Independentemente da quantidade de caminhões na sua frota própria, as transportadoras devem redobrar os cuidados com a gestão de frota. Acompanhar a manutenção dos veículos, principais gastos mensais e até mesmo se preocupar em diminuir a ociosidade da frota são questões fundamentais para a eficiência do processo logístico, aumento da satisfação dos clientes e redução do custo de frete. A seguir, o blog do Fretefy elencou um roteiro com as principais situações, pesquisadas no setor, que exigem atenção dos gestores e que ajudarão a reduzir os custos do frete.
Manutenção periódica para a gestão de frota
Caminhões em bom estado diminuem as chances de paradas imprevistas durante uma viagem, garantem maior segurança aos motoristas, aumentam a vida útil das peças, economizam combustível e auxiliam na preservação dos pneus. Mas, para que os veículos se mantenham conservados é preciso investir na manutenção preventiva. Ao contrário da manutenção corretiva, em que se espera o problema surgir para então corrigi-lo, a manutenção preventiva do caminhão busca identificar e evitar que problemas apareçam. Neste modelo, segue-se um rigoroso planejamento de tarefas a serem realizadas ao longo do ano. A manutenção preventiva em uma gestão de frota engloba procedimentos como: trocas periódicas de óleo lubrificante, alinhamento e balanceamento, revisão do sistema elétrico, calibragem e até mesmo reformas dos pneus quando necessário. Como benefício, as despesas com troca de peças diminuem e seu caminhão melhora o desempenho nas estradas. Atualmente, existem no mercado diversos sistemas que auxiliam os gestores a acompanharem o calendário de manutenções. Basta cadastrar os veículos e itens a serem inspecionados para que um alerta seja emitido quando a data se aproximar. Aqui, a tecnologia se torna uma grande aliada e evita que prazos sejam esquecidos.
Treinamento dos caminhoneiros
Valorizar os colaboradores, prevenir acidentes, conquistar novos aprendizados e recordar lições antigas. Estes são alguns dos benefícios proporcionados pelos treinamentos para caminhoneiros e que devem ser contemplados na gestão de frota. As aulas, sejam presenciais ou a distância, auxiliam a reforçar hábitos seguros no trânsito, reduzindo inclusive o desgaste nos veículos. Se você quiser ficar atento a cursos que serão realizados na sua cidade, procure por sindicatos ou associações de transporte de cargas. O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), por exemplo, periodicamente oferece treinamentos e cursos de formação para motoristas, presencial ou a distância.
Acompanhamento de indicadores
Mão de obra, combustível e pneus são os três principais gastos de uma transportadora, o que torna obrigatório para a gestão da área acompanhar os indicadores relacionados a eles e manter a saúde financeira da sua empresa. Entre os dados que devem ser verificados, destacam-se:
Combustível – custo por km rodado de cada veículo, listagem de postos de combustíveis mais baratos, gasto mensal em combustível, modelo e fabricante mais econômico.
Pneus – marca mais durável, custo por km de cada pneu e motivos de sucateamento. Assim como o acompanhamento das manutenções veiculares, o gasto com pneus e combustível também deve ser automatizado através de sistemas específicos para esta tarefa. A Gestran, empresa que desenvolveu o Fretefy, possui duas soluções com excelente custo-benefício para uma gestão de frota completa. Os planos mensais variam conforme o número de veículos que sua empresa possui. Todos os dados citados acima, além de diversas outras métricas, podem ser acessados de forma 100% online. Não é exigida instalação de aplicativos e nem de softwares.
Busca das melhores rotas
Você já entendeu sobre a necessidade de cuidar dos seus motoristas, veículos e controlar despesas. Mas o trajeto que seus caminhões percorrerão exigem o mesmo nível de atenção. Estude com bastante cuidado o trajeto percorrido pela sua frota. Procure avaliar locais em que o estado de conservação da via é melhor, existe menor incidência de assaltos, postos de combustíveis confiáveis e que proporcionem mais paradas de descanso e refeições para seus motoristas. Nem sempre o caminho mais curto proporcionará estes benefícios, por isso a necessidade de um planejamento com antecedência para pesar prós e contras. Para se certificar de que o planejamento inicial está sendo seguido e também visualizar imprevistos no trajeto, invista em um rastreador veicular. Além de inibir a ação de criminosos, a tecnologia aumenta as chances de recuperação das cargas em caso de roubo.
Direcionamento de cargas inteligente
Uma nova carga chegou, mas você ainda não sabe para quem direcioná-la? Esta informação indica graves problemas logísticos. Seus caminhões podem estar parados e sem cargas, impedindo sua empresa de lucrar. A demora para distribuir cargas também atrasa as entregas e diminui a satisfação dos seus clientes. Mas, como resolver a situação? Através de uma distribuição automatizada de cargas e veículos. O Fretefy foi criado para realizar esta tarefa rapidamente. Você cadastra toda a sua frota (especificando o tipo de caminhão e carroceria) e também cadastra todas suas transportadoras homologadas e suas respectivas tabelas de frete pré-acordadas. O sistema automaticame sugere o melhor transportador para aquele tipo de carga. Simples não é?