Entender a diferença entre as modalidades frete CIF e frete FOB é crucial para não errar na hora de fazer a cobrança do frete. Ambas são abreviações de termos em inglês e determinam quem fica encarregado por pagar pela segurança do frete. Isso inclui encargos por gerenciador de riscos e seguro.
O que é frete CIF?
CIF em inglês quer dizer Cost, Insurance and Freight, o que traduz para “custo, seguro e frete”. Nessa modalidade de frete, quem fica responsável por pagar a gerenciadora de riscos e a seguradora é o fornecedor.
O que é frete FOB?
FOB em inglês significa Free On Board, o que em português seria “livre a bordo”.Nesse tipo de frete o comprador paga pela gerenciadora de riscos e a seguradora.
Qual a diferença entre frete CIF e FOB?
A principal diferença entre frete CIF e FOB é na hora de fazer a cobrança pelos riscos do frete. No frete CIF, o fornecedor é responsável pela segurança da carga até a entrega. No frete FOB, quem é encarregado pelos custos de segurança é a contratante do serviço de entrega. Confira na tabela mais informações:
Frete CIF
O que é: contrato de transporte de carga entre um comprador e um vendedor
Quem paga os custos: a empresa fornecedora
Responsável pelo produto: a empresa fornecedora
Quando a mercadoria é considerada entregue: quando chega às mãos do comprador
Frete FOB
O que é: contrato de transporte de carga entre um comprador e um vendedor
Quem paga os custos: o cliente contratante
Responsável pelo produto: o cliente contratante
Quando a mercadoria é considerada entregue: a partir do momento em que é colocado no veículo para transporte
Quando os fretes CIF e FOB são utilizados?
O frete CIF é usado nas relações B2C (business to consumer), na qual a venda é feita para o consumidor final. Nesse caso, é vantajoso para o fornecedor pagar pelos riscos, pois pode perder vendas caso deixe na mão do comprador. Imagine se chegasse uma camiseta pelo correio para o seu José e chega junto mais uma conta? O frete FOB é utilizado para o transporte de mercadorias de alto valor agregado em relações B2B (business to business). Deixar os encargos por parte do comprador nesses casos é mais vantajoso, pois os seguros para itens custosos diminuiria a lucratividade do transportador.