as atividades relacionadas ao transporte: agendamento de entregas, gestão de frotas, gestão de estoque, gestão de pedidos.
Apesar de diferentes, podem ser complementares. Ou seja, é possível integrar soluções de roteirização de carga com os sistemas de TMS que a sua empresa já usa. Afinal, soluções dedicadas de roteirização possuem dados e algoritmos mais atualizados para traçar rotas.