Quando se fala em gerenciar processo logístico, muitas pessoas se sentem apreensivas. Isso porque, gerenciar esse processo requer coordenar uma equipe, manter a mercadoria organizada e garantir que ela esteja sempre pronta para o despacho.
Trata-se de um cenário repleto de desafios — períodos de alta e baixa produtividade —, que exige a adoção de estratégias inteligentes. Além disso, inúmeros fatores podem influenciar as etapas desses processos. Gargalos logísticos também são uma consequência.
Mas, afinal, como os processos logísticos podem influenciar tanto na gestão nas empresas? A seguir você poderá observar o quanto eles precisam ser alinhados e assertivos para determinar o caminho de uma excelente operação logística. Confira!
Entenda o que são processos logísticos
O mapeamento e análise do fluxo de operações logísticas que ocorrem dentro de uma empresa, desde o planejamento até a entrega final para o cliente é o que chamamos de processos logísticos.
Todas as ações realizadas em conjunto que refletem no planejamento de transporte de determinado produto também são consideradas como processos logísticos, pois têm como objetivo garantir que o produto chegue em perfeito estado ou seja sem danos.
Os processos logísticos são extremamente importantes, mas algo essencial para o bom andamento dos processos logísticos é o tempo, realizar todos os processos no tempo ideal é o que todas as empresas buscam para obter o melhor nível de serviço possível.
Os principais pilares que envolvem esses processos são: produtividade, tempo, custo e qualidade no serviço.
Processos logísticos: exemplos
Contar com uma estratégia logística é a melhor forma de enfrentar os principais desafios do setor. No centro de distribuição, por exemplo, é fundamental estruturar as operações nos seguintes processos:
recebimento de mercadorias: usar um software para controlar a chegada de novas cargas, como a qualidade do material, organização de notas fiscais etc;
movimentação de cargas: utilizar equipamentos projetados para manusear as mercadorias com cuidado — empilhadeiras —, a fim de evitar a perda de materiais;
armazenagem dos produtos: separar e organizar a mercadoria por categorias ou ordem alfabética para localizá-las mais facilmente;
picking: estruturar o processo de separação e preparação dos pedidos para a entrega. Uma dica é adotar sistemas que agilizem a tarefa — comando por voz;
expedição: conferir os veículos responsáveis por enviar os produtos ao destinatário, validar os pedidos de expedição e outras tarefas que garantirão o envio do item ao cliente com segurança.
O que é um processo logístico?
Esse termo envolve todas as atividades executadas em uma organização, cujo objetivo é aplicar a melhor estratégia para enviar os produtos e serviços oferecidos, de acordo com as demandas do mercado.
Nesse sentido, tarefas como as negociações com fornecedores, planejamento de produção, gestão de mercadorias, produção, armazenamento e transporte fazem parte desse processo.
Como funciona o processo logístico de uma empresa?
De modo a auxiliar o gestor de uma empresa a planejar e controlar melhor a logística de suas mercadorias, surgiram os processos logísticos.
Considerando que a logística consiste na organização e no planejamento dos processos, dos diversos setores de uma empresa, os processos logísticos surgiram com a missão de facilitar as relações entre a produção e o movimento dos produtos. Tudo isso sem se descuidar do tempo, do custo e da qualidade.
Os processos logísticos englobam, portanto, assuntos relacionados desde as primeiras etapas da logística, como a negociação com os fornecedores e o planejamento da produção, até as etapas finais, como a armazenagem e a entrega das mercadorias ao cliente.
Por fim, quando a empresa adota os processos logísticos, ela consegue acompanhar, centralizar, controlar e aprimorar todas as etapas da produção.
O início do processo logístico acontece quando a instituição elabora um planejamento criterioso pensando sobre o que será produzido por ela.
Esse planejamento é indispensável, pois, somente com ele, o gestor irá conseguir embasar todas as decisões que serão tomadas, desde os processos relacionados as cotações de matérias-primas com os fornecedores, à venda e entrega das mercadorias.
