Muito se fala em logística digital ou logística 4.0, mas podemos considerar que essa tendência de processos logísticos, digitalização, automações ou inovações dentro do segmento se deu através do tracking que teve grande participação para que esse conceito tomasse tamanha relevância, concorda?
Mas antes de discutirmos a sua enorme importância para a logística atual, precisamos contextualizar;
Os principais desafios do monitoramento de cargas com várias transportadoras?
Muito comum dentro da indústria, o principal prestador de serviços de transporte são: transportadores, o que não descarta o uso de equipamentos próprios (veículos frota) ou motoristas autônomos. Porém, quando se trata do transportador o desafio é muito maior, visto que a dependência da indústria para a busca desta informação ainda é manual.
Me conte uma coisa...
Você já ligou na transportadora após ser cobrado pelo seu cliente sobre status do pedido?
Ou, já aconteceu de você ligar e não conseguir essa informação?
Poderíamos citar diversas outras situações, agora, como fica seu cliente que precisa desta informação?
Será que ele está satisfeito com seu nível de serviço logístico? Com a gestão de entregas que você fornece?
Eu posso te garantir que ele desliga o telefone e reclama para seu colega ao lado do porquê sua empresa não tem essa informação em tempo real.
Empresas como Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Amazon, entre outros cultivam uma briga pelo título de delivery mais rápido, não é por acaso, visto que eles usam em várias operações transportadores para realizar as suas entregas, porém o grande diferencial é que essas empresas usam a tecnologia como aliada nos seus processos logísticos.
Conseguiu perceber como o tracking é importantíssimo?
Como já dissemos, aliado às outras estratégias de marketing digital, ele garante à sua marca a humanização, por meio do relacionamento mais direto com o cliente, o que auxilia diretamente na confiança e credibilidade do consumidor, melhorando a experiência de compra.
O principal desafio de monitoramento de carga
Podemos evidenciar que o principal desafio está em integrar essas informações em único local, no caso, um software de logística.
Os transportadores fornecem esses status através de uma API especifica (Application Programming Interface) que significa Interface de Programação de Aplicativos ou pelo arquivo OCOREN é uma sigla que significa Ocorrência de Entregas e o arquivo OCOREN consiste em um arquivo eletrônico, em formato TXT, que, como seu nome sugere, traz o registro de quaisquer ocorrências (eventos) durante o processo de coleta, movimentação, estocagem e entrega.
O mais importante é que a informação existe e possui viabilidade tecnológica de ser consumida ou integrada, basta definir o melhor processo, pessoas e claro um software de logística que entregue uma visão clara para sua torre de controle logística e principalmente seu cliente.