Problemas nas operações de carga e descarga
A logística de carga e descarga pode ser a grande vilã na sua gestão, gerando muitos problemas no fluxo logístico, aumentar seus gastos e ainda atrasar sua operação. Em um cenário que a operação logística precisa ser extremamente ágil, problemas que podem comprometer a gestão de carga e descarga não é uma boa opção.
Neste texto iremos identificar cinco problemas mais comuns enfrentados por uma gestão de carga e descarga ineficiente. Se identificou com o assunto? Então continua lendo o texto e confere se esses problemas estão fazendo parte do seu dia a dia.
Gestão de Carga e Descarga
O alto volume de caminhões parados no seu pátio pode ser um dos sinais de que sua logística está precisando de uma gestão de carga e descarga mais precisa onde não seja mais necessário pagamentos de diárias ou horas extras.
Os gargalos que se formam quando sua logística não está redonda podem fazer com que sua produtividade seja afetada ou até mesmo com que sua operação fracasse, pois eles demandam de muito tempo de sua equipe que muitas vezes está sobrecarregada, quando na verdade a sobrecarga está somente em resolver os problemas causados e não em identificar a fonte de onde eles estão surgindo para corrigi-los.
Você deve estar pesando “é fácil falar, porém como resolver?” É simples primeiro identifique os problemas para depois resolve-los. No decorrer do texto iremos apresentar os 5 problemas mais comuns que toda a gestão de carga e descarga enfrenta quando não existe um software que ajuda nos procedimentos de agendamento de carga e descarga.
Como está o seu agendamento de carga e descarga?
Algumas perguntas são comuns quando o processo de agendamento de carga e descarga não está sendo eficiente. Veja algumas delas;
Quando o caminhão chegará?
Por que o caminhão ainda não chegou?
Por que o pátio está tão lotado?
Quanto tempo o motorista vai esperar até ser atendido?
Em qual doca é para descarregar?
Qual é o material que chega amanhã?
Independente que como está sendo sua operação se essas perguntas são frequentes alguma coisa está errada e pode estar tomando muito seu tempo. Quando as atividades envolvem trabalho manual são mais passíveis de erros e muitas empresas ainda utilizam diversos processos manuais que exigem tempo e atenção de sua equipe, o que também resulta no excesso de carga de trabalho com os enormes gargalos que se formam todos os dias.
Infelizmente é comum os logísticos trabalharem até muito tarde, pois somente o horário de seu expediente normal não é suficiente para dar conta da alta demanda dos processos logísticos. A maioria das informações são trocadas via telefone, mensagens e e-mails o que acaba atrasando ainda mais alguns processos, poucas empresas possuem um software logístico que automatiza as demandas e agiliza os processos.
Abaixo identificados alguns dos problemas que ocorrem na etapa de agendamento de carga e descarga.
5 problemas enfrentados no agendamento de carga e descarga
Desinformações e Imprevisibilidade
Desinformação e não ter previsão estão ligados diretamente a demora das informações, o tempo é essencial para a agilidade do fluxo logístico, se existe uma demora na chegada de informações consequentemente também não vai existir previsibilidade que possa antecipar ações que poderiam ajustar as demandas do seu pátio.
Alto número de veículos parados no pátio
Quando o seu pátio está lotado é evidente que as informações não chegaram antecipadamente até sua equipe, é claro que um pátio lotado pode ser resultado de vários fatores, porém a desorganização é o motivo principal. Com um alto número de veículos esperando para carregarem ou descarregarem significa perda de tempo e dinheiro, pois é necessário uma atenção maior e muito trabalho dedicado para resolver.
Gastos desnecessários com diárias e horas extras
esses gastos são quase que certos quando se trata de um processo de agendamento de carga e descarga sem planejamento prévio. Os custos logísticos podem aumentar consideravelmente principalmente se tratando de diárias e horas extras a serem pagas, esses são custos que poderiam ser evitados se a gestão fosse mais precisa.
Os níveis de capacidade de armazenagem comprometidos
os pontos negativos não ficam apenas no recebimento e expedição de mercadorias, muitas vezes as consequências chegam a ser tão grandes que podem afetar a empresa como um todo, com um risco alto de paralização de linha de produção, pois ela está diretamente ligada a logística no recebimento de matérias primas e para despachar seus produtos. Por outro lado, sem uma visão completa da operação a fábrica pode produzir um pedido que seria despachado somente dias depois e então é necessário que a mercadoria fique parada ocasionando um custo desnecessário de armazenagem.
Atrasos no fluxo logístico
Os atrasas nos processos podem se tornar algo muito frequente no agendamento de carga e descarga sendo um gargalo que está relacionado com o nível de serviço realizado por sua logística. Os atrasos geram despesas, insatisfação dos clientes e desperdício de tempo de sua equipe, ou seja, podem tornar sua gestão logística um caos.