Um negócio bem sucedido, independentemente do segmento, precisa deixar os consumidores bem satisfeitos com seus produtos e serviços oferecidos.
Para isso, é fundamentar organizar os processos internos, começando por um checklist de todas as tarefas essenciais na cadeia de produção. Só assim será possível prestar um atendimento de qualidade.
Outro ponto é entender o que é SLA para elaborá-lo. Entretanto, muitas organizações ainda não compreendem bem sua importância e como implementá-lo na gestão. Continue acompanhando o conteúdo a seguir e descubra o que essa sigla representa!
O que é SLA?
SLA (Service Level Agreement) significa, em tradução livre, Acordo de Nível de Serviço. Trata-se de um termo bastante usado por times de TI (Tecnologia da Informação), relacionado aos serviços oferecidos pela empresa.
Estão incluídas as condições para a ofertas, metas, pontos de contrato, suporte e o que mais for relevante. Na prática, o SLA é um documento de alta importância, com informações complexas e que precisa ser revisado periodicamente para que não fique defasado.
Sendo assim, a organização tem a segurança de que os tópicos registrados nele estão de acordo com o que é oferecido.
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Qual é a importância do SLA?
É por meio do SLA que o contratante e contratado — cliente e empresa — tem a garantia da execução dos serviços, pois esse documento aborda as obrigações que ambos devem cumprir ao longo das negociações.
Dessa forma, sempre que ocorrer qualquer conflito ou desentendimento, as regras contidas no SLA esclarecem o que as partes devem e não devem realizar, a fim de cumprir com todas as expectativas.
No caso de descumprimento do acordo, há a possibilidade de aplicação de multas para proteger a parte lesada.
Quais são os tipos de SLA?
Existem dois tipos de SLA: o focado no cliente e aquele focado no serviço. Veja mais abaixo alguns detalhes sobre esse exemplos.
Focado no cliente
Exemplo de SLA voltado para organizar as obrigações e expectativas que os consumidores têm quanto à contratação. Como se trata de um documento mais específico, sua criação requer maior complexidade, já que cada cliente possui um SLA diferente.
Caso a sua empresa ofereça serviços, esse não é o modelo mais indicado. Mas, ainda é possível utilizá-lo mesmo assim; basta ter atenção às mudanças contratuais que devem ser incluídas no contrato e assinadas pelos envolvidos.
Focado no serviço
Já esse formato é mais simples que o anterior, pois se concentra nos serviços prestados. Dessa forma, pode ser utilizado tanto para contratações internas quanto para atender às demandas dos clientes.
Entretanto, é importante ressaltar que, ao adotar o SLA focado em serviços, não se pode adicionar itens específicos em cada contrato.
Por isso, é indispensável que as partes envolvidas leiam o documento atentamente e estejam cientes de suas responsabilidades antes de assinar.