Implementar a cadeia end-to-end na empresa é um tema de extrema importância atualmente, pois está ligada à sustentabilidade — assunto bastante discutido em inúmeros setores do mercado, especialmente no campo logístico.
Há muito tempo que as organizações desse segmento vem buscando meios de baratear os custos, agilizar as entregas e aplicar estratégias que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente e aos consumidores.
Nesse aspecto, essa cadeia surge como uma forma eficiente de oferecer as soluções desejadas e, por isso, vem ganhando mais espaço no que chamamos de logística sustentável. Confira mais sobre o assunto a seguir!
O que é cadeia end-to-end?
Em tradução livre para o portugês, end-to-end representa “ponta-a-ponta”. Trata-se de uma estratégia de gestão da cadeia produtiva que visa aplicar conceitos eficientes em todas as suas etapas.
Na prática, significa aproximar o contato entre os setores de extração da matéria-prima, produção, distribuição, estoque, transporte, atendimento ao cliente, fornecedores e até mesmo o pós-relacionamento com o consumidor.
Apesar de parecer simples na teoria, implementar essa solução envolve elaborar estratégias que ultrapassam a simples análise dos processos internos. Esse trabalho engloba as atividades operacionais, fornecedores, colaboradores, clientes e outros.
É necessário fazer com que as boas práticas estejam incorporadas em toda a cadeia logística, para obter uma visão global dos processos. Quando bem aplicada, ela traz vantagem competitiva para todos os envolvidos nas operações.
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Porque ela se faz necessária?
Sua importância beneficia tanto os gestores quanto os clientes, já que possibilita monitorar todos os processos de modo integral, além de compreender como cada etapa se relaciona com a anterior.
Como a cadeia pode ser integrada facilmente, os gestores conseguem acompanhar as operações com facilidade e analisar se tudo está correndo conforme o esperado. Assim, fica bem mais tranquilo identificar falhas e corrigi-las com rapidez.
Quanto aos clientes, eles conseguem verificar as etapas de produção, a fim de se certificar que o produto adquirido está sendo fabricado com excelência e profissionalismo.
Além disso, a cadeia end-to-end possibilita interromper tarefas para correções, sem prejudicar tanto o fluxo logístico. Afinal, basta contatar o ponto que une a cadeia, em vez de procurar pelo responsável por cada etapa.
Benefícios da cadeia end-to-end
Citamos logo acima que a cadeia ponta-a-ponta gera inúmeros benefícios para a empresa e todos os envolvidos em seu processo logístico. Veja quais são eles abaixo.
Profundo conhecimento sobre o negócio
As informações obtidas a partir dessa estratégia proporcionam novas ideias sobre as operações.
Ao compreender as etapas de extração de matéria-prima, passando pelo consumidor até o pós-atendimento, representa uma ótima oportunidade para identificar gargalos e novos negócios.
Dessa forma, os gestores podem detectar falhas e corrigi-las mais rapidamente, além de conseguir tomar decisões melhores para o empreendimento.
Otimizar relações entre parceiros e fornecedores
Com a estratégia ponta-a-ponta, o negócio deixa de operar com base em melhorias voltadas somente para a distribuição e produção e passa a otimizar a relação com parceiros e fornecedores.
Consequentemente, o poder competitivo da organização aumenta conforme a evolução do processo, bem como vão surgindo novas oportunidades de negócios.
Melhor eficiência operacional
Compreender a cadeia produtiva como um todo melhora a eficiência operacional. Imagine uma rede de lojas com unidades próximas. Caso determinados produtos sobrem em uma, podem faltar em outra.
Com a integração dessas informações, operações e profissionais, fica mais fácil criar uma troca entre as unidades.
Dessa forma, evita-se a ociosidade ou falta de produtos em todas elas. O mesmo poderia acontecer em empresas de transporte, na gestão do estoque e outros.
Reduzir custos operacionais
Aplicar estratégias de ponta-a-ponta contribui para a economia de custos. Quando a organização passa a usar um software de gerenciamento, por exemplo, a integração das etapas acontece com mais agilidade e eficiência.
Com a unificação dos processos, o compartilhamento de informações é facilitado por toda a cadeia. Assim, as decisões são mais acertadas, o que gera menos desperdício. Além disso, a medida ainda ajuda a identificar setores que podem ter despesas reduzidas.
Melhor adaptação da equipe
Já que todas as rotinas estão integradas, as atividades de cada profissional acontecem de forma independente, o que facilita a gestão dinâmica e possibilita a criatividade — o contato mais próximo entre colegas pode inspirar ideias inovadoras.
Porém, as equipes devem ser treinadas corretamente para conseguirem se movimentar nessa nova cadeia. A vantagem é que mesmo o treinamento acontece com mais fluidez após a integração dos setores.
Maior visibilidade de toda a empresa
Táticas end-to-end facilitam visualizar o que acontece na empresa de forma global. Quando as rotinas não são integradas, isso é bem difícil de conseguir.
Ao poder monitorar o desempenho de cada área da organização de uma só vez, possibilita encontrar soluções unificadas, manter desempenho alto e identificar e resolver problemas.