Você já ouviu falar em auditoria de fretes? Esse é um dos procedimentos essenciais para garantir o equilíbrio nas despesas do setor logístico. Ele gera benefícios, como maior controle das finanças, melhoria na gestão e entregas otimizadas.
Além disso, essa tarefa ajuda na identificação de falhas de cobranças com as transportadoras, bem como reverter erros operacionais, que poderiam gerar grandes prejuízos.
Para entender mais sobre o assunto, continue acompanhando o conteúdo a seguir. Nele, te mostraremos como a auditoria funciona e seus benefícios. Confira!
O que é auditoria de fretes?
Trata-se de um procedimento gerido pelo time do embarcador, que envolve conferir as faturas enviadas pela transportadora.
Seu maior objetivo é detectar eventuais divergências entre os valores praticados e os preços nas tabelas fechadas, bem como duplicidade em cobranças de serviços, erros de cálculos e outras falhas.
É importante fazer essa auditoria minuciosamente, pois os custos do frete impactam diretamente no orçamento das empresas de logística. A partir dessa investigação, podem ocorrer aumentos ou reduções nos valores, que afetam a lucratividade.
Então, é válido afirmar que essa tarefa é uma forma de aumentar a segurança das operações contra fraudes.
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Quais são os problemas que podem ser identificados com a auditoria de fretes?
Agora que você já entende o que é a qual a importância da auditoria de cobranças de frete, vamos te mostrar quais problemas esse procedimento consegue identificar.
Entre eles, vale destacar a cobrança em duplicidade, erro nos cálculos e cobrança de serviços não realizados. Veja cada um deles com mais detalhes abaixo.
Cobrança em duplicidade
Ocorre quando a transportadora realiza a cobrança de um mesmo serviço duas vezes para o embarcador. Em geral, isso acontece devido ao controle financeiro ineficiente sobre as faturas encaminhadas.
Assim que a situação é identificada durante a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico, um novo documento é gerado com as informações corretas.
Para evitar que a embarcadora pague valores indevidos, é importante dar baixa no documento duplicado, no momento em que o correto for emitido.
Erro nos cálculos
Essa divergência é identificada com bastante frequência em uma auditoria. Ela pode ocorrer tanto na cotação, quanto no valor cobrado. Os erros costumam se relacionar com a adição de tarifas que não correspondem à realidade.
Na prática, os cálculos errados aparecem durante a contratação de serviços de escolta ou na movimentação de cargas especiais. Como esse erro prejudica uma das partes, é crucial detectá-lo o quanto antes para corrigi-lo.
Outro problema é que o equívoco pode gerar desconfiança por parte do cliente. Alguns embarcadores podem acreditar que a empresa transportadora foi mal intencionada, prejudicando o relacionamento entre parceiros de negócios.
Cobrança de serviços não realizados
Esse erro está ligado a falhas na administração das cobranças. Em grande parte das ocasiões, os serviços contratados são citados no CT-e emitido, o que facilita a auditoria.
Mesmo assim, existem poucas situações as quais os erros passam despercebidos. Então, caso surja alguma dúvida sobre a fatura, basta retornar a cobrança para a transportadora, solicitando o recibo de entrega do serviço contratado.