Quando a logística tradicional é bem aplicada, a empresa consegue atingir bons resultados em sua cadeia de suprimentos, que envolve a aquisição de matéria-prima, armazenagem, escoamento e transporte de mercadorias.
Além disso, com um planejamento estruturado, esse modelo tradicional possibilita que o empreendimento se mantenha competitivo no mercado. Entretanto, com a logística integrada, o negócio pode ultrapassar suas barreiras e atingir a excelência.
No conteúdo a seguir, te explicaremos o que é esse tipo de logística, sua importância, vantagens e funcionamento nos principais setores da organização. Acompanhe!
Qual o conceito de logística integrada?
De forma simples, essa logística consiste em integrar todas as etapas da cadeia de suprimentos de uma empresa. Assim, a organização consegue gerir seus processos com mais eficiência, de modo amplo e com alto desempenho.
Um dos grandes alicerces dessa logística são as ferramentas tecnológicas. Com elas, o empreendimento monitora as operações, analisa e mensura resultados e informações para uma tomada de decisão mais estratégica.
Isso é possível devido à capacidade das ferramentas em coletar, organizar, analisar e armazenar dados. É importante destacar a necessidade de fazer uma boa gestão de dados no contexto empresarial atual.
A partir disso, pode-se compreender, por exemplo, o comportamento do consumidor. Consequentemente, a marca poderá fazer melhorias em suas entregas ou inovar em seus serviços.
Confira as melhores soluções em tracking de monitoramento de carga!
Quais são as características da logística integrada?
Com base em seu conceito, podemos entender que a gestão de dados por meio de ferramentas tecnológicas é a principal característica da logística integrada.
Para otimizar processos, é necessário investir em comunicação interna eficiente. Assim, o fluxo de informações das tarefas de cada setor precisa se manter constante, de forma clara e objetiva.
Somente desse modo é que a companhia poderá analisar os dados em tempo real. Na prática, esse tipo de logística é dividida em 3 grandes áreas:
- Administração de materiais: etapa que envolve a aquisição de matérias-primas para a fabricação dos produtos. Nesse estágio, participam os setores de negociação, aquisição, contato de fornecedores, transporte, controle de qualidade e armazenamento;
- Movimentação de materiais: etapa que envolve o transporte dos insumos que abastecem a linha de produção com eficiência, além do transporte de materiais em processamento;
- Distribuição física: etapa final, que envolve enviar seus produtos até os pontos de venda ou distribuição, com agilidade, qualidade e preços justos.
Quais as vantagens da logística integrada?
Esse modelo de logística oferece inúmeras vantagens para as empresas e seus consumidores. Confira a seguir alguns desses benefícios.
Aumento na lucratividade
Com o uso de ferramentas tecnológicas, como os softwares de gestão, essa logística permite implantar ações estratégicas que elevam os ganhos do negócio.
Os gestores, por exemplo, são capazes de criar um planejamento das despesas, definindo as melhores práticas para a cadeia de operações. Assim, consegue-se encontrar melhores soluções, mais econômicas e sustentáveis.
Quando isso ocorre, o ROI (Retorno Sobre o Investimento) da companhia aumenta, gerando um impacto positivo no orçamento. Com um caixa equilibrado, logo se nota uma melhoria nos meios de produção.
Consequentemente, os consumidores ficam satisfeitos com os produtos e se relacionam de modo mais próximo com a marca.