O processo de entrega é um conjunto de passos e técnicas críticas para o sucesso de um negócio. Afinal, é através dele que garantimos que a mercadoria chegará em perfeitas condições e no prazo certo para o cliente final.
Assim, o processo de entrega tem a finalidade de planejar, controlar e acompanhar todo o trajeto da mercadoria desde sua origem até seu destino final.
Ao passo que a tecnologia é um dos pilares mais importantes para garantir um processo seguro, ágil e eficiente.
Quer entender mais sobre o processo de entrega e como a tecnologia tem um papel fundamental para torná-lo mais eficiente?
Então, continue lendo até o final, pois com certeza você encontrará insights importantes aqui!
O que é o processo de entrega?
O processo de entrega se refere às etapas necessárias para entregar uma mercadoria ao cliente final. Assim, esse processo envolve:
Coleta: a primeira etapa é a coleta da mercadoria pela transportadora, que reúne as encomendas das empresas parceiras e encaminha para seu centro de distribuição;
Armazenamento: nesse estágio o produto poderá ser guardado no estoque até sua posterior distribuição. Dependendo da estratégia adotada, pode ser que essa etapa nem exista na prática, como acontece no Cross Docking.
Roteirização: essa etapa determina qual o melhor percurso para entrega das mercadorias, analisando diversos fatores como distância, prazo de entrega, estradas e ruas perigosas, gasto de combustível, etc.
Transporte: a etapa do transporte se refere ao percurso do local de origem até o centro de distribuição;
Distribuição: no centro de distribuição, a mercadoria é separada de acordo com o endereço do cliente final;
Confirmação de entrega: por fim, é fundamental que haja algum método de confirmar que o cliente recebeu sua encomenda e qual foi o horário.
Quais os principais impactos do processo de entrega?
A organização do processo de entrega é uma atividade crítica para o sucesso do negócio. Afinal, uma péssima experiência para o cliente na hora da entrega pode eliminar qualquer chance dele vir fazer negócios com sua empresa novamente.
Nesse sentido, uma boa gestão logística é fundamental tanto para reduzir os custos quanto para garantir que o negócio atinja seus objetivos.
Roteirização inadequada, gerando gastos desnecessários, colocando mercadoria em risco e atrasando as entregas;
Aumento nos custos operacionais.
Portanto, precisamos ter uma constante busca pela otimização do processo de entrega. Para tanto, a área logística precisa gerenciar e interpretar enormes quantidades de dados, como pedidos, estoque, prazos de coleta e entrega, planejamento de rotas, diretrizes de segurança, entre outros.
Dessa forma, lançar mão da tecnologia se torna indispensável. Afinal, sem ela a gestão de entregas é muito lenta, ineficiente e propícia a erros constantes. Com softwares específicos, é possível simplificar, automatizar e agilizar todo o processo de entrega.
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Erros comuns na gestão de entregas
Ao passo que as empresas ainda engatinham rumo à transformação digital na logística, é muito comum os erros na gestão de entregas.
A falta de um sistema informatizado é a fonte de muitos problemas e ineficiência no processo de entrega. Por exemplo, a gestão manual pode causar:
Atrasos nas entregas: pela falta de informações na hora de planejar as rotas, por dificuldades no controle de estoque, controle ineficiente do agendamento de coletas e entregas, erros de manuseio, etc.;
Avarias e sinistros: decorrentes de falhas no armazenamento, transporte inadequado, rotas perigosas e até entregas erradas;
Perda de informações: sem um software adequado, torna-se muito difícil gerenciar todos os pedidos, notas fiscais e conhecimentos de transporte;
Perda de receita: por falhas nas cobranças e/ou inconsistências no cálculo de frete.
Vale destacar, porém, que o software logístico não faz milagre. Ou seja, é necessário um bom planejamento para garantir a eficiência do processo de entrega.
Sem um bom plano, o sistema não será aproveitado em sua totalidade, de modo que se gera ainda mais problemas, como perdas de informações, retrabalho e atrasos.
Nesse sentido, a falta de planejamento é um dos erros mais comuns e mortais da logística. Para tanto, é fundamental:
Planejar a equipe e software com base no volume e frequência de pedidos;
Estabelecer padrões de trabalho e criar uma cultura de documentar tudo.
Como obter um processo de entrega eficiente na minha operação logística?
Falhas no processo de entrega podem ser fatais aos negócios, uma vez que os custos operacionais aumentam, a imagem da empresa é comprometida e a eficiência operacional é deteriorada.
De tal maneira, é crucial buscar a melhoria contínua na gestão de entregas. Além de um bom planejamento, como comentado anteriormente, investir em ferramentas tecnológicas pode ser o grande diferencial na operação.