Nesse sentido, os processos logísticos de uma empresa permitem que a gestão seja mais eficiente, assertiva, ágil e segura, uma vez que seu foco é atingir os melhores resultados.
Dentro de um empreendimento, o processo logístico engloba o planejamento, a execução e o controle da movimentação dos produtos — dentro e fora da empresa.
Esses cuidados garantem que a mercadoria chegue ao destinatário com segurança e dentro do prazo estipulado. Na prática, essa gestão inclui as seguintes etapas:
controle de estoque;
embalagem da mercadoria;
escolha da transportadora;
logística reversa.
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As principais vantagens dos processos logísticos
Entre as inúmeras vantagens que os processos logísticos podem trazer, algumas são muito importantes para fazer um mapeamento e análise detalhada dos fluxos logísticos, vejamos alguns:
Maior controle de processos logísticos;
Ações rápidas;
Organização dos processos;
Identificação de gargalos;
Rápida resolução de problemas;
Visão das oportunidades de crescimento;
Visão das oportunidades de melhorias e aprimoramentos;
Cada uma dessas vantagens impulsiona sua gestão e atinge um nível de satisfação bem elevado, o que é um diferencial competitivo bem atraente.
É importante também entender cada etapa do processo e definir prioridades para serem alcançadas, falaremos mais sobre isso a seguir.
Como montar um processo logístico
O planejamento é a chave de qualquer processo logístico de uma empresa. Planejar cada etapa é um exercício muito valioso e deve ser levado em consideração na hora de organizar o fluxo logístico, independentemente do tamanho da empresa.
É claro que, vale lembrar que existem exceções, porém não é difícil adaptar seu planejamento de acordo com a sua demanda.
As metas são outro ponto que devemos lembrar, é aquela velha história “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”.
Defina suas metas para saber exatamente onde quer chegar, assim você pode planejar os objetivos dos seus processos logísticos baseado nas suas metas pré-estabelecidas.
Quais são as etapas do processo logístico?
Você já entendeu que a logística é responsável por garantir que o produto correto chegue até o cliente no prazo e local pré-estabelecido.
Para evitar erros nesse processo, é fundamental otimizar as operações. Porém, como conseguir isso? Seguindo à risca as etapas do processo logístico:
gestão de transporte;
conferência de cargas;
controle de fretes;
análise de KPIs (indicadores de desempenho);
roteirização de entregas.
Fases do processo logístico
Uma vez que os processos logísticos servem para ajudar em todos os processos da produção, isto é, no planejamento da produção, na negociação com os fornecedores, na gestão dos materiais, nos locais mais apropriados para armazenagem, no transporte, nos processamentos dos pedidos e no atendimento ao cliente, sem perder tempo, com custo reduzido e bastante qualidade, é importante compreender todas as fases do processo.
Somente com o entendimento de todas as fases do processo logístico é possível driblar problemas como maiores custos logísticos, cargas excessivas e até mesmo a insatisfação de clientes.
ETAPA 1- Gestão de materiais e recursos
Após elaborar um plano de ação estratégico e de negociar os insumos com a melhor relação custo-benefício junto aos fornecedores, chegou a hora de realizar o gerenciamento dos materiais e dos recursos envolvidos na produção.
A gestão de materiais consiste no planejamento estratégico e assertivo de todos os materiais utilizados pela empresa no decorrer de um período. Essa gestão controla e a compra e a utilização dos insumos, garantindo que o estoque não disponha de excesso e tampouco de faltas, sem perder a qualidade no serviço.
Essa primeira etapa é importante porque nela é realizado um inventário detalhado contendo as necessidades de cada setor da empresa. Além de identificar as mercadorias, saber onde e como estão organizadas e como serão distribuídas de modo a otimizar a produção.
