Uma auditoria de frete eficiente na gestão da sua empresa ajuda a otimizar os custos das operações logísticas. Com isso, é possível melhorar os resultados financeiros da empresa como um todo.
A conciliação e a auditoria de fretes são pontos-chave da gestão e são o assunto principal deste artigo hoje. Vamos lá?
Conciliação de pagamentos e gestão de fretes eficiente
Uma gestão de fretes eficiente deve levar em consideração toda a sua operação. Para isso, levantamos alguns pontos principais para você avaliar, atualmente, como ou se estão sendo realizados. Confira as principais atividades:
- separar os custos associados ao frete de entrada e o frete de saída
- definir os principais processos do frete de entrada
- definir os principais processos do frete de saída
- analisar as tabelas de fretes atuais
- buscar a simplificação das tabelas de fretes
- monitorar as transações com as transportadoras
- realizar um ranqueamento das melhores transportadoras para cada processo
- avaliar desempenho, informações, custos e estruturas da sua operação
- analisar o impacto do frete sobre o faturamento
- realizar a auditoria de frete para controlar seus gastos e orçamento
Com essas questões realizadas, você tem um panorama geral de como gerir melhor a sua operação e atuar em pontos que merecem maior atenção.
A conciliação e auditoria de fretes são ferramentas importantes para melhorar sua gestão, mas não podem ser as únicas. Estar com a operação em dia irá potencializar ainda mais os benefícios da auditoria.
Os tipos de fretes na conciliação de pagamentos
Existem dois tipos de carga: a que entra e a que sai. A primeira é o caso de fluxo de produtos e matérias-primas de uma empresa fornecedora que envia para outra. São operações que incluem recebimento, provisão, retorno e fluxo de informação relacionado a este processo.
Já as cargas que saem, é o caso da distribuição de produtos de uma empresa para seus clientes. São processos de contratação de transportadores, formação de carga, roteirização, monitoramento da entrega e conciliação de pagamentos.
Certo, mas o que essas duas situações têm em comum? Ambas atuam com a mesma tabela de fretes para realizar as transações dos transportadores. E, quando se trata de dinheiro, é sempre importante incluir a atividade de auditoria de todos os pagamentos no final do processo para evitar perdas.
O que é auditoria de frete?
A auditoria de frete inclui a atividade de verificação da fatura enviada pelos transportadores. O objetivo é identificar diferenças, como erros e duplicações ou cobranças de serviços não realizados.
Portanto, pode-se dizer que esta é uma forma de verificar o valor cobrado em relação ao valor negociado com o transportador. Os custos de auditoria e frete estão relacionados às contas da empresa e se estão aumentando ou diminuindo. No entanto, essa é uma análise técnica, pois a variação do custo do frete pode ter vários motivos, não apenas o aumento das tarifas.
Como qualquer auditoria, a finalidade é identificar inconsistências e deficiências nas operações, corrigi-las e otimizar os custos, aumentando seus ganhos financeiros.
Quais são as limitações que podem ser identificadas com a auditoria de frete?
Uma auditoria pode identificar inúmeros problemas nas operações, por isso é indispensável para seu negócio. Veja quais limitações a solução pode contornar em sua empresa!
Cobranças indevidas
Cobranças indevidas costumam ocorrer quando erros acontecem na gestão administrativa. Normalmente, todos os serviços contratados ficam descritos no CT-e gerado, facilitando a verificação.
Contudo, existem ocasiões em que equívocos não são percebidos. No caso de qualquer dúvida sobre a fatura surgir, a recomendação é retornar a cobrança para a transportadora e solicitar um comprovante de entrega do serviço adquirido.
Assim, qualquer cobrança indevida será removida.
Erros ou equívocos nos cálculos
Essa é a discrepância mais comum em auditorias de frete e pode ser identificada entre o preço cotado e o preço efetivamente cobrado. Outros casos estão diretamente relacionados à inclusão de tarifas irrealistas.
Erros de cálculo podem ser observados, por exemplo, em situações como a contratação de serviços de escolta ou equipamentos para movimentação de cargas especiais.
Como erros nos cálculos podem prejudicar uma das partes, os erros devem ser identificados o quanto antes e comunicados ao prestador de serviço responsável pela correção.
