Um dos grandes desafios das empresas de transporte de cargas é encontrar formas para otimizar os processos logísticos e administrativos promovendo economia e aumentando os lucros. Para saber como tornar a gestão de cargas eficiente, listamos os diferenciais do Fretefy, uma plataforma completa que vai contribuir significativamente com o crescimento da sua empresa.
O que é Fretefy?
O Fretefy é uma plataforma online, desenvolvida pela Gestran, que facilita o dia a dia de quem trabalha com transporte de cargas. O sistema atua como um gestor inteligente de fretes, seja para quem possui frota própria ou deseja terceirizar o serviço. O Fretefy atende basicamente dois perfis de público: os caminhoneiros autônomos e as transportadoras. Para os caminhoneiros autônomos, é possível baixar o aplicativo gratuitamente pelo celular, realizar o cadastro e buscar de maneira rápida quais são os fretes adequados aos seus veículos. Já para as transportadoras, o sistema permite o gerenciamento da frota própria e também busca serviço de caminhoneiros autônomos de acordo com as condições de frete.
Desafios para uma gestão de cargas eficiente
As transportadoras precisam lidar com alguns desafios que podem comprometer a efetividade de sua operação. Entre os principais, destacam-se:
1. Condições precárias nas estradas
Muitas vias brasileiras sofrem com baixo investimento, falta de segurança, sinalização deficiente e má condição do asfalto. Estas situações oferecem riscos aos motoristas e às cargas, aumentando assim o custo logístico do frete e as chances de acidentes e roubos. As estradas de péssima qualidade também reduzem o tempo de vida útil do caminhão, aumentando, em longo prazo, os custos do responsável pelo veículo, que vai precisar renovar a frota antes do tempo.
2. Locais de difícil acesso
Além das más condições das vias, outro fator que pode dificultar a gestão da transportadora é a entrega em regiões de difícil acesso, com ruas muito estreitas ou intrafegáveis. Esta situação exige uma estratégia adicional do gestor para que a carga chegue com segurança ao seu destino.
3. Roubo de cargas
Segundo uma pesquisa da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), os roubos de carga geraram um prejuízo de R$ 1,4 bilhão em 2016. Desde 2012, o número dessas ocorrências aumentou em 86%, sendo que a maioria dos casos (84%) aconteceram nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Analisando este cenário, não é uma surpresa que o Brasil se encontre em 8º lugar no ranking da Joint Cargo Committee, que define os países mais perigosos para o transporte de cargas. Muitas transportadoras acabam tendo que adquirir um seguro com maior cobertura e cobrar a mais do embarcador para trafegar em áreas de maiores riscos.
4. Restrição de circulação
De acordo com a CNT (Confederação Nacional de Transporte), cerca de 200 cidades brasileiras possuem leis de restrição a circulação de veículos de carga em determinados horários. Para os municípios, essa atitude tem as suas vantagens, como redução de congestionamento e de emissão de gases poluentes. Por outro lado, deixa o transporte cerca de 20% mais caro, conforme dados da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística).
Gestão de cargas eficiente com Fretefy
Entender as principais dificuldades do transporte de cargas no Brasil possibilita uma gestão de frota e planejamento mais assertivos, eliminando erros e otimizando o uso de frota, seja ela própria ou terceirizada. Acompanhe algumas formas de ter uma gestão mais eficiente.
1. Determine metas
Estabelecer metas e objetivos é uma das melhores formas de traçar um caminho a ser seguido e motivar a equipe. Com as metas, o gestor consegue visualizar se os desempenhos estão seguindo o esperado e, se for necessário, ajustar as ações de acordo com os resultados. Um método bastante conhecido para o estabelecimento de metas é o SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Based). Ele funciona da seguinte forma:
- Specific (específica): detalhar ao máximo qual o objetivo da empresa de uma forma em que qualquer envolvido consiga entender;
- Measurable (mensurável): acompanha o percentual dos resultados. Pode ser definido em números (como quantidade de fretes realizadas em uma semana), percentual (% de entregas realizadas dentro do prazo) ou tempo (horas necessárias para resolver situações problemáticas);
- Attainable (atingível): é essencial que os objetivos e metas sejam possíveis de serem alcançadas. Se foram inatingíveis, só vai servir para desmotivar os colaboradores.
- Relevant (relevante): os objetivos precisam fazer sentido para quem os executa. Se o funcionário perceber que a meta não é relevante, ele pode acabar desmotivado.
- Time Based (temporal): as metas precisam ter um prazo específico, com data de entrega.
