Gestão de Entrega

Melhorar acuracidade de entrega? É pra já!

Como anda a acuracidade da sua entrega?

Monitorar e melhorar a taxa de acuracidade de entrega é fundamental para fazer uma boa gestão do seu negócio. Ela é um dos primeiros alertas de que a sua operação pode não estar tão bem quanto você gostaria. Isso porque é um indicador logístico diretamente ligado ao nível de serviço.

Todos sabemos que, quanto mais cargas forem entregues dentro do prazo, melhor o nível de serviço. E quanto melhor o nível de serviço, maiores são as chances de  garantir um contrato duradouro com os seus clientes.

Quem entrega mais rápido e melhor, além do menor custo, lidera no ranking de empresas para se fazer negócios. Por isso, é importantíssimo que você cuide da taxa de acuracidade de entrega bem de perto, para que atrasos não abram espaço para concorrentes mais ágeis tomarem conta do seu mercado.

Assim, esperamos que após ler este artigo, você se sinta instigado a pensar sobre essa taxa, a controlar seus prazos mais de perto e a tomar as devidas medidas para evitar que isso aconteça.

Queremos, também, abordar algumas das principais causas de atraso no transporte de cargas, para que você possa identificar mais facilmente esses pontos na sua operação.

Depois, vamos levantar algumas soluções práticas que podem ser úteis para você, melhorando o seu tempo de entrega de forma positiva.

Por fim, oferecemos uma solução completa de gestão de transporte de cargas para automatizar todo o seu trabalho e entregar dados em tempo real de toda a sua operação.

Vamos lá?


O que causa atrasos

Existem inúmeros fatores que geram atrasos, mas escolhemos os 3 principais e mais importantes. Além de mais comuns, eles também foram escolhidos por serem causas que podemos controlar. Vamos a eles:


Rota ruim

Como é feito o seu planejamento de rotas? Se você faz o cálculo aproximado da sua rota, é bem provável que esta não seja a melhor roteirização possível. Além disso, há uma alta carga de trabalho operacional, não é mesmo? E, quanto mais trabalho, maiores são as chances de erros. Afinal, somos humanos.

Isso é bastante compreensível e comum, mas gera retrabalho ou, simplesmente, só se dá aquele jeitinho. Sabemos que isso acontece bastante quando surge uma nova carga e é preciso encaixar no seu roteiro. E, então, temos a certeza de que a sua rota poderia ser melhor.


Agenda errada

Seu cliente só recebe entregas ou coletas em uma janela de horário específica e o caminhão chegou um pouco depois. Isso significa que só no dia seguinte poderá concluir aquele serviço.

Isso já aconteceu com você? 

Esse problema de atraso é bastante comum, no entanto, esse desencontro faz seus indicadores de acuracidade de entrega e de nível de serviço despencarem.



Ocorrência reportada tarde

Você confia nos seus transportadores, no entanto, ultimamente, sua taxa de acuracidade na entrega anda baixa e você só descobre o motivo depois que o prazo estourou ou quando o caminhão já retornou.

Esse atraso no repasse de informações sobre qualquer tipo de problema durante o trajeto da entrega pode custar muito caro. Ocorrências reportadas tarde ou, simplesmente, não reportadas podem indicar falta de transparência. E isso, para os negócios, é inaceitável.


LEIA TAMBÉM: Reduza tempo na gestão de processos logisticos


Algumas formas simples de resolver atrasos

Todos esses atrasos têm motivos que podem ser resolvidos e controlados. Veja como é simples atuar em cada um deles e deixar seu cliente satisfeito.


Melhore sua rota

Não tem outra forma a não ser atuar diretamente nas causas, sendo a primeira delas, a sua rota.

Para melhorar a sua taxa de acuracidade de entregas, será necessário investir mais tempo e atenção na sua roteirização, de forma mais precisa e planejada.

Respeite a agenda dos seus clientes

Respeitar a agenda dos seus clientes é sinal de comprometimento e cumprimento da SLA acordada entre vocês.

Hoje, quase toda agenda tem alarmes, lembretes e registro de eventos. Utilize esses recursos e compartilhe essas informações com todos os envolvidos da sua operação de transporte de cargas.

