Você está lutando para manter uma operação de transporte eficiente que atenda às expectativas de seus clientes, enquanto gerencia os custos? Se sim, você não está sozinho.
A gestão de transporte vem se tornando uma tarefa cada vez mais complexa, à medida que as empresas se debatem com a necessidade de acelerar os prazos de entrega, lidar com uma gama maior de produtos e com as constantes mudanças nas demandas dos clientes.
Sem técnicas de otimização adequadas em toda a cadeia logística da sua empresa pode ser difícil — se não impossível — acompanhar essas necessidades em constante evolução e permanecer competitivo no mercado.
Felizmente para você, nós temos algumas dicas chave para dominar o gerenciamento do transporte através da otimização da eficiência da cadeia de suprimentos. Confira a seguir!
Gestão de transporte, o que é?
O gerenciamento de transporte é uma ferramenta usada para gerenciar eficientemente as operações de transporte.
Desde a manutenção da frota até entregas pontuais e rastreamento preciso, os sistemas de gerenciamento de transporte permitem às organizações de transporte aumentar a visibilidade e reduzir custos.
Este poderoso sistema pode ajudar a levar as operações de transporte para o próximo nível com capacidades de análise e relatórios em tempo real que dão às organizações uma melhor compreensão de seus negócios enquanto economizam tempo, dinheiro e recursos.
Ao integrar o gerenciamento de transporte em seus processos e operações existentes, uma organização pode esperar maior segurança, eficácia, desempenho e economia de custos — tudo isso pode resultar em mais lucratividade a longo prazo.
Qual a importância?
O gerenciamento de transporte é parte integrante de operações logísticas de sucesso. Ele permite aos profissionais de transporte planejar, otimizar e gerenciar as atividades de transporte de forma eficiente.
Como os custos de transporte geralmente contribuem fortemente para as despesas operacionais gerais, uma gestão eficiente fornece dados confiáveis.
Isso permite às empresas tomar decisões comerciais informadas sobre o equilíbrio entre o custo e a otimização dos serviços.
Ao fornecer aos gestores uma inteligência acionável através de processos automatizados — como planejamento de rotas, monitoramento de transporte, rastreamento de carga e análise de desempenho do motorista — o gerenciamento de transporte garante uma operação otimizada da cadeia de suprimentos.
Em última análise, quando se trata de garantia de qualidade no transporte de cargas e outros serviços de transporte, o gerenciamento de transporte desempenha um papel fundamental para garantir eficiência e lucratividade.
Quais os benefícios?
Depois de compreender o que é e qual a importância da gestão de transporte, vamos falar se suas vantagens são significativas. Devido aos benefícios de uma boa gestão aliada à tecnologia, as empresas podem desempenhar diversas funções:
- Melhor controle dos custos por veículo, fixos e variáveis;
- Probabilidade de custos de viagem estimados;
- Reduzir erros e desperdícios, reduzindo assim os custos logísticos;
- Permite um planejamento mais eficiente da manutenção da frota considerando manutenções preventivas e programadas;
- melhorar a qualidade dos serviços prestados;
- aumentar a produtividade do setor;
- Melhorar a competitividade da empresa na concorrência.
Como fazer uma boa gestão de transportes?
O gerenciamento de transportes é a chave para o sucesso de qualquer empresa ou organização.
Envolve assegurar que os serviços de transporte sejam seguros e eficientes, ao mesmo tempo em que garanta a relação custo-benefício.
Uma boa estratégia de gerenciamento de transporte deve olhar para cada aspecto do transporte, como seleção de rotas, regras de segurança, possíveis estratégias de economia de custos e avaliação do desempenho do transporte.
Por exemplo, reduzindo os custos de transporte com ferramentas de otimização de rotas e introduzindo relatórios de viagem para monitorar ainda mais o desempenho da frota, as empresas podem melhorar significativamente o seu gerenciamento de transporte.
Além disso, implementar medidas como treinamento de motoristas e inspeções de veículos pode não apenas tornar o transporte mais seguro, mas também ajudar a aumentar a eficiência a longo prazo.
De todo modo, com um sistema de gerenciamento de transporte abrangente em vigor, as empresas podem se beneficiar muito da melhoria do desempenho tanto em termos de economia de custos quanto de satisfação do cliente.
3 Dicas para melhorar a gestão
O gerenciamento eficaz do transporte é uma parte crítica da construção de um projeto logístico bem-sucedido.
Isso permite que um remetente lide com o básico, como o tempo de entrega e a localização das melhores rotas.
Também é necessário fornecer um serviço de qualidade ao lojista ou consumidor usando ferramentas como sistemas de gerenciamento em nuvem. Veja como fazer isso a seguir!
1. Tenha um bom planejamento
Um bom planejamento pode levar qualquer projeto adiante, e não é diferente quando falamos do transporte de mercadorias.
É necessário desenvolver um plano de negócios que integre as operações de todas as áreas da empresa, mas principalmente as relacionadas à logística. Você precisa criar um processo passo a passo para enviar suas mercadorias com antecedência.
2. Trace rotas otimizadas
Um dos pontos-chave de uma gestão de transporte bem-sucedida é otimizar as rotas o máximo possível por meio de sistemas operacionais eficazes.
As rotas precisam ser planejadas e estruturadas de forma que a entrega prevista na carga seja sequenciada no menor tempo possível com o menor custo possível para o embarcador.
Por exemplo, usando o Sistema de Tracking da Fretefy, você pode simular a melhor rota e fornecer informações em tempo real sobre as condições do trânsito.
3. Foque em frotas eficientes
Para garantir a segurança de todo procedimento logístico, principalmente no transporte de mercadorias, é necessário rastrear a entrega e assim controlar a eficiência da transportadora escolhida.
Além disso, esse cuidado com a frota também ajuda a manter a imagem da empresa.
A gestão eficiente de prazos e entregas e o controle de incidentes podem ser feitos com um sistema de rastreamento, que coleta informações relacionadas a esses processos em um painel de monitoramento centralizado.
Ele fornece aos embarcadores soluções para melhorar a eficiência na gestão de entregas e incidentes de embarque.
O TMS (Transportation Management System) garante a gestão de eventos e prazos para todos os perfis de operadores.
Como a tecnologia pode ajudar na gestão de transportes?