Last mile, ou primeira milha em português, é um termo importante para aqueles que trabalham em logística e transporte em todo o mundo.
A ideia é que, ao investir nas etapas iniciais de um projeto, as empresas possam reduzir muito os prazos de entrega e aumentar a satisfação do cliente.
Este conceito transformou a forma como muitas empresas visualizam e trabalham em seus projetos - estabelecendo uma base para maior taxa de sucesso, utilizando o máximo potencial da primeira milha de entrega.
Essa pode ser a realidade da sua empresa também. Quer saber como? Continue a leitura e acompanhe mais informações com a Fretefy!
O que é first mile?
First mile se refere aos estágios iniciais do transporte e entrega - desde a coleta da mercadoria, até a sua entrega aos centros de distribuição.
Ou seja, a first mile é a primeira etapa do transporte de mercadorias, inclusive no caso de compras internacionais.
Neste caso, a mercadoria envolve também o transporte marítimo e de vias aéreas, se necessário.
Qual a diferença entre first-mile, middle mile e last mile?
A principal diferença é o ponto no qual a mercadoria se encontra no transporte logístico.
Sabemos que a logística de transporte de uma empresa é extremamente importante e, ao mesmo tempo, complexa e por isso todas as fases têm a sua importância durante o processo de transporte.
Confira as diferenças entre as três fases do transporte logístico:
first mile - compreende a primeira etapa de mercadorias, seja ela intercontinental ou não;
middle mile - a middle mile acontece quando o transporte é feito de grandes centros de distribuição para centros menores que estejam mais próximos ao cliente. Neste caso, as mercadorias podem ser recebidas em um galpão e organizadas em expedições menores, no ponto anterior à entrega ao cliente.
last mile - é a etapa final e uma das mais importantes, pois se trata da entrega para o destino final da mercadoria, na qual, a experiência do cliente é decisiva para uma próxima compra.
O artigo continua após conhecer nossos 3 produtos
First Mile: qual a importância desse processo na operação logística?
Esta etapa é especialmente importante porque estabelece o tom para um processo de distribuição bem sucedido.
Se não for executada corretamente, então a eficiência e a comunicação durante o resto do transporte podem sofrer.
Um bom planejamento durante a primeira milha também ajuda a criar mais integração com as fases seguintes e a gerar um processo logístico mais eficiente.
Quais os principais desafios do first mile na operação logística no Brasil?
- Falta de suporte tecnológico nos processos
Tecnologia e logística estão intimamente ligadas – ou pelo menos deveriam estar.
Com processos logísticos cada vez mais complexos, não investir adequadamente em tecnologia pode ser um tiro no pé.
O baixo nível de digitalização pode atrasar todo o processo logístico, além de dificultar o processo de tomada de decisão e encarece-lo.
A princípio o investimento em tecnologia não é barato e isso pode assustar os gerentes de empresas e operações.
Mas é preciso enxergá-lo realmente como um investimento, que vai trazer frutos positivos no futuro, principalmente em relação ao maior acesso a dados, controle da operação e menores custos.
- Falta ou dificuldade de mapeamento da mercadoria
O mapeamento dos processos logísticos vai possibilitar a compreensão de todas as etapas do processo logístico, inclusive a de first mile e a last mile.
Com um controle maior do processo produtivo, é possível saber o tempo gasto em cada etapa, para entender como automatizar e padronizar as rotinas, minimizar atrasos, melhorar o serviço de entrega e, consequentemente, aumentar a satisfação do cliente que está na ponta do processo.
Se esse mapeamento não é feito ou se é realizado de maneira ineficiente, isso pode gerar atrasos em todo o processo logístico.
Por exemplo, se um problema com a remessa surge logo na primeira etapa do processo, mas os gestores não resolvem rapidamente por uma dificuldade em mapear o que está realmente acontecendo, o cliente vai receber a mercadoria com atraso.
Em uma próxima compra, digamos que ele perceba que o produto da sua loja e de outra loja estão com o mesmo valor. Mas ele já teve problemas com a sua loja e com a outra não. A probabilidade de ele não comprar com você novamente é alta, concorda?
Ou seja, esse pequeno atraso que ocorreu durante a first mile, se transformou em algo muito pior que é a perda de uma venda futura e da possibilidade de fidelização do cliente.
- Negligência dessa etapa do processo por parte dos varejistas
Se a parte logística não for vista com o devido propósito, é muito fácil ser deixado para trás.
Afinal, essa é uma etapa cada vez mais importante no processo de compra.
A velocidade da entrega, juntamente com o preço, é um dos fatores decisivos no processo de decisão do consumidor.
- Dificuldades com o transporte rodoviário
O transporte rodoviário enfrenta inúmeros desafios no país, dentre eles o roubo de cargas e a infraestrutura das estradas.
De acordo com a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística, o índice de roubo que não subia desde 2017, cresceu 1,7% de 2020 para 2021.
O prejuízo supera 1,27 bilhão e é uma das principais dificuldades do transporte rodoviário. Além da segurança, também existe o problema da infraestrutura das estradas, que aumenta a necessidade de manutenção dos veículos e pode até contribuir para a avaria da carga.
Como a Fretefy pode otimizar a etapa de first mile?
O transporte logístico tem seus desafios, mas contar com o auxílio de bons produtos pode ajudar a superá-los.
O difícil hoje em dia é não ter ajuda da tecnologia. Por isso, a Fretefy desenvolveu um sistema inteligente de monitoramento de carga.
Esse processo chamado de tracking pode ser feito com frota própria e de transportadoras homologadas, possibilitando maior controle de entregas do início ao fim do processo.
Com o tracking Fretefy, você tem mais segurança desde o momento da first mile até a entrega do produto nas mãos do cliente.
Ao desenvolver um projeto logístico, a importância que se dá para a last mile, muitas vezes, pode ser muito maior do que se dá para a first mile.
E, de fato, a logística da ast mile é essencial, pois é a última etapa antes de chegar às mãos do cliente.
No entanto, se não houver cuidado desde o primeiro momento que a mercadoria sai para a entrega, a reação do atraso será em cadeia e acaba afetando o consumidor de uma forma ou de outra.
Por isso, a logística deve ser muito bem pensada, desde a primeira até a última milha. Concorda com a gente?
Então, aproveite para conhecer mais dicas de logística no blog da Fretefy!