Se a logística é um dos pilares da atuação da sua empresa, certamente a gestão de frete faz parte da rotina, contudo, não quer dizer que seja uma tarefa simples.
É necessário levar inúmeros fatores em consideração para que a precificação dos serviços esteja correta, evitando custos surpresas que afetam profundamente a lucratividade do negócio.
A avaliação do transporte pode ser realizada de forma manual ou automatizada.Independentemente de qual seja o caso, neste artigo, você aprenderá a gerir os custos de frete e quais os principais fatores que devem ser considerados.
Ficou curioso para essas dicas? Continue lendo e otimize a gestão de fretes da sua empresa.
O que é Gestão de Frete?
O ato de gerenciar o transporte de carga envolve considerar os inúmeros fatores que impactam no transporte e repassá-los ao consumidor.
Dentre eles estão:
- Tipo da carga;
- Local de origem e destino;
- Peso e volume;
- Impostos;
- Valor aduaneiro;
- Pedágios; etc.
Como pode ver, são inúmeros fatores que devem ser levados em consideração. Isso faz com que esse seja um aspecto estratégico para qualquer empresa, já que a negociação desses valores impacta na rentabilidade dos produtos e no custo da operação.
Sendo assim,continue lendo para compreender mais sobre o assunto, evitando erros que podem gerar gastos inesperados, começando pelo tipo de frete contratado.
Quais são os tipos de frete?
Os tipos de fretes podem ser classificados de três formas: tipo de contratação, responsabilidade do frete e características da carga. Veja abaixo como cada uma dessas classificações funciona:
Tipo de Contratação
Normal: Nessa contratação, a empresa contratada para realizar o frete é a única a realizar o percurso, coletando a mercadoria no local de origem e a levando até o destinatário.Aqui, não há o envolvimento de empresas terceiras.
Subcontratação:Nesse tipo de serviço, a transportadora contrata uma segunda empresa a fim derealizar a entrega da mercadoria. Esse é um cenário muito comum quando se temcontratos de longo prazo, mas a solicitação de frete específica está fora daárea de cobertura da transportadora. Assim, para não deixar o cliente na mão, atransportadora lida com todas as questões burocráticas para a contratação deuma empresa parceira.
Redespacho: Esse caso é similar ao anterior, a diferença é que a empresa originalmente contratada realiza parte do percurso e o parceiro finaliza, levando até o destinatário. Ou seja, ambas as empresas realizam o transporte, contudo, cada uma faz um trecho diferente. No cenário anterior, somente uma realiza todo o trajeto.
Redespacho Intermediário: Nesse tipo de contratação, há três empresas envolvidas. A empresa contratada é responsável por realizar o trecho intermediário, ou seja,ela não coleta a carga e nem realiza a entrega final. Imagine um trecho dividido em três partes, a transportadora realizará necessariamente o do meio.
Responsabilidade do frete
Frete CIF
No frete CIF a responsabilidade do envio da encomenda é do próprio fornecedor. O pagamento ocorre na origem da postagem, que normalmente é repassado para o cliente embutido no custo do produto.
Esse é o tipo padrão para comércios com relação B2C.
Frete FOB
Sendo mais comum em relações B2B, aqui o cliente (destinatário) é responsável pela contratação e pagamento do frete, cuidando de todo o processo logístico.
Normalmente indústrias que contam com muitos fornecedores podem contratar empresas de transporte para realizar a coleta de seus insumos, conseguindo um contrato a longo prazo com valores mais atrativos.
Frete SPOT
O Frete Spot é o tipo de contratação realizada para garantir que o produto chegue ao cliente no menor prazo possível.
Normalmente, essa entrega tem cotações mais altas, contudo, espera-se um grande nível de eficiência, sendo contratada em situações de urgência.
Tipo de carga
Carga fracionada
Nesse tipo de carga, o contratante não ocupa todo o volume do transporte, sendo dividido com outras empresas a fim de ratear o valor do frete.
É o tipo de transporte contratado pela maioria dos e-commerces, por exemplo.
Carga lotação
Aqui a empresa conta com produtos mais volumosos ou pesados capazes de ocupar todo o veículo. Dessa forma, considera-se que a carga está otimizada mesmo que se trate somente de uma mercadoria ou um destinatário.
Outros tipos de cargas
Existem ainda outros tipos de cargas que são menos contratadas:
- Carga pesada: não preenche o volume máximo, mas chega peso total;
- Alto valor agregado: cargas de alto valor normalmente requerem veículos especiais ou mesmo escolta;
- Baixo valor agregado: aqui a logística é chave para que o valor do frete não seja demasiadamente caro, superando até mesmo o do produto.
Agora, você que já compreende os principais tipos de frete, já sabe o que os clientes esperam de uma empresa de transporte. Veja agora os principais fatores na hora de realizar uma cotação.