Com este primeiro relatório em mãos, o gestor será capaz de entender as demandas individuais de cada setor e, consequentemente, definir metas mais efetivas para aprimorar os resultados da instituição.
Em outras palavras, ao fazer a gestão de materiais e recursos, a empresa diminui as perdas e avarias, otimiza os estoques, reduz os custos, aumenta a produtividade, melhora a organização geral da empresa e ainda expande a margem de lucro.
ETAPA 2- Armazenagem
Atividades relativas a guardar, proteger e conservar as mercadorias durante um determinado período de tempo em um armazém, é conhecida como logística de armazenagem.
Nessa fase do processo logístico o almoxarifado se torna fundamental, pois com ele, a empresa consegue regular o fluxo de oferta e demanda de seus produtos.
A principal vantagem dessa logística de armazenagem é diminuir os custos operacionais sem perder qualidade no serviço. Em outras palavras, com esse processo logístico é possível aproveitar melhor os espaços, os equipamentos e a mão de obra da empresa.
Além de manter as mercadorias alocadas de forma segura e íntegra, a armazenagem logística também facilita no momento de identificar, acessar e despachar os produtos.
Para evitar complicações nessa etapa, o sistema de administração do armazém (WMS) precisa ser bem coordenado no decorrer de todo esse processo.É necessário, também, que sejam realizados inventários dos itens frequentemente.
O processo logístico de armazenagem não consiste somente em um grande armazém onde as empresas alocam suas matérias-primas e mercadorias.
Esse processo envolve um conjunto de funções em todas as etapas de movimentação e de estoque dos produtos.
Em outras palavras, ela garante a localização centralizada para o recebimento das mercadorias, realiza uma alocação segura dos produtos e matérias-primas, provoca a diminuição do índice de perdas e prejuízos, reduz os custos e ainda otimiza a eficácia dos serviços.
ETAPA 3- Distribuição
O processo logístico de distribuição envolve todas as atividades ligadas a gestão das mercadorias, desde a saída da fábrica até a entrega ao cliente.
Com o objetivo de otimizar a distribuição das mercadorias tornando o processo mais seguro, ágil e com o menor custo, a logística de distribuição segue um conjunto de estratégias ouvindo todos os setores da empresa, desde o marketing ao comercial.
Com a logística de distribuição é possível controlar todo o trajeto que a mercadoria irá percorrer, desde a fábrica até o cliente final. Dessa forma, a empresa se torna mais dinâmica e não desperdiça tempo, dinheiro e recursos.
A gestão de transporte, a conferência e expedição de mercadorias, bem como, o controle de frete, a análise de indicadores de desempenho e o uso de sistemas de roteirização, fazem parte de uma distribuição eficiente.
ETAPA 4- Gestão de compras e suprimentos
Para tornar o processo logístico mais seguro e confiável, é de suma importância que o processo de compras de uma empresa seja feito de forma eficiente, fingindo de matérias-primas com qualidade duvidosa e de gastos excessivos.
Nesse contexto, a gestão de compras e suprimentos dentro do processo logístico é a responsável por definir estratégias para adquirir bons produtos pelos menores preços.
As responsabilidades dessa etapa são muitas, e oscilam desde ao planejamento das compras, a seleção dos melhores fornecedores à organização dos produtos adquiridos e ao relatório constando o uso das mercadorias.
Para desenvolver uma gestão de compras assertiva, portanto, a empresa precisa monitorar os produtos, negociar os melhores preços, conhecer a idoneidade dos fornecedores e ter facilitadores tecnológicos. Tudo isso sem esquecer de alinhar as compras com a demanda dos consumidores finais
ETAPA 5- Gestão de transporte
Esse processo logístico é o responsável por movimentar os produtos e interligar os produtores, os fabricantes, os vendedores e os consumidores.Todo esse movimento deve ser realizado sem deteriorar a mercadoria e dentro do prazo.
