Há muito se fala sobre otimizar custos e insumos na cadeia produtiva. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, não existe margem para excessos e desperdícios nas organizações. Dessa forma, o Kanban logística tem feito sucesso entre gestores.
Tal sistema vem sendo incorporado em inúmeras empresas, especialmente do setor logístico, a fim de aumentar a produtividade, melhorar o tempo das equipes e manejar com maior eficiência os materiais disponíveis.
Com isso, evitam-se falhas ou desaproveitamentos na cadeia de suprimentos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando o conteúdo a seguir!
O que é e qual a origem da técnica Kanban?
De modo geral, o Kanban é uma metodologia voltada para gerir o fluxo produtivo de qualquer setor em uma empresa.
O termo tem origem na língua japonesa, que significa “cartão visual”, que consiste em um sistema que usa papéis coloridos para acompanhar etapas da cadeia de produção.
Esse conceito surgiu a partir de um contexto de recessão, se contrapondo ao método de produção em massa norte-americano — desenvolvido por Ford e Taylor. Essa estratégia visava produzir o máximo possível e investir em marketing para estimular o consumo.
Por outro lado, executivos japoneses pensavam que seria mais eficaz inverter essa ordem, colocando a demanda de produtos como base para a quantidade produzida. Para eles, não fazia sentido encher os estoques com itens que os clientes não desejavam de verdade.
Assim, o Kanban ficou conhecido como uma técnica que estimula a produção “puxada”. Ou seja, determinada pela demanda dos consumidores.
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O que é kanban na logística?
Esse sistema foi desenvolvido e aperfeiçoado pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, em 1953.
Quando aplicado na logística, auxilia os gestores a otimizar os serviços, além de possibilitar investimentos em um fluxo de produção mais eficiente e com menor chance de falhas.
Quais são os conceitos básicos do kanban?
Os objetivos básicos da metodologia Kanban é manter a alta produtividade, ao mesmo tempo em que se obtém a redução dos custos, corte de desperdícios e eliminação de etapas desnecessárias.
Com isso, é possível detectar atividades que agregam valor ao negócio e aos resultados finais.
Então, o Kanban apresenta um sistema de estratégias que possibilitam que as organizações encontrem em suas operações, oportunidades de aprimoramento.
Não é uma fórmula pronta, mas um conjunto de soluções a serem implementadas em uma empresa, com o intuito de melhorar a gestão produtiva, de tempo, recursos e melhorar a integração entre os estoques e a manufatura.
Como funciona o método kanban na logística?
Na prática, o Kanban utiliza um quadro visual e cartões coloridos — post its, por exemplo — para orientar todo o time de produção, bem como gerir melhor o estoque.
Muitas vezes, essa metodologia é subdividida em duas categorias diferentes, que falaremos com mais detalhe abaixo.
Kanban de produção
Consistem em cartões que indicam o momento de iniciar a produção de certo produto, em determinada quantidade. Representam o começo da linha de montagem e, por isso, circulam entre os setores da empresa e devem estar fixados em cada peça.
Assim que o produto final é enviado ao cliente, os cartões voltam à posição inicial para guiar a produção de novos itens.
Kanban de movimentação
Trata-se de cartões que acompanham a circulação de materiais, desde a aquisição de insumos com os fornecedores, entre as etapas internas da empresa, até o envio ao cliente do produto finalizado.
Ambos os cartões facilitam a comunicação na companhia, já que contém as informações de cada processo logístico. Em suma, podemos resumir o funcionamento dessa metodologia em:
- produzir um item requer insumos específicos. O setor responsável recebe o Kanban de movimentação e de produção do produto;
- essa equipe segue para o estoque com os Kanbans em busca de insumos. Os cartões são conferidos e, em seguida, movidos para a etapa seguinte no quadro;
- o recipiente com os insumos é enviado para o setor de fabricação, junto com o Kanban de movimentação;
- assim que a montagem dos itens é iniciada, os cartões de movimentação voltam para o estágio inicial do quadro para refazer todo esse processo.
Como ficou claro, o objetivo dos cartões é fazer com que os profissionais sigam uma ordem sequencial, que torne a gestão do fluxo de produção mais fácil e organizada. O Kanban estimula a fabricação e o ritmo ideal para atender as demandas.