Saber como fazer um roteiro de entregas bem estruturado é um desafio que muitas empresas enfrentam. De modo geral, quanto mais planejamento existir, melhores serão os resultados logísticos de um negócio. Por isso, o roteiro não pode ser negligenciado.
Um roteiro de entrega serve para orientar as etapas necessárias de uma entrega de qualidade, dentro do menor tempo possível, a fim de otimizar recursos e satisfazer o cliente.
Entendemos que existem dúvidas relacionadas a esse processo. Nesse sentido, elaboramos o conteúdo a seguir pensando em sanar a maioria delas. Acompanhe e boa leitura!
Quais são as etapas de uma entrega?
No processo de entrega de uma transportadora, há o trabalho de inúmeras pessoas, além de diversas etapas de serviços. Cada uma se interliga com a outra, em prol do sucesso da operação, desde a coleta até o destino final da mercadoria. São elas:
- Coleta: etapa em que a transportadora coleta as mercadorias destinadas aos clientes nas empresas parceiras, para enviá-las ao destino final;
- Roteirização: etapa que define a rota que o caminhão fará entre o local de coleta e o destino final. Aqui, é possível definir o melhor trajeto para que os pacotes sejam entregues mais rápido;
- Transporte: etapa seguinte à definição do roteiro. Inclui o processo de deslocamento da mercadoria, desde a origem até o centro de distribuição;
- Distribuição: etapa que consiste no processo de envio da mercadoria para o Centro de Distribuição. Feito isso, os pacotes etiquetados e encaminhados para a etapa final;
- Confirmação de entrega: etapa final do processo de entrega. O cliente consegue acompanhar o trajeto do pacote do CD até sua casa. O entregador informa se o pacote foi devidamente entregue, encerrando a operação.
Para que todos esses processos ocorram com o máximo de eficiência, é fundamental que a empresa utilize um sistema de monitoramento de cargas.
Com ele, é possível acompanhar o status das entregas em cada etapa, bem como gerenciar informações importantes sobre as mercadorias, trajeto, veículos, motoristas e outros.
O que é roteirização de entrega?
Um roteiro de entregas trata-se de um procedimento no qual são elaborados trajetos otimizados para diversos destinos, localizados em inúmeras regiões.
Essa tarefa é um tanto complexa, já que envolve cálculos de previsibilidade do percurso mais vantajoso para a empresa e o cliente. Isso facilita a redução da distância percorrida, tempo gasto e outros fatores.
Qual a importância de um roteiro de entregas?
Com um organizador de rotas, o planejamento das entregas é realizado com base em determinados fatores, como o tipo de veículo adequado e outras informações que ajudarão a estipular um trajeto mais rápido. Outras vantagens são:
- otimização do uso da frota, já que serão necessários menos veículos para um mesmo roteiro;
- aumento da taxa de ocupação dos veículos, permitindo transportar mais mercadorias em uma única rota;
- melhoramento da mão de obra, dispensando a contratação de terceiros e pagamento de horas extras;
- identificação do melhor percurso, reduzindo custos logísticos e melhorando o tempo da entrega.
5 dicas de como montar um roteiro de entregas
Saber como mapear entregas de forma eficiente é bastante desafiador. Contudo, esse processo pode ser implementado com mais facilidade, desde que você siga alguns passos essenciais para o desenvolvimento estratégico da rota. Veja abaixo quais são eles.
1. Planeje semanalmente o seu roteiro de entregas
Em vez de criar um planejamento diário ou instantâneo, recomendamos que você desenvolva um planejamento semanal.
Com ele, é mais fácil identificar os pontos que receberão mercadorias no período, definindo os melhores horários para cada uma.
Além disso, o planejamento semanal possibilita enxergar quando existirão entregas em um mesmo dia. Nesse cenário, em vez de utilizar dois veículos, poderá garantir um mesmo transporte para ambas.
Isso ajuda a economizar recursos, otimizar o transporte e satisfazer o cliente.
2. Sempre considere os imprevistos no processo
Imprevistos acontecem em qualquer negócio, incluindo no processo de entregas. Podem ocorrer falhas mecânicas, congestionamento nas estradas, furtos e roubos de carga e outros.
Nesse aspecto, fazer um bom roteiro contribui para o levantamento de riscos e imprevistos. Com essas informações, é possível traçar estratégias para minimizar as ocorrências.
Sendo assim, é importante monitorar cada etapa da entrega em andamento. Dessa forma, o gestor se torna capaz de preparar as soluções eficazes a partir das informações coletadas.
3. Escolha o veículo de transporte ideal para o carregamento
Veículos maiores são indicados para o envio de muitas cargas próximas, garantindo a entrega de vários itens simultaneamente. Porém, quando a prioridade é a rapidez, é mais vantajoso escolher veículos menores, como motos e vans.
4. Defina pontos de coleta viáveis
Todas as coletas que ocorrem nas rotas de entregas precisam estar alinhadas. O melhor é definir pontos de coleta que agilizem a operação, para que as entregas sejam realizadas no menor tempo possível, sem prejudicar o trabalho.
Para isso, é importante contar com uma rede de integração, na qual se manterá a comunicação constante para alinhar todos os pontos.
5. Utilize um sistema de tracking de entregas
Outro modo eficiente de fazer a roteirização é por meio de um sistema gerenciador de rotas. Utilizar um software de rastreamento de cargas é um ótimo diferencial para quem deseja coordenar todo o processo, bem como realizar ajustes sempre que possível.
Conte com a Fretefy: monitore suas entregas em tempo real
O sistema de monitoramento de carga da Fretefy, fornece visibilidade em tempo real de toda a sua carga.
Este sistema permite o rastreamento da frota desde o momento em que o envio é feito até a entrega no seu destino final.
As principais vantagens e benefícios do software são exibidos através de seus excelentes recursos:
- Painel de cargas Kanban com personalização dos status de entrega;
- E.T.A (Estimated Time Arrival);
- Torre de controle logístico (dashboard);
- Monitoramento operacional (via mapa/grid);
- Leitura e comunicação nos arquivos EDI (padrão proceda);
- Portal exclusivo para o cliente final (tracking de pedidos);
- Comunicação online entre embarcador, transportador e motorista;
- Histórico na nuvem de todas as entregas e seus respectivos prazos de entrega;
- Filtros avançados;
- Visão analítica da carga contendo visão de embarque, transportadores e SKU;
- Tracking via app/via EDI (mobile) aplicativo exclusivo para o motorista.
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Conclusão
Entendeu como um roteiro de entregas eficiente faz toda a diferença no processo logístico da sua empresa? Para melhorar ainda mais suas operações, conte com um sistema de rastreamento de cargas, como as soluções da Fretefy!
20
de
December
de
2022