Por trás da chegada de uma nova carga existem vários processos: encontrar um veículo disponível com as características ideais conforme sua necessidade, calcular o valor do frete, e informar o motorista sobre horário de coleta e a data de entrega final. Manter estas informações em anotações de papel ou planilhas pode ser uma solução para empresas de pequeno porte, mas conforme seus negócios crescem, é essencial investir em uma plataforma automatizada de gestão de fretes. Confira a seguir quais são as principais vantagens de um software para gestão de fretes e como ele aperfeiçoará seus processos logísticos.
6 motivos para você investir na gestão de fretes
1. Diminuição de erros
Anotar em planilhas de Excel qual veículo está responsável por determinada carga, por exemplo, é um processo demorado e sujeito a erros, sejam eles de digitação ou falta de atenção do colaborador. Existe também o risco de o computador apresentar problema técnico e estes dados serem perdidos. Investir em uma plataforma online permite diminuir consideravelmente a chance de erros. Como os dados são salvos na nuvem, problemas técnicos em computadores ou tablets não prejudicam os processos da sua empresa. Outra vantagem é a possibilidade de acompanhar seus fretes e veículos mesmo quando você estiver em viagens ou reuniões externas. Ferramentas que possuem a característica SaaS (Software as a Service), como o Fretefy, exigem apenas acesso à internet e dispensam o download de programas. O acesso é feito a partir de uma página na internet.
2. Aumento da lucratividade
Os caminhões, mesmo parados, continuam exigindo manutenção preventiva e ocupam um espaço considerável da sua estrutura física. A gestão de fretes automatizada permite saber exatamente quais veículos estão ociosos, quais serão carregados em breve e quantos já saíram para entrega. Ao compreender a ociosidade da sua frota, seus operadores poderão buscar cargas para os caminhões parados e também encontrar frete retorno para aqueles que estão chegando ao destino. Evitar que seus veículos fiquem muito tempo parados ou viajem vazios impacta diretamente na sua empresa, aumentando os lucros reais. Afinal, eles estarão levando novos negócios nas rodovias brasileiras.
3. Acompanhamento do trajeto
Um sistema de gestão de fretes completo permite acompanhar todo o processo logístico, inclusive pontos de coleta e entrega ao longo do trajeto. Se o caminhoneiro enfrentar congestionamento ou ter problemas técnicos com o caminhão, seus operadores ficarão sabendo de forma online e poderão encontrar roteiros alternativos ou até mesmo indicar pontos de assistência.
4. Satisfação do cliente
Como citado no item acima, as plataformas mais completas no mercado para gestão de fretes disponibilizam um painel de acompanhamento, onde é possível verificar se o caminhão está chegando próximo ao destino final ou se teve uma parada fora da programação através do GPS do próprio motorista ou de rastreadores integrados. A vantagem é que você poderá informar seus clientes sobre alterações nos prazos de entrega ou até mesmo se a carga chegará antes do prazo previsto. A transparência neste processo transmitirá confiança ao seu cliente, aumentando as chances de novos negócios futuramente.
5. Busca segura de motoristas autônomos
Mesmo com a popularização de aplicativos de mensagens instantâneas, encontrar um motorista terceirizado pode ser uma tarefa complexa. É preciso obter referências profissionais, entrar em contato, explicar sobre a carga, verificar se o caminhão comporta e, por fim, negociar valores. Plataformas de gestão de fretes, como o Fretefy, já se anteciparam em relação aos concorrentes e buscam reduzir as preocupações do transportador. O Fretefy permite que transportadoras ofertem suas cargas aos motoristas cadastrados no sistema. Porém, somente os caminhoneiros que se encaixem nas exigências da empresa são notificados sobre o novo frete. Você e o caminhoneiro autônomo poderão conversar dentro do próprio Fretefy, através de um chat online, e negociar valores rapidamente. Existe também a possibilidade de acompanhar as avaliações do motorista e, inclusive, avaliá-lo após o transporte.