Fazer uma boa gestão logística traz diversos benefícios para a empresa. Contudo, para realizar um gerenciamento eficiente, é interessante que você entenda o conceito de logística e sua gestão.
Primeiramente, chamamos de logística todas as tarefas que envolvem o planejamento e o gerenciamento de transportes de mercadorias. No caso da gestão de logística, representa as etapas de organização, controle de produção e distribuição do produto final até o cliente.
Saber monitorar e guiar esse processo é crucial para a saúde de qualquer empreendimento. Então, se você não sabe como aplicá-lo em seu negócio da forma correta, ou pretende melhorá-lo, continue acompanhando o conteúdo a seguir!
O que é logística?
Detalhando o que foi citado inicialmente, a logística é todo o processo de armazenamento e transporte eficiente de mercadorias ou matéria-prima. Seu intuito é atender as exigências do consumidor com máxima qualidade de economia.
Existem empresas especializadas nesses serviços, direcionadas para fabricantes, lojistas e indústrias que precisam transportar seus produtos.
Algumas oferecem uma infraestrutura completa — aviões, caminhões e armazéns —e outras cobrem apenas algumas partes do processo. Na prática, grande parte dos empreendimentos costumam terceirizar a logística do negócio.
Saiba mais sobre os softwares de logística da Fretefy!
O que é gestão de logística?
Já dissemos mais acima que a gestão de logística envolve o controle dos fluxos logísticos de uma organização. Essa atividade inclui a produção de mercadorias, a compra de matéria-prima, armazenamento e distribuição do item finalizado ao consumidor.
Para que essa operação funcione corretamente, é responsabilidade do gestor e seu time executar cada etapa com cautela, seguindo os princípios atuais. São eles:
- realizar a gestão enxuta da cadeia logística;
- evitar desperdícios;
- elevar a produtividade;
- acelera os resultados desejados.
Assim, é possível trazer economia para a empresa, sem deixar cair a qualidade nas entregas.
Como melhorar a gestão logística?
Não basta realizar uma logística para garantir a saúde nas operações do negócio; é necessário fazer isso de forma otimizada e organizada. Caso a empresa tenha altos custos de envio, por exemplo, pode ter prejuízos nas vendas.
Essa situação indica uma logística mal executada. Mas, como melhorar essa gestão? Com as evoluções do mercado, não é novidade que os consumidores estão cada vez mais exigentes, pedindo prazos menores de entregas e maior qualidade nos serviços prestados.
Nesse sentido, se você não faz ideia de como aprimorar sua estratégia de logística, existem algumas dicas para melhorar essa performance:
- monitore o estoque corretamente;
- use indicadores de desempenho;
- aposte em tecnologias de otimização;
- feche boas parcerias com fornecedores;
- aproveite os dados gerados na rotina da empresa;
- faça o planejamento de riscos.
Esses são alguns passos iniciais para você começar a organizar sua gestão de logística. Confira mais abaixo outras sugestões mais detalhadas.