Você conhece como funciona a logística inteligente e como implementá-la na sua empresa?
A “inteligência” tem um significado muito abrangente quando nos referimos a logística.
Ela não diz respeito a uma característica única, mas a uma série de características que, combinadas, dão origem a um processo rápido, econômico, produtivo e que beneficia consumidor e empresa.
Parece complexo, não é mesmo? Mas a tecnologia está aqui para nos ajudar na missão de tornar o controle de entregas cada vez mais automatizado e inteligente.
Continue a leitura e confira mais sobre o assunto!
O que é logística inteligente?
A logística inteligente é um processo de utilização das mais recentes tecnologias para revolucionar a forma como bens e serviços são gerenciados, rastreados e entregues.
Isso envolve fazer uso de elementos da inteligência artificial para desenvolver modelos de previsão, melhorar a eficiência através de processos automatizados e melhorar a comunicação com os clientes.
Ela também tira vantagem dos grandes dados para criar um processo de tomada de decisão mais eficiente.
As empresas podem, por exemplo, alavancar a análise orientada por dados para reduzir custos, assim como aumentar a produtividade.
Ao fornecer prazos de entrega mais confiáveis e métodos de entrega seguros, a gestão logística também ajuda a garantir que os clientes recebam o que precisam dentro do prazo.
Quais os pilares da logística inteligente?
Se buscarmos os pilares da logística inteligente, vamos encontrar dois principais.
O primeiro deles é o monitoramento de dados. A partir deles é possível fazer muita coisa. O primeiro passo é entender a sua logística.
Como reduzir custos, desviar de rotas perigosas, visualizar a operação em tempo real e entender onde há possíveis melhorias, atrasos, etc. Tudo isso se dá a partir dos dados.
O outro é a visibilidade desses dados. Não basta ter os dados em mãos, é preciso interpretá-los e transformar essas informações em aplicações práticas.
Quais os benefícios da logística inteligente?
Redução de perdas e desperdício
Redução de perdas e desperdícios, além de melhor aproveitamento de recursos. Esse é um dos resultados da logística inteligente.
Ter o controle logístico das diferentes fases das entregas reduz o impacto dos possíveis problemas que podem surgir durante o processo.
Além disso, quando o assunto são as redes de distribuição complexas, não se pode contar com a sorte.
A inteligência remove muito do trabalho de adivinhação do gerenciamento dos processos, o que reduz os custos para as empresas que utilizam esta tecnologia para executar seus processos sem problemas.
Agilidade na entrega
Ao usar a tecnologia para monitorar como uma entrega está indo, os sistemas podem não apenas melhorar a precisão no prazo, mas também detectar quaisquer anormalidades durante o trânsito que podem ajudar na detecção precoce e na resolução de problemas.
A combinação de tecnologias avançadas ajuda a logística de inteligência a se tornar cada vez mais rápida, eficiente e mais precisa, criando tempos de entrega mais rápidos para os clientes.
Integração de informações
Um dos grandes benefícios da inteligência logística é a integração de informações. Dessa forma, todas as etapas e colaboradores envolvidos estão cientes de cada entrega em tempo real.
Desde o armazenamento, passando por toda a movimentação e transporte final, os processos podem ser gerenciados de forma automatizada e integrada.
Você vai ver uma melhora da produtividade e uma otimização que beneficia todas as etapas da entrega.