Como anda a acuracidade da sua entrega?
Monitorar e melhorar a taxa de acuracidade de entrega é fundamental para fazer uma boa gestão do seu negócio. Ela é um dos primeiros alertas de que a sua operação pode não estar tão bem quanto você gostaria. Isso porque é um indicador logístico diretamente ligado ao nível de serviço.
Todos sabemos que, quanto mais cargas forem entregues dentro do prazo, melhor o nível de serviço. E quanto melhor o nível de serviço, maiores são as chances de garantir um contrato duradouro com os seus clientes.
Quem entrega mais rápido e melhor, além do menor custo, lidera no ranking de empresas para se fazer negócios. Por isso, é importantíssimo que você cuide da taxa de acuracidade de entrega bem de perto, para que atrasos não abram espaço para concorrentes mais ágeis tomarem conta do seu mercado.
Assim, esperamos que após ler este artigo, você se sinta instigado a pensar sobre essa taxa, a controlar seus prazos mais de perto e a tomar as devidas medidas para evitar que isso aconteça.
Queremos, também, abordar algumas das principais causas de atraso no transporte de cargas, para que você possa identificar mais facilmente esses pontos na sua operação.
Depois, vamos levantar algumas soluções práticas que podem ser úteis para você, melhorando o seu tempo de entrega de forma positiva.
Por fim, oferecemos uma solução completa de gestão de transporte de cargas para automatizar todo o seu trabalho e entregar dados em tempo real de toda a sua operação.
Vamos lá?
O que causa atrasos na entrega
Existem inúmeros fatores que geram atrasos, mas escolhemos os 3 principais e mais importantes. Além de mais comuns, eles também foram escolhidos por serem causas que podemos controlar. Vamos a eles:
Rota ruim
Como é feito o seu planejamento de rotas? Se você faz o cálculo aproximado da sua rota, é bem provável que esta não seja a melhor roteirização possível. Além disso, há uma alta carga de trabalho operacional, não é mesmo? E, quanto mais trabalho, maiores são as chances de erros. Afinal, somos humanos.
Isso é bastante compreensível e comum, mas gera retrabalho ou, simplesmente, só se dá aquele jeitinho. Sabemos que isso acontece bastante quando surge uma nova carga e é preciso encaixar no seu roteiro. E, então, temos a certeza de que a sua rota poderia ser melhor.
Agenda errada
Seu cliente só recebe entregas ou coletas em uma janela de horário específica e o caminhão chegou um pouco depois. Isso significa que só no dia seguinte poderá concluir aquele serviço.
Isso já aconteceu com você?
Esse problema de atraso é bastante comum, no entanto, esse desencontro faz seus indicadores de acuracidade de entrega e de nível de serviço despencarem.
Ocorrência reportada tarde
Você confia nos seus transportadores, no entanto, ultimamente, sua taxa de acuracidade na entrega anda baixa e você só descobre o motivo depois que o prazo estourou ou quando o caminhão já retornou.
Esse atraso no repasse de informações sobre qualquer tipo de problema durante o trajeto da entrega pode custar muito caro. Ocorrências reportadas tarde ou, simplesmente, não reportadas podem indicar falta de transparência. E isso, para os negócios, é inaceitável.
Algumas formas simples de resolver atrasos na entrega
Todos esses atrasos têm motivos que podem ser resolvidos e controlados. Veja como é simples atuar em cada um deles e deixar seu cliente satisfeito.
Melhore sua rota
Não tem outra forma a não ser atuar diretamente nas causas, sendo a primeira delas, a sua rota.
Para melhorar a sua taxa de acuracidade de entregas, será necessário investir mais tempo e atenção na sua roteirização, de forma mais precisa e planejada.
Respeite a agenda dos seus clientes
Respeitar a agenda dos seus clientes é sinal de comprometimento e cumprimento da SLA acordada entre vocês.
Hoje, quase toda agenda tem alarmes, lembretes e registro de eventos. Utilize esses recursos e compartilhe essas informações com todos os envolvidos da sua operação de transporte de cargas.
Tenha como valor fundamental da empresa a pontualidade e cumprimento dos cronogramas.
Acompanhe as ocorrências
Ocorrências no trajeto de entrega e coleta acontecem. No entanto, nem sempre os transportadores reportam os problemas.
Conte com alguém da sua equipe para fazer essa função de entrar em contato, constantemente, para verificar o status da carga.
É mais provável que a ocorrência seja reportada desta forma do que esperar que os seus transportadores avisem você.