O extenso território Brasileiro é um dos desafios mais difíceis da gestão de entrega, pois existem muitos fatores que podem influenciar a qualidade desse serviço, estradas precárias e sem manutenção, o alto custo dos combustíveis, escassez de peças para manutenções de veículos, as altas taxas cobradas para a circulação de cargas, e inúmeros outros fatores.
A gestão de entrega muitas vezes se torna extremamente difícil para as empresas podendo ser considerado um fator importante que está diretamente relacionado com ao nível de satisfação do cliente e a entrega de um serviço com qualidade, o que faz toda a diferença para a confiabilidade do cliente até o final de sua experiência de compra.
Sendo assim, iremos abordar nesse texto como essa gestão de entrega pode ser realizada usando a tecnologia a seu favor para agilizar os processos, utilizando indicadores em tempo real.
O que é a Gestão de Entrega?
A gestão de entrega de uma maneira geral pode ser caracterizada como gestão de processos que envolvem a transferência de determinada carga de um ponto a outro, sendo basicamente o acompanhamento da carga desde o momento da saída do material até a hora que ele é entregue ao cliente, assim como o planejamento de todo esse trajeto levando em conta todos os fatores adversos e o comprometimento com a data estipulada para o cliente.
Para isso, estão envolvidos diversos processos de gestão que precisam estar alinhados para que sejam eficazes e uma série de fatores precisam ser verificados antecipadamente para o sucesso da gestão de entrega.
Por que um Software pode otimizar a gestão de entrega?
“Onde está a carga?”
Essa com certeza é uma das perguntas mais frequentes feitas ao setor logístico todos os dias e para ajudar a responder essa e muitas outras perguntas, milhares de empresas já estão utilizando software logístico, uma tecnologia que está diretamente ligada ao seu nível de serviço pois é justamente o que vai ajudar sua empresa a alcançar uma excelente gestão de entrega.
Um software logístico de qualidade é fundamental para acompanhar/monitorar todos os indicadores ligados aos processos e as operações da empresa. Segue as vantagens que ele pode proporcionar para sua gestão de entrega:
- Informações em tempo real, possibilitando a resolução rápida de problemas e possíveis falhas
- Automatização dos seus processos manuais
- Otimização de tempo
- Acompanhamento da rota com comunicação direta com o motorista
- Maior controle de prazos de entregas
- Economia de custos
- Aumento da qualidade do serviço oferecido ao cliente
Essas são somente algumas das vantagens que são muito importantes para uma gestão de entrega eficiente, com todos os processos alinhados e sendo monitorados em tempo real fica fácil ter controle de todas as etapas.
Os fatores mais importantes para sua gestão de entrega
Monitoramento em tempo real
Um dos fatores mais importantes, se não o mais importante de uma gestão de entrega eficaz é o monitoramento em tempo real que possibilita a previsibilidade dos processos e operações, até mesmo possíveis falhas o que gera também redução de custos.
Saber exatamente onde a carga está proporciona maior confiabilidade com a data de entrega acordada com o cliente, além de maior segurança no acompanhamento de toda a rota que a carga seguirá, evitando possíveis transtornos.
Eficácia das entregas
De nada adianta você entregar a carga a seu cliente se você não faz isso com qualidade, assertividade e dentro do prazo. Para isso, é imprescindível obter uma tecnologia que possibilite você a trabalhar de forma totalmente eficaz, otimizando o tempo e prezando pela entrega no prazo.
É também indispensável um planejamento de processos tanto interno (controle de estoque, documentos e outros) quanto externo. A gestão de entrega só pode ocorrer com eficácia quando todos esses processos estão alinhados da melhor forma.