A tradução literal da palavra “tracking” é monitoramento, o que significa monitorar ou acompanhar algo considerando uma finalidade ou propósito. Também podemos complementar essa definição dizendo que tracking é um rastreamento utilizando a tecnologia de telemetria, que é a arte de medir as distâncias.
O tracking, no setor de transporte, significa monitorar uma carga utilizando tecnologia de rastreamento, de forma a trazer segurança durante o trajeto da mercadoria até o local de entrega informado pelo cliente. A segurança se dá devido à disponibilidade de informação sobre a localização. Conforme o status de sua compra é atualizado, a confiança junto ao cliente transforma a experiência.
É normal nos deparamos no dia a dia com a ansiedade de esperar um produto e, nesse momento, nos deparamos com alguns cenários possíveis:
1 – O produto irá chegar em algum momento do dia.
2 – O produto irá chegar em algum momento do dia no período da manhã.
3 – Acompanhar o produto on-line com status de horário de entrega atualizado em tempo real.
A opção número três eleva a experiência para o cliente, pois garante certeza acerca do status da entrega do produto, trazendo para o cliente transparência nos processos que o envolvem, o que leva a aumentar a credibilidade depositada no serviço prestado pela empresa. Além da entrega de excelência, o tracking é fundamental para que seja feito todo um planejamento logístico com base em dados gerados, o que permite antecipar problemas, isto é, agir proativamente.
Com as informações fornecidas pelo tracking, podemos fazer um planejamento logístico, bem como o replanejamento, quando necessário. Identificando, por exemplo, quando uma entrega estava prevista para chegar em determinado destino e o status apontando que o tempo está ficando fora do limite estipulado a princípio, podemos solicitar a alteração da rota.
Vale ressaltar que a maioria das empresas ainda monitoram suas cargas ligando para motoristas ou até mesmo para o cliente a fim de saberem o status da entrega, atuando, na maioria das vezes, na ocorrência do problema. No tracking, o monitoramento da informação é preciso e a intervenção acontece precocemente, antecipando eventuais problemas, otimizando processos e entregando valor agregado.
Ferramentas para o tracking da operação
Com a velocidade de entrega disposta em ferramentas tecnológicas, temos muitas ferramentas para o acompanhamento da operação. No entanto, as técnicas mais utilizadas ainda hoje são:
- Telefone;
- Utilizado para contatar o motorista, o transportado e até mesmo o cliente, com o objetivo de monitorar o processo buscando informações;
- WhatsApp;
- Com a popularização dos aplicativos de mensagens como o WhatsApp, é normal a criação de grupos ou até mesmo de conversas no privado para buscar informações;
- E-mail;
- Mesmo com o advento das redes sociais, o e-mail é uma ferramenta muito utilizada na área profissional. Na logística, é amplamente mobilizado para formalizar uma conversa com o cliente ou com o transportador;
- Planilhas em Excel;
- Já as famosas planilhas Excel (#NuncaCritiquei) são utilizadas para registros dos tempos e das informações relacionadas ao monitoramento da operação. Porém, muitas vezes, elas aparecem dotadas de informações desestruturadas, com baixa precisão e pouca exatidão de dados, ou seja, são permeadas com muito erros.