Após mais de 100 anos de existência, o termo “Torre de Controle” é visto com grande interesse na Logística
Se você é um profissional da área de Logística e Supply Chain, tenho certeza de que já ouviu falar recentemente em Torre de controle. E se ainda não está com este desafio de implementar uma torre, aproveite o tempo e prepare-se!
Durante muito tempo, acompanhamos um esforço imenso de empresas em gerar controles e gráficos, imaginando que ações como essas fossem suficientes no controle operacional. Alguns até confundem que informações como essas em uma tela de LED, possam ser chamadas de Torre de Controle. Entretanto, o conceito de Torre de Controle Logístico está muito além disso, já que estamos falando de uma ferramenta que monitora, mede e controla a operação em tempo real. Uma ferramenta capaz de fornecer eficiência e redução de custos logísticos, gestão de recursos estratégicos essenciais para o negócio e fluxos operacionais de forma totalmente visíveis.
Mas afinal de onde surgiu o termo Torre de Controle?
Apenas contextualizando, sabemos que atualmente é impossível imaginar um grande aeroporto operando sem as torres de controle, afinal trata-se de um ambiente de alta complexidade e dinâmica de voos. A primeira torre de controle foi implantada em 1920, no Aeroporto Croydon Airport (localizado próximo a Londres) e, somente na década de 1950, com a popularização dos radares, o sistema progrediu para o modelo atual de controle de tráfego aéreo, que seguiu com evoluções significativas, através da modernização dos sistemas e tecnologias.
Na logística também acompanhamos grandes evoluções nos últimos anos. O contexto pandêmico enfrentado desde 2020, acelerou as transformações em muitas organizações, exigindo dos negócios que estivessem prontos para encarar o amanhã e lidar com um universo de incertezas e volatilidade. A evolução tecnológica se tornou um dos maiores aliados na gestão operacional, promovendo inovações e otimizações em soluções dos negócios. Hoje, a Torre de Controle Logística, inspiradas no modelo de gestão de tráfego aéreo é uma dessas inovações e que são temas recorrentes de discussões e interesse no meio logístico.