Quando as informações são bem trabalhadas, resultam na melhoria do relacionamento com o cliente, além de gerar vantagem competitiva.
No caso de empresas de logística, essa gestão de dados é ainda mais importante, já que existe a necessidade de uma comunicação em tempo real.
Com isso, surge a possibilidade de fazer o rastreamento de entrega, que envolve o monitoramento de uma mercadoria, até que ela chegue ao seu destino final.
Para entender melhor o assunto, continue acompanhando o conteúdo a seguir. Nele, exploraremos a importância do rastreio de entregas e como essa tarefa pode beneficiar seu negócio. Confira!
O que é rastreamento de entrega?
Rastrear pedido da transportadora significa acompanhar o status de uma entrega, desde a compra feita pelo cliente até a chegada do produto ao seu destino.
Todo o procedimento é feito por meio de um código de rastreio, que permite monitorar a separação, despacho e transporte do item até o endereço de entrega.Para que essa operação ocorra com sucesso, é indispensável fazer o rastreamento.
Sem isso, torna-se inviável manter o controle dos processos logísticos da empresa, pois não há dados suficientes para analisar cenários e tomar decisões. Além disso, o cliente não recebe atualizações sobre sua compra.
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Como rastrear qualquer entrega?
De modo geral, qualquer operação de rastreamento começa a partir da compra e aprovação do pedido feito pelo consumidor.
Em seguida, as mercadorias são etiquetadas para a identificação e separadas para o envio à transportadora.
O rastreio é feito com a integração entre os sistemas de comunicação da loja e dos transportadores. Só assim é que pode-se monitorar o trajeto do pacote.
As atualizações do status acontecem devido à leitura da etiqueta de identificação, feita a cada ponto de controle.
Tal procedimento envia informações sobre o pacote ao cliente, de forma automática. Por sua vez, o consumidor pode acompanhar o trajeto do seu pedido por meio de um código, recebido no momento da compra.
Porém, esse procedimento pode mudar conforme a empresa. Mas, para que ele aconteça de forma correta, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas:
- gateway de fretes: sistema que viabiliza a gestão de entrega de mercadorias. Ele faz a integração dos sistemas do negócio e das transportadoras, obtendo dados em tempo real;
- ERP: ferramenta de Planejamento de Recursos da Empresa, que integra os processos de uma organização em um único ambiente, além de contar com o rastreamento de carga, possibilitando o controle logístico detalhado;
- TMS: o Sistema de Gerenciamento de Transportes é usado para o controle do processo de distribuição. Essa ferramenta entrega informações sobre o status do pedido e documentos importantes para o transporte;
- rastrear pedido do correio: também pode-se despachar mercadorias via Correios. Assim que é feito o envio, o remetente recebe um código de rastreamento com 13 dígitos. A mercadoria pode ser rastreada na seção “Rastreamento de Objetos”.