Como o Fretefy pode ajudar? O sistema oferece um panorama sobre a gestão de cargas. Com a visão macro do negócio, o gestor tem maior facilidade para definir metas que sejam atingíveis e cumpram todos os fatores do SMART. As metas de entregas podem ser feitas através da frota própria, mas também com a contratação de caminhoneiros autônomos e compartilhamento de cargas com transportadoras parceiras. O gestor de frota consegue distribuir as entregas de forma inteligente e também realizar tracking em tempo real, estando preparado para eventuais imprevistos.
2. Faça um bom planejamento
Para o sucesso de uma empresa, o planejamento precisa estar presente em todos os setores do negócio. Ao planejar, o gestor consegue solucionar problemas e determinar as melhores formas de alcançar as metas. Quando falamos de transportadoras, o planejamento depende diretamente de alguns dados relevantes, como: faturamento médio de cada cliente, quais são os consumidores que mais injetam dinheiro no faturamento, ticket médio dos fretes e custo médio com combustíveis. Se a empresa trabalhar com frota própria, as informações referentes à revisão preventiva, consumo de cada veículo, rodízio de pneus e outras questões também são fundamentais. Com esta análise de dados, fica mais fácil para o gestor criar planos de ação para curto, médio e longo prazo.
Como o Fretefy pode ajudar? A plataforma garante ao responsável acesso a dados fundamentais para a criação de um planejamento produtivo, seja atuando com frota própria, contratando caminhoneiros autônomos ou utilizando carga direcionada para parceiros.
3. Tenha controle sobre os gastos
Um bom gestor de frota deve conhecer e atuar em todos os departamentos da transportadora, em especial o financeiro. O responsável precisa conhecer todos os custos envolvidos nas operações de cargas para encontrar gargalos que atrapalham o funcionamento do processo. Quando falamos do departamento financeiro, quanto mais a empresa conseguir economizar, melhor. Por isso, é fundamental que o gestor conheça todos os passos dentro da operação. Assim, ele consegue definir onde se pode economizar e reduzir gastos.
Como o Fretefy pode ajudar? Uma das funcionalidades do site é o controle sobre a gestão de cargas. Com o tracking e automatização na contratação de veículos para o frete, a empresa ganha maior agilidade, identifica os gargalos de maneira mais simples e aumenta a lucratividade não deixando os caminhões circularem vazios, usando cargas compartilhadas e contratando caminhoneiros autônomos.
4. Acompanhe a dinâmica do negócio
Para uma boa estratégia de vendas e marketing, o gestor deve conhecer quais são os tipos de fretes mais solicitados na transportadora. Essas informações vão permitir que a empresa consiga direcionar melhor o seu planejamento e estabelecer metas. Além disso, é necessário ter um bom controle sobre o estoque, sempre considerando a sazonalidade e nível de demanda. Por exemplo, você pode notar que o transporte de cargas refrigeradas aumenta durante a primavera e verão. Desta forma, o responsável consegue planejar quais são os veículos necessários para realizar a entrega, se a empresa terá condições de aplicar os recursos com segurança e garantir maior satisfação ao seu consumidor.
Como a Fretefy pode ajudar? Uma das principais funções da plataforma é a de encontrar veículos que tenham as características necessárias para transportar a sua carga. Com os dados sobre a dinâmica do negócio e a plataforma, o gestor já consegue se planejar para transportes futuros, garantindo maior eficiência, agilidade e redução de custos, já que pode negociar o valor previamente com o motorista.
5. Integração entre transportadores e motoristas
As transportadoras dependem diretamente do serviço dos motoristas e vice-versa. Isso significa que a parceria e a integração entre os dois deve ser uma prioridade na operação. Pensando nesta situação, muitas empresas têm buscado formas de realizar o tracking do trajeto feito pelo condutor. Se algum acidente ou outra situação de risco acontecer, a transportadora tem tempo hábil para tomar atitudes e garantir segurança do seu colaborador. A integração permite que o negócio acompanhe as datas de entrega, se o caminhoneiro está cumprindo os horários de descanso estabelecido por lei, se está trafegando dentro da velocidade permitida e mais.
Como a Fretefy pode ajudar? A plataforma realiza esta integração entre transportadoras e caminhoneiros, tanto CLT quanto autônomos. Os motoristas utilizam o aplicativo do Fretefy para informar sobre ocorrências ao longo da viagem e avisar quando uma etapa de coleta ou entrega foi realizada. A ferramenta disponibiliza também um chat para que alinhamentos a respeito da entrega sejam feitos.