Há uma frase bem conhecida que na essência diz que é melhor aprender com o erro dos outros do que com os próprios erros. Mas isso só é possível na área logística se observarmos como outras empresas tem trabalhado e colocar em prática o que tem dado certo, bem como evitar o quem tem dado errado. Porém, a complexidade está em medir o contexto em que cada situação ocorre e extrair o ponto chave que se aplica em cada contexto.
E como observar o que outras empresas tem feito? Contratar espiões? hehe Não! Uma forma lúdica e gratuita é acompanhar eventos, principalmente online, que tem acontecido com mais frequência nos últimos anos. A LogConference é uma fonte confiável nesse sentido #FicaDica ;)
Abaixo, vou listar alguns pontos que observei e deixo aqui de forma resumida para reflexão:
1 - Não faça cotação de fretes
Muitas Indústrias que tem frota própria ou parceiros de confiança, “preferem” pagar mais do que criar um processo para coe concorrência de fretes achando que o investimento não se justifica. Mas com sistemas modernos e integrados e de fácil implantação existentes, quem não considera esse processo está literalmente ficando para trás.
#Dica: Programação e Oferta de Fretes Fretefy
2 - Tenha um funcionário herói, que saiba e cuide de todo o processo
Ué, mas isso não é uma coisa boa? Depende, é muito bom se há vários funcionários com o mesmo nível de conhecimento, porque se na sua operação tem um cara que sabe tudo, resolve tudo, mas o conhecimento está só com ele, sua empresa é refém desta pessoa. Deste modo além criar um funil no processo, também não é saudável para ele nem para empresa a longo prazo.
3 - Automatize tudo, pessoas só atrapalham
Na contramão do item anterior, há empresas que negligenciam as pessoas em razão das máquinas. No entanto as máquinas também falham e se não forem suportadas por pessoas e processos bem definidos, tendem a fracassar igualmente. Portanto, assim como investir em tecnologia é importante, este é apenas um terço dos pilares que sustentam operação, composta por pessoas, processos e tecnologia.
#Dica: Automatização de processos
4 - Fila de carregamento é uma despesa do transportador, então gestão de pátio não é prioridade
Não é verdade. A indústria tem parte da culpa pelo baixo nível de serviço nos transporte , e quando o caminhão tem que ficar esperando em filas na estrada, o custo posterior com transporte recorrente aumenta, visto que são mais diárias com motoristas, menos caminhão rodando nas estradas, e consequentemente o próximo contrato vai cobrar isso. Há também, a parte de responsabilidade do transportador, quando o caminhoneiro atrasa por exemplo, aí tem o custo com hora de empilhadeira, hora extras de funcionários na expedição, no administrativo, conflito de uso de docas, stress, etc.
#Dica: Dock Scheduling Fretefy
5 - Não faça auditoria de fretes. Tenha parceiros confiáveis.
Você terceiriza auditoria? Faz de forma periódica por amostragem? Ou nem faz? Já pensou ter um “cano furado” no seu caixa, ou um cálculo errado de imposto ou ainda alguns fretes com umas taxas que estejam embutidas em alguma despesa super faturada? Não vale a pena correr esse risco. Hoje é fácil auditar tudo, sim, tudo automaticamente e agir apenas sobre divergências, tendo assertividade em um processo robusto, confiável e consistente, sem colocar a prova a confiança dos colaboradores e envolvidos desnecessariamente.
#Dica: Auditoria de Fretes Fretefy