Além disso, é importante observar que esse tipo de erro pode levar à desconfiança do cliente.
Muitas pessoas podem pensar que o comportamento da transportadora é malicioso e o objetivo é obter mais lucros, o que prejudica o relacionamento entre as empresas cooperativas.
Cobrança duplicada
Isso acontece quando a transportadora cobra duas vezes o remetente pelo mesmo serviço. Na maioria das vezes, isso acontece por falta de controle efetivo sobre os serviços realizados e as faturas enviadas.
Muitas vezes, no caso de um erro descoberto durante a emissão de um conhecimento de embarque eletrônico, um novo documento fiscal é gerado e são feitas as correções necessárias.
Isso porque tais situações podem ser prejudiciais para a empresa, pois aumentam a probabilidade de ela pagar mais do que deve. Portanto, os documentos errados devem ser baixados para evitar pagamentos em duplicidade.
Qual a importância da auditoria de frete?
A principal função da auditoria de frete é evitar que os embarcadores paguem fretes altos ou acordados em excesso, e paguem apenas o que é realmente realizado.
Considerando a importância desse procedimento, principalmente para empresas com alta demanda de procedimentos logísticos, auditorias diárias devem ser realizadas para reduzir erros e, assim, evitar perdas.
Vale destacar que durante esse processo, a equipe de logística conseguiu identificar diversos problemas e propor soluções, o que deve ser feito regularmente.
Dada a sua importância, o ideal é realizar uma auditoria imediatamente após o recebimento do CT-e. O objetivo aqui é verificar se o valor cobrado é realmente o valor negociado.
Essa pergunta é muito importante porque é comum no caso de operações de alto volume e várias transportadoras terceirizadas, e principalmente quando não existe uma boa solução de auditoria de fretes, algumas divergências podem surgir.
Após a descoberta, a transportadora deve ser contatada imediatamente para fazer as devidas correções. Além dos pontos destacados, é importante observar que os prazos para cancelamento do conhecimento de embarque eletrônico variam de estado para estado.
Isso aumenta ainda mais a importância das auditorias de frete. No que diz respeito ao faturamento, o processo pode ser mais complexo e burocrático, pois envolve outros departamentos como controle, financeiro e tributário.
Desafios na conciliação e auditoria de fretes
Uma empresa que atua no processo logístico de transporte e que conta com transportadoras para entregar ou distribuir suas mercadorias enfrenta grandes desafios financeiros.
No caso de uma indústria atuando com várias transportadoras, é necessário lidar com diferentes contratos de frete, e cada contrato de frete tem seu próprio período de pagamento. Isso gera bastante trabalho e atenção.
É necessário verificar cuidadosamente o documento de cobrança e os CTes, que podem estar acompanhados de erros de preço.
Nesse cenário, vemos que os principais desafios na conciliação e auditoria de fretes são:
Altos custos
A auditoria está sujeita a erros humanos e alguns documentos com preços divergentes dos negociados podem ser ignorados. Assim, a empresa acaba arcando com despesas que poderiam ter sido evitadas se tivessem sido conferidas de forma adequada.
Briga entre setores
Há problemas entre os setores, que têm visões sobre partes diferentes do processo. Isso acaba causando briga entre as áreas de comercial e logística ou logística e financeiro. O comercial coloca prazos curtos para entregar a mercadoria ou o setor financeiro faz a auditoria e precisa corrigir o valor com a logística.
Leia mais sobre isso aqui: Comercial e Logística: setores em guerra ou unidos pelo cliente?
Trabalho manual
Com o excesso de trabalho manual, as tarefas se acumulam, gerando ineficiência, tanto nos setores de logística, quanto no setor financeiro. Ambos os setores acabam atuando muito em trabalhos operacionais, sujeitos a erros humanos e deixam de lado atividades mais estratégicas, que poderiam gerar maior impacto na empresa.
Clientes insatisfeitos
Quanto mais problemas, mais erros, mais trabalho para refazer e mais prazos estourados. Com tudo isso acontecendo, seus clientes estão esperando retorno e, muitas vezes, ficam insatisfeitos com o atendimento ou o serviço. E, na pior das hipóteses, até cancelam o contrato.