Para obter um processo de entrega eficiente é importante definir indicadores chaves de desempenho (geralmente chamados pela sigla em inglês, KPI). É através dos KPIs que gestores podem encontrar pontos de gargalos e controlar as etapas. Porém, a mensuração desses indicadores só é possível com ajuda da tecnologia.
Além disso, para termos mais eficiência nas entregas, precisamos de:
Ótimo controle de estoques
O controle de estoque é crucial para evitar problemas como vender uma mercadoria que não está disponível. O contrário também é verdade, ou seja, ter produtos em excesso.
A falta de um controle efetivo de estoque gera problemas como:
Aumento no custo de armazenagem;
Clientes frustrados;
Atrasos nas entregas;
Redução das margens operacionais;
Perda de vendas e receitas.
Assim, o uso de sistemas inteligentes permite fazer projeções mais precisas e repor o estoque de maneira estratégica, evitando que um cliente faça um pedido e não tenha o produto, por exemplo.
Acompanhamento e planejamento das rotas
O planejamento de rotas, ou roteirização, é uma atividade importante para garantir que o produto chegará corretamente ao seu cliente.
Essa atividade consiste no estudo das melhores rotas, evitando trajetos de riscos ou longos demais. Ambos os casos acabam gerando maiores chances de atraso, custos e prejudicam o relacionamento com o cliente.
Nesse sentido, investir em tecnologias de rastreamento de frotas (tracking) pode ser incrivelmente útil. Tanto para garantir a segurança do veículo e motorista, como avaliar dados do caminhão e do trajeto para otimizar o uso da frota.
Aliás, um software de tracking pode ser um grande diferencial competitivo. Isso porque ele ajuda a tornar mais eficiente o processo de entrega, bem como permite que o cliente final acompanhe quase que em tempo real a localização da sua carga.
Atenção com a qualidade dos dados
Outro ponto muito importante é garantir que os dados que alimentam o sistema. Afinal, é fundamental o fornecimento de informações confiáveis para satisfazer os clientes.
Isso significa um ótimo controle das informações, desde o momento da compra até a entrega da carga.
Assim, é importante implantar softwares inteligentes que ajudem a facilitar o dia a dia. Bem como investir em capacitações e padronização de processos.
Automação é tendência para ter um processo de entrega eficiente
Garantir todos esses controles, ter informações precisas para o planejamento logístico e manter todas as partes interessadas informadas é um grande desafio. Porém, não precisa ser ao investir na automação de processos.
Essa é a grande tendência, apelidada de Logística 4.0. Aliás, essa tendência é a nova realidade, permitindo integrar todos os processos da cadeia de suprimentos para ter ganhos surpreendentes em produtividade e eficiência.
São várias formas de empregar a tecnologia para otimizar o processo de entregas, como:
Softwares com Inteligência Artificial para roteirização;
Sistemas logísticos completos para gestão de ponta a ponta;
Tecnologia de rastreamento de frotas;
Robôs inteligentes para automação de processos, evitando retrabalhos e simplificando as etapas logísticas;
Consistência e agilidade na cotação de fretes através de sistemas integrados com as transportadoras homologadas; entre outros.
Como a tecnologia é uma aliada no processo de entrega
Com um sistema inteligente para gerenciar seu processo de entrega, todas as etapas podem ser otimizadas, desde a coleta até a confirmação de entrega.
Nesse sentido, a automação é uma grande aliada da logística, tornando o processo mais simples, fácil de controlar e documentar, permitindo identificar os pontos de gargalos com mais assertividade.
O uso da tecnologia no processo de entrega gera benefícios para todos os envolvidos, ou seja, consumidores, embarcadores e transportadoras são beneficiados.
Afinal, através de sistemas inteligentes:
Clientes têm mais transparência e segurança que seu produto chegará corretamente dentro do prazo;
Transportadoras reduzem riscos, otimizam a operação e previnem atrasos, aprimorando sua credibilidade;
Embarcadores possuem visibilidade de toda operação, reduz os custos operacionais e fortalece sua imagem no mercado.
Por essa razão, investir em ferramentas tecnológicas para gestão do processo de entrega é a maneira mais inteligente de tornar a atividade mais eficiente.
Como vimos neste artigo, são vários os benefícios da tecnologia, desde redução de retrabalho até melhoria na imagem da empresa.
Nesse sentido, uma gestão orientada a base de dados, também conhecida como data-driven, é a grande tendência na logística. De tal maneira, empresas que investirem nessa cultura organizacional orientada a dados sairão na frente.
Quer entender mais sobre a otimização logística e o papel da tecnologia nesse contexto? Então, confira este artigo completo e entenda mais!