Tempo é o que importa na logística. Afinal se a logística se preza por uma boa gestão de entregas no prazo e no local certo, o prazo de entrega importa para o cliente alinhar suas operações. Por exemplo, se o seu cliente adquirir uma máquina de costura, o prazo de entrega importa - cada dia sem a máquina é um dia a menos criando as roupas que lhe trazem sustento.
Leia esse artigo para entender 3 fatores que afetam a gestão de entrega, além dos entraves que os países subdesenvolvidos enfrentam para entregar cargas com agilidade. As informações são de um estudo da OECD sobre o tempo como “barreira” à logística e o comércio.
Continue lendo para aprender mais sobre gestão de entrega:
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O que afeta o tempo na gestão de entrega das cargas?
De acordo com o estudo da OECD sobre gestão de cargas, o tempo de entrega depende de 3 fatores:
- Distância entre os parceiros comerciais: a distância geográfica entre o fornecedor do produto e do cliente
- Características institucionais (governo) e de transporte: a infraestrutura de transporte (qualidade das estradas, etc) e a legislação sobre a logística
- Serviços logísticos: a qualidade de serviço das transportadoras ou outras empresas do setor logístico
Além disso, o estudo aponta que existem 3 fatores que devem ser considerados quando analisando o tempo na logística:
- Lead Time
- Just-in-time
- Variabilidade do tempo
1) Lead Time
Conhecido também em português como “tempo de espera”, o Lead Time é a quantidade de tempo entre A) realização do pedido e B) recebimento do pedido.
Um lead time comprido não significa necessariamente que é ruim para a gestão de entrega. Caso a demanda e o prazo de entrega sejam estáveis, é possível planejar para que o tempo não seja um problema.
Entretanto, um lead time comprido gera problemas quando a demanda é instável. Imagine por exemplo um cliente que faz uma encomenda e logo após é notificado que o produto chegará apenas em 60 dias!
Isso com certeza deixará muitos clientes insatisfeitos, que vão optar pelo cancelamento da compra ou algum desconto como compensação. Além disso, sempre existe o risco de cancelarem a compra e você perder clientes.
Outro problema que o lead time comprido gera é o excesso de estoque. Devido ao fato de o produto demorar para chegar às mãos do cliente, empresas costumam criar um estoque de segurança para agilizar as entregas. O problema é que caso a demanda seja menor que o esperado, a empresa terá que vender o estoque excedente com desconto.
2) Just-in-time
Just-in-time é um método para organizar a produção que objetiva reduzir ao máximo o estoque. O objetivo é que os materiais sejam fabricados em produtos assim que chegarem à indústria.
Aprenda mais sobre just-in-time no artigo Entenda tudo sobre Kanban para a logística
Um dos entraves para o just-in-time é a variabilidade do tempo. Caso o tempo de entrega dos produtos seja altamente variável, a empresa precisa usar estoques por segurança. O problema é que isso acaba com o próprio objetivo do just-in-time, que visa eliminar a estocagem.
3) Variabilidade do tempo
A variabilidade de tempo é uma estatística que mede o quanto de tempo o prazo de entrega oscila. Caso a variabilidade do tempo seja alta, isso apresenta desafios para o gestor logístico, pois fica mais difícil planejar o prazo das entregas. O objetivo é sempre reduzir ao máximo a variabilidade do tempo, para que a empresa possa tirar vantagens de processos que demandam pontualidade, como o just-in-time e o crossdocking.
Qual é o custo da gestão de entregas para o comércio?
O prazo de entrega afeta diretamente a possibilidade de um produto ser vendido ou não em um tipo de mercado.
No caso dos EUA por exemplo, cada dia de entrega adicional diminui em 1,5% a chance de venda do produto no país. Ou seja, um produto que demora 5 dias para chegar aos EUA tem mais chance de sucesso que um produto que demora 10 dias.
Além disso, um estudo do Doing Business Survey mostra que 10% de aumento no tempo de entrega reduz o volume de comércio de 5 até 8%. Já a OECD estima uma redução de 25% no comércio cada vez que o tempo de entrega aumentar 10%.