Fazer a gestão de frete é uma das principais dificuldades do setor de logística da indústria. Para isso, é importante considerar a complexidade da legislação, a documentação necessária para transportar mercadorias e outros aspectos.
Nesse sentido, é importante que os gestores fiquem atentos ao fluxo de mercadorias, que engloba não só a circulação da carga, mas as estratégias operacionais do negócio. Além disso, é preciso fechar parcerias e contratos com transportadoras de confiança.
Utilizar um sistema de gestão de fretes é a melhor saída para aprimorar a logística da organização. Trata-se de uma plataforma que ajuda no controle de todas as etapas da entrega de um produto ao consumidor. Entenda tudo sobre o assunto a seguir!
Por que pagamos frete?
No Brasil, cerca de 70% da carga é transportada nas rodovias nacionais. Esse serviço costuma ser realizado por trabalhadores autônomos e terceirizados, que, muitas vezes, precisam enfrentar estradas perigosas e com pouca infraestrutura.
Dessa forma, a legislação brasileira criou uma série de normas para proteger o transportador, que consiste da Lei do Pagamento de Fretes.
Ela serve para regulamentar e formalizar o trabalho de transporte de carga, além de proporcionar mais desenvolvimento para o transporte rodoviário, que afeta a economia do país diretamente.
Saiba mais sobre os softwares de logística da Fretefy!
Qual o percentual de frete?
Antes de falarmos da administração de frete, vamos continuar explicando como funciona essa cobrança. Para entender qual o percentual de frete foi cobrado em cima da mercadoria, é necessário ter em mãos a nota de expedição.
Na aquisição de materiais de fornecedores, por exemplo, é possível encontrar na nota o valor total e o custo do frete. Para calcular o percentual, basta multiplicar o valor do frete por 100 e dividir o produto pelo total da nota.
Então, em uma nota com total de 450 e frete de 35, podemos chegar no percentual aproximado de 7,78%.
Quais são as etapas que podem ser automatizadas na gestão de frete?
Quem trabalha com transportes, sabe o quão complicada é fazer a gestão de fretes de e-commerce por conta própria. São inúmeras informações que precisam ser controladas, além de comunicação com os motoristas e a equipe de campo.
Para facilitar esse processo, você pode investir em estratégias de automação. As principais tarefas que podem ser automatizadas na gestão de fretes, são:
- cotações de frete;
- cálculos de frete;
- rateio dos valores;
- faturamento;
- emissão de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais).
- gestão de despacho;
- contrato de frete.