A logística de suprimentos é uma área importante da gestão comercial que lida com o planejamento, a implementação e o controle da aquisição, transporte de materiais, produtos finais e informações associadas.
Com um planejamento bem-sucedido, as empresas podem reduzir custos enquanto melhoram a qualidade dos serviços.
Também é esperado que uma execução bem-sucedida dessa logística, contribua para maximizar a satisfação do cliente devido à melhor organização e à entrega no período combinado com o consumidor.
Para entender exatamente como ela funciona e como executá-la da melhor maneira, confira mais a seguir!
O que é logística de suprimentos? (SNIPPET)
A logística de suprimentos é responsável por gerenciar os processos de operações nas empresas, para que os materiais necessários sejam obtidos, armazenados, distribuídos e entregues ao lugar certo (e na hora certa). Ela tem como objetivo eliminar desperdícios, e tornar o processo mais eficiente, para que a produção não tenha que parar.
Se aplica a diversas etapas da aquisição da cadeia logística e tem a ver direta ou indiretamente com o produto.
É responsabilidade da logística de suprimentos, por exemplo, a escolha de fornecedores, os prazos de compra dos insumos e até mesmo a entrega final ao consumidor.
Logística de suprimentos: Como ela funciona?
O objetivo dela é garantir que os recursos mais essenciais sejam enviados a tempo e com segurança.
Trata-se basicamente da gestão do fluxo de materiais, serviços e informações dos suprimentos necessários.
O processo implica na aquisição de matérias-primas, transporte, estocagem, fabricação e entrega dos suprimentos necessários, para implementar um projeto da melhor forma.
Além disso, permite assegurar preços mais baixos e economizar tempo significativamente. Assim, é possível manter toda a operação funcionando com fluidez e sem grandes perdas financeiras.
Muitas vezes, esses sistemas são integrados à tecnologia e ferramentas modernas para oferecer uma experiência única e garantir os resultados ideais em cada etapa do processo produtivo.