Por que eu devo planejar rotas de entregas? Em muitas transportadoras, este questionamento nunca foi feito. Mas chegou o momento de saber a importância da roteirização dos seus fretes para que esta etapa do transporte se torne parte da sua operação logística.
Os principais benefícios de planejar rotas de entregas
Melhora no atendimento e maior competitividade
Estudar as rotas possíveis faz com que você possa escolher trajetos onde há menor incidência de roubo de cargas e rodovias com melhor infraestrutura. Desta forma, a chance de imprevistos diminui e o transporte é feito de forma mais tranquila e rápida, garantindo um serviço mais agilizado e produtos entregues sem avarias. Além dos consumidores finais ficarem satisfeitos, seus clientes também confiarão na sua transportadora para efetuar as próximas entregas, aumentando a sua competitividade no segmento.
Redução do custo logístico
Não importa qual é o seu segmento de negócio ou tamanho da empresa, se possui dezenas de caminhões ou apenas uma moto, um sistema de planejamento de rotas é essencial para manter as entregas eficientes.
O roteiro de entrega permite uma personalização na criação da rota, e quais são os benefícios disso? Com rotas mais organizadas é possível diminuir o custo de combustível, garantido que a frota percorra o menor trajeto.
Outro ponto, é que a roteirização possibilita uma organização maior da mão de obra, se adequando a jornada de trabalho dos motoristas e diminuindo os custos com horas extras. Um gasto muito alto é com a manutenção da frota, se um veículo já demanda revisão normalmente, imagina ele rodando mais que o necessário.
Com um plano de rotas de entrega, o carro vai ser aproveitado de uma melhor forma, seja percorrendo uma quilometragem menor ou até transportando apenas a sua capacidade real, reduzindo os desgastes e, consequentemente, a sua manutenção.
Melhores condições para seus motoristas
É essencial se preocupar com o local de parada dos seus caminhoneiros, seja para descanso ou para alimentação. Através de um planejamento de rotas, seus operadores podem fazer um cronograma com data, horário e estabelecimento de parada. Desta forma, evita-se colocar o motorista e as cargas em risco, por exemplo, ao dormir em uma área isolada e com incidência de roubos.