O conceito de last mile delivery tem se tornado cada vez mais importante para as empresas.
Essa etapa da entrega, que pode ser traduzida, como a última milha, é projetada para levar mercadorias de armazéns e lojas diretamente para as portas dos clientes de forma rápida e eficiente.
Com a entrega na última milha, as empresas podem fornecer aos seus clientes experiências satisfatórias, o que os torna mais abertos a uma futura compra com a empresa.
Portanto, não apenas é uma conveniência valiosa para os clientes, como também é uma maneira eficiente para as empresas aumentarem as vendas.
A entrega na última milha – mas não apenas nessa etapa – requer planejamento cuidadoso, rastreamento preciso e prestadores de serviços confiáveis para ser bem sucedida.
Quando feita corretamente, ela pode causar um impacto inegável nos resultados de uma empresa. Quer ver? Então continue a leitura!
O que é last mile delivery?
A last mile delivery é a etapa da entrega que inicia com a saída da mercadoria do armazém e vai até o momento em que ela chega nas mãos do consumidor.
Ela costuma ser um desafio para empresas que vendem online, pois é influenciada por inúmeros fatores e pode mudar a experiência de compra de um cliente.
Essa fase é tão importante que pode colocar em jogo o sucesso de uma empresa. Uma pesquisa da Capgemini, analisou que a lucratividade de uma empresa pode diminuir cerca de 26% em três anos, se não otimizar seus custos de last mile.
Além disso, uma pesquisa da Global Consumer Insights mostrou que a velocidade é um dos fatores mais importantes para uma experiência de compra positiva, juntamente com a conveniência, o atendimento e o conhecimento.
- Como funciona?
Quando pensamos em um processo logístico, é preciso considerar a cadeia de suprimentos que começa lá na produção da matéria-prima.
Vamos dar o exemplo de uma mesa de madeira, por exemplo. Primeiramente, a árvore, que é a matéria-prima, deve ser plantada e, posteriormente retirada para o uso da madeira.
Essa madeira passa por um processamento para virar uma mesa, na indústria, depois para o atacadista, que distribui para as lojas, para só então ser vendida e chegar ao consumidor final.
E é aí que a coisa pode ficar mais complexa, pois além do planejamento que deve haver por parte da empresa – que envolve planejamento de rotas, volume de entregas, custos, etc. – é preciso considerar também fatores como o trânsito, problemas com os veículos da frota, atrasos e outros fatores.
Afinal, qual a importância do last mile delivery?
Este tipo de entrega permite que as mercadorias sejam entregues diretamente na porta do consumidor, levando a prazos mais rápidos e a uma maior satisfação do cliente, com maior chance de fidelização.
Ao ser capaz de superar as expectativas dos clientes, o e-commerce cria uma vantagem frente à concorrência e melhora a imagem da empresa, que se torna referência quando o assunto é entregas.
Além disso, a entrega eficiente tem o potencial de economizar dinheiro para as empresas em longo prazo, podendo usar essas economias para outras áreas de suas operações.
Last mile delivery x E-commerce: Qual a relação?
Qualquer e-commerce precisa se preocupar com o last mile delivery, afinal, a concorrência é acirrada e a marca precisa garantir a boa experiência do consumidor para conseguir fidelizá-lo.
Suponha que o seu produto está com o mesmo valor do seu concorrente. Só que a entrega dele é em 3 dias e a sua em 6. Não tenha dúvidas que ele vai escolher a entrega mais rápida.
Por isso, investir em sistemas que ajudam a sua entrega a chegar mais rápido ao consumidor pode ser uma saída interessante para não ficar para trás e, principalmente, para se destacar.
Como o last mile delivery impacta a experiência do consumidor?
Esse é o momento em que o cliente tem o ponto de contato mais próximo com a marca. A experiência que ele tiver é o que vai ficar marcado na mente dele.
Muitas vezes no processo de last mile no Brasil, a empresa pensa em um processo de compra rápido, investe na velocidade do site e em formas de comprar em poucos cliques, mas peca na entrega ao cliente.
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Qual é o custo da last mile delivery?
É considerada uma das etapas mais caras e também uma das mais importantes. De acordo com a Mordor Intelligence, ela representa 56% dos custos de transporte.
Isso porque ela envolve uma série de processos pelos quais a entrega precisa passar e não é uma etapa simples.
É preciso considerar imprevistos, logística, além de uma série de fatores externos que interferem diretamente no período em que a mercadoria chega ao cliente.
Fases da logística: Conheça o first mile, middle mile e last mile
- First mile
A First mile é a primeira etapa do processo de entrega da mercadoria ao cliente. Após a fase de fabricação, o produto passa para os centros de distribuição.
As distâncias costumam ser mais curtas nesse período e a operação, que possui inúmeros processos manuais, deve ser automatizada sempre que possível.
- Middle mile
A Middle mile é o transporte do armazém até o ponto de venda ou ainda para outros armazéns.
Nem sempre é uma fase existente em todas as companhias, mas é comum em grandes marcas, que entregam a longas distâncias.
- Last mile
A last mile é a entrega diretamente ao consumidor, sendo ele B2B ou B2C. É a mais desafiadora para as empresas e possui um peso enorme na opinião experiência do consumidor.