Muito além de transportar mercadorias de um ponto para outro, a gestão logística de transporte engloba outras atividades como a roteirização do percurso, o rastreamento das entregas e o controle da frota e dos motoristas.
As vantagens que surgem ao adotar um sistema logístico de transporte são muitas.
Fluxograma de processo logístico
Um fluxograma é uma ferramenta de programação de sistemas, aplicada na TI (Tecnologia da Informação) para indicar o modo lógico de realização de um processo específico.
No caso da logística, ele funciona como um mapa de visualização de cada atividade dentro da cadeia de produção.
Nele, estão contidas as coordenadas para seu desenvolvimento com simbologias, princípio, meio e fim para que as operações tenham um resultado satisfatório.
Na prática, o fluxograma torna qualquer processo mais ágil e eficiente. Veja um modelo abaixo:
Lâmpada não funciona:
Estava plugada?
Não: plugar a lâmpada;
Sim: o bulbo queimou?
Sim: trocar o bulbo;
Não: comprar uma lâmpada nova.
Como saber se seus processos logísticos estão funcionando corretamente?
Como citado anteriormente o mapeamento e análise de todos os processos é fundamental, porém o mais importante é entender como todo o seu processo logístico funciona ou como você gostaria que ele funcionasse.
Se existe algum ponto com falhas, gastos desnecessários ou até mesmo perda de tempo, esses são os pontos que necessitam de melhorias.
Então, primeiramente, identifique todos os pontos que precisam ser melhorados ou que não estão de acordo com o que você gostaria.
Planeje como alterar o processo logístico a fim de solucionar esses pontos fracos e não esqueça que é necessário ter uma visão geral da complexidade do problema, para verificar se o mesmo não irá afetar todo o processo logístico.
Também é importante verificar as outras etapas do processo que estão funcionando corretamente para identificar possíveis melhorias e aprimoramentos.
Use a tecnologia a seu favor nos processos de logística
A tecnologia existe para trazer mais agilidade ao nosso dia a dia e com os processos logísticos não é diferente.
Para você que precisa aprimorar sua gestão logística com automatização, conheça indicadores de desempenho em tempo real, painéis Kanban personalizados que proporcionam uma gestão mais eficiente para sua logística.
Como implementar tecnologia nos processos logísticos?
No mundo moderno é cada vez mais comum que as pessoas e as empresas utilizem as tecnologias de modo a viabilizar o melhor funcionamento possível dos processos.
Contudo, a escolha da tecnologia, no âmbito da logística, deve ser criteriosa. Até mesmo porque, como o mercado possuí diversas dessas ferramentas, é fundamental escolher aquelas que são mais eficientes e que não funcionem somente de forma isolada, mas sim, de forma integrada.
Essa integração entre os vários membros de uma cadeia, desde os fornecedores aos clientes, é parte fundamental para que exista um fluxo de mercadorias, ágil, seguro e efetivo.
Nesse sentido, os processos logísticos, de uma forma geral, precisam ser previamente definidos por um software para que consiga os melhores resultados para empresa e torná-la ainda mais competitiva no mercado.
Quando a empresa adota uma solução tecnológica, ela realiza a padronização dos processos.
Essa padronização visa evitar os erros e garantir que as informações sejam inseridas no sistema de forma uniforme, proporcionando mais eficiência, agilidade, segurança, e confiabilidade no processo.
Além de permitir uma visão sistêmica e integrada e estreitar os laços entre os parceiros do negócio e os clientes.
Gerenciar o enorme volume de dados em uma cadeia logística não é fácil. Para otimizar essa atividade, a melhor solução é usufruir da tecnologia para automatizar etapas e otimizar processos. Veja como:
utilize sistemas integrados, que facilitem a comunicação em tempo real;
Viu que um processo logístico bem estruturado faz toda a diferença no desenvolvimento do negócio? Com todas as dicas que te passamos por aqui, ficou mais fácil entender suas vantagens e como elaborar uma estratégia que atenda as demandas da sua organização.