Saber como fazer um roteiro de entregas bem estruturado é um desafio que muitas empresas enfrentam. De modo geral, quanto mais planejamento existir, melhores serão os resultados logísticos de um negócio. Por isso, o roteiro não pode ser negligenciado.
Um roteiro de entrega serve para orientar as etapas necessárias de uma entrega de qualidade, dentro do menor tempo possível, a fim de otimizar recursos e satisfazer o cliente.
Entendemos que existem dúvidas relacionadas a esse processo. Nesse sentido, elaboramos o conteúdo a seguir pensando em sanar a maioria delas. Acompanhe e boa leitura!
Quais são as etapas de uma entrega?
No processo de entrega de uma transportadora, há o trabalho de inúmeras pessoas, além de diversas etapas de serviços. Cada uma se interliga com a outra, em prol do sucesso da operação, desde a coleta até o destino final da mercadoria. São elas:
- Coleta: etapa em que a transportadora coleta as mercadorias destinadas aos clientes nas empresas parceiras, para enviá-las ao destino final;
- Roteirização: etapa que define a rota que o caminhão fará entre o local de coleta e o destino final. Aqui, é possível definir o melhor trajeto para que os pacotes sejam entregues mais rápido;
- Transporte: etapa seguinte à definição do roteiro. Inclui o processo de deslocamento da mercadoria, desde a origem até o centro de distribuição;
- Distribuição: etapa que consiste no processo de envio da mercadoria para o Centro de Distribuição. Feito isso, os pacotes etiquetados e encaminhados para a etapa final;
- Confirmação de entrega: etapa final do processo de entrega. O cliente consegue acompanhar o trajeto do pacote do CD até sua casa. O entregador informa se o pacote foi devidamente entregue, encerrando a operação.
Para que todos esses processos ocorram com o máximo de eficiência, é fundamental que a empresa utilize um sistema de monitoramento de cargas.
Com ele, é possível acompanhar o status das entregas em cada etapa, bem como gerenciar informações importantes sobre as mercadorias, trajeto, veículos, motoristas e outros.
O que é roteirização de entrega?
Um roteiro de entregas trata-se de um procedimento no qual são elaborados trajetos otimizados para diversos destinos, localizados em inúmeras regiões.
Essa tarefa é um tanto complexa, já que envolve cálculos de previsibilidade do percurso mais vantajoso para a empresa e o cliente. Isso facilita a redução da distância percorrida, tempo gasto e outros fatores.
Qual a importância de um roteiro de entregas?
Com um organizador de rotas, o planejamento das entregas é realizado com base em determinados fatores, como o tipo de veículo adequado e outras informações que ajudarão a estipular um trajeto mais rápido. Outras vantagens são:
- otimização do uso da frota, já que serão necessários menos veículos para um mesmo roteiro;
- aumento da taxa de ocupação dos veículos, permitindo transportar mais mercadorias em uma única rota;
- melhoramento da mão de obra, dispensando a contratação de terceiros e pagamento de horas extras;
- identificação do melhor percurso, reduzindo custos logísticos e melhorando o tempo da entrega.
5 dicas de como montar um roteiro de entregas
Saber como mapear entregas de forma eficiente é bastante desafiador. Contudo, esse processo pode ser implementado com mais facilidade, desde que você siga alguns passos essenciais para o desenvolvimento estratégico da rota. Veja abaixo quais são eles.
1. Planeje semanalmente o seu roteiro de entregas
Em vez de criar um planejamento diário ou instantâneo, recomendamos que você desenvolva um planejamento semanal.
Com ele, é mais fácil identificar os pontos que receberão mercadorias no período, definindo os melhores horários para cada uma.
Além disso, o planejamento semanal possibilita enxergar quando existirão entregas em um mesmo dia. Nesse cenário, em vez de utilizar dois veículos, poderá garantir um mesmo transporte para ambas.
Isso ajuda a economizar recursos, otimizar o transporte e satisfazer o cliente.
2. Sempre considere os imprevistos no processo
Imprevistos acontecem em qualquer negócio, incluindo no processo de entregas. Podem ocorrer falhas mecânicas, congestionamento nas estradas, furtos e roubos de carga e outros.
Nesse aspecto, fazer um bom roteiro contribui para o levantamento de riscos e imprevistos. Com essas informações, é possível traçar estratégias para minimizar as ocorrências.
Sendo assim, é importante monitorar cada etapa da entrega em andamento. Dessa forma, o gestor se torna capaz de preparar as soluções eficazes a partir das informações coletadas.
3. Escolha o veículo de transporte ideal para o carregamento
Veículos maiores são indicados para o envio de muitas cargas próximas, garantindo a entrega de vários itens simultaneamente. Porém, quando a prioridade é a rapidez, é mais vantajoso escolher veículos menores, como motos e vans.
4. Defina pontos de coleta viáveis
Todas as coletas que ocorrem nas rotas de entregas precisam estar alinhadas. O melhor é definir pontos de coleta que agilizem a operação, para que as entregas sejam realizadas no menor tempo possível, sem prejudicar o trabalho.
Para isso, é importante contar com uma rede de integração, na qual se manterá a comunicação constante para alinhar todos os pontos.
5. Utilize um sistema de tracking de entregas
Outro modo eficiente de fazer a roteirização é por meio de um sistema gerenciador de rotas. Utilizar um software de rastreamento de cargas é um ótimo diferencial para quem deseja coordenar todo o processo, bem como realizar ajustes sempre que possível.