Tenha como valor fundamental da empresa a pontualidade e cumprimento dos cronogramas.

Acompanhe as ocorrências

Ocorrências no trajeto de entrega e coleta acontecem. No entanto, nem sempre os transportadores reportam os problemas.

Conte com alguém da sua equipe para fazer essa função de entrar em contato, constantemente, para verificar o status da carga.

É mais provável que a ocorrência seja reportada desta forma do que esperar que os seus transportadores avisem você.


CONFIRA TAMBÉM: Melhore seu nível de serviço em 3 passos simples


Tecnologia para melhorar sua acuracidade de entrega

Para melhorar a acuracidade da sua entrega, já vimos que não tem outra forma, a não ser atuar nos gargalos que ocasionam atrasos.

No entanto, podemos fazer isso de diversas formas, como ligar, mandar emails e mensagens, fazendo follow de modo constante. Isso é possível se você conta com uma equipe grande, podendo demandar essa função para que um funcionário só faça isso, afinal é algo trabalhoso.

No entanto, se a sua equipe é mais enxuta, recomendamos o uso da tecnologia, afinal ela está aí para facilitar a nossa vida, não é mesmo?

Podemos contar com sistemas diversos, desde os mais simples até os mais complexos, caros e que levam tempo para implantar, como é o caso de um ERP.

Como o nosso lema é simplificar, vamos para soluções viáveis, como a automatização da sua roteirização. Esse é a primeira solução para melhorar a sua acuracidade: traçar uma rota otimizada para atender o máximo de clientes naquela rota.

Para fazer esse serviço de cálculos bem feitos, é necessário algum tempo e experiência. Mas você também pode deixar isso pra inteligência artificial, que fará essas contas em segundos, de forma bastante precisa. Bem melhor, não?

A sua agenda também pode ser automatizada, respeitando o horário dos seus clientes. Usando um serviço integrado, os horários de carga e descarga ficarão visíveis a todos os envolvidos na operação: embarcador, transportadora e motorista. Assim, não há desencontros nem atrasos - ou multas!

Quanto às ocorrências, é bastante natural que elas aconteçam, considerando as condições das nossas rodovias. No entanto, o maior problema é a demora para ter conhecimento delas. Ou ainda, pior, não receber o repasse dessa informação, ficando, assim, cego sem saber e sem poder atuar na causa do problema. Um sistema integrado, de ponta a ponta, que permita o envio de notificações em tempo real solucionaria tudo isso.

Por fim, você pode contar com a tecnologia pra entregar a você uma visão ampla dos seus dados, enquanto o mês ainda não fechou, a qualquer momento do dia. Isso não seria ótimo para tomar decisões? Esperar até o fechamento do mês para fazer a análise dos indicadores logísticos pode ser tarde demais. E, no dia a dia, fazer isso de forma manual leva muito tempo e, em meio a tantas outras atividades, isso não é uma prioridade.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre o painel de KPIs do Fretefy com Indicadores-Chave de Desempenho Logístico

Os indicadores logísticos têm grande importância na sua operação. São eles que direcionam a tomada de decisões, antecipam ações, revelam gargalos e deixam claro quando é a hora de pensar em expansão.


Fretefy: redução de atrasos e controle total da operação

A revolução 4.0 chegou à logística e ela se chama Fretefy: um sistema online para gerenciar todas as suas cargas em tempo real, de forma integrada e transparente. Monitore todos os dados logísticos da sua operação de transporte rodoviário em um único painel. Acompanhe, por meio de indicadores-chave de desempenho, seu tempo médio de entrega, a quantidade de cargas entregues fora do prazo, a quantidade de cargas entregues no prazo, e muitos outros KPIs importantes para o sucesso da sua empresa.

Tenha toda a rastreabilidade e visibilidade que só o sistema de gestão de cargas do Fretefy entrega! Conte com o dashboard de KPIs logísticos para tomar decisões certeiras embasadas em informações precisas e tenha a melhor acuracidade de entrega possível.

Converse com um de nossos consultores para saber mais sobre o nosso sistema de gestão completa de cargas!


ESCRITO POR