A Logística Outbound é uma forma de gerenciar o transporte. Em inglês, a palavra "out" se refere ao que está do lado externo.
Este é um conceito que busca melhorar os processos após a produção de um produto, ou seja, a coleta e a entrega até os centros de distribuição (CD) e clientes finais.
Logística Inbound vs Logística Outbound: qual a diferença?
Ao contrário do método Outbound, a logística Inbound traz eficiência ao processo produtivo, buscando transportar as matérias-primas da melhor forma para que a fabricação ocorra sem problemas e garantindo a qualidade dos itens.
Armazenagem, transporte entre fornecedor e indústria, e escolha da embalagem correta são algumas das ações que envolvem esta prática.
Exemplos de Logística Outbound
Empresas diferentes realizam seus processos de Logística Outbound de forma distinta. Contudo, vale destacar que existem algumas operações que são bastante comuns a qualquer empreendimento do setor logístico.
Roteirização de cargas
Trata-se de uma estratégia para identificar o melhor trajeto para a entrega e coleta de mercadorias. Na prática, um ótimo trajeto é aquele que apresenta excelentes níveis relacionados ao custo, tempo, segurança, qualidade e produção.
Esse processo é de alta importância para a logística. Afinal, os consumidores buscam empresas que sejam capazes de atender suas necessidades com o máximo de rapidez e pelo menor custo possível.
Picking (separação de pedidos)
Traduzido do inglês, o termo significa “colhendo”. Na logística, o picking representa o estágio de separação dos pedidos feitos pelos clientes.
De modo geral, consiste em separar as mercadorias conforme a solicitação do consumidor, e enviá-las para a área de expedição. Mesmo que seja um procedimento simples, essa operação é tida como uma das mais críticas do segmento.
Ela pode ser executada de diversas formas. No processo mais básico, temos um operador que percorre o estoque, reunindo os produtos. Na operação mais sofisticada, há um sistema automatizado que realiza a separação mecanizada.
Packing (embalagem e proteção)
Da mesma forma que o picking, e packing é utilizado para se referir ao processo de acomodar um produto antes de ser enviado ao consumidor. Nessa etapa, estão atividades como a embalagem, organização e proteção do item.
Essa operação pode parecer trivial, mas se trata de uma série de cuidados que fazem a diferença na experiência do cliente. Portanto, requer completa atenção.
Faturamento de pedidos
No faturamento de pedidos, também chamado de billing, está o setor da empresa responsável por emitir as cobranças aos consumidores logo após o fechamento de um negócio, emitir as notas fiscais e realizar o despacho